Neste fim de semana a Exteme E disputou a penúltima prova da temporada, o Island X-Prix, na Sardenha, Itália. A dupla formada por Molly Taylor e Jonah Kristofersson que são da equipe Rosberg X Racing, venceram mais uma vez. Está é a terceira vitória do time na temporada.
A dupla que é chefiada por Nico Rosberg se aproveitou dos problemas mecânicos apresentados pelas duplas da X44 – time de Lewis Hamilton – e dos enfrentados pela Chip Ganassi para vencer mais uma prova. Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez se destacaram em performance durante todo o fim de semana, pois lideraram o treino livre e as duas sessões classificatórias, mas na prova final, novas questões os impediram de terminar a corrida.
Na primeira semi-final que foi feita no domingo, a X44 foi acometida por um incidente nos primeiros metros, Gutiérrez que guiava o carro da equipe, foi tocada por Tommy Hansen, sendo manda diretamente para às árvores, onde eles ficaram impossibilitados de seguir.
A chuva atacou durante a final, onde além da equipe X44 e a RXR, a dupla da Ganassi, a equipe de Jenson Button (JBXE) e a Abt Cupra XE se enfrentaram. Loeb fez uma boa largada, para assumir a liderança, mas a suspensão do seu carro quebrou pouco depois. A Ganassi assumiu a liderança, mas uma falha da suspensão e também deixou a dupla pelo caminho.
Com isso Kristoffersson assumiu a liderança da corrida. A equipe JBXE ainda teve que se arrastar, para superar a Ganassi e ficar com a terceira posição. Desta forma o segundo lugar sobrou para Abt Cupra.
No fim de semana também tivemos o forte acidente de Stéphane Sarrazin, da Veloce Racing, com a passagem em um trecho bem acidentado da pista, o carro capotou algumas vezes, mas o piloto não sofreu nenhum problema.
One of the BIGGEST accidents of the season 😱
Sarrazin rolls in DRAMATIC fashion but he is OK! 💥
Huge thanks to our Niobium-strengthened chassis.#ExtremeE #EnelX #IslandXPrix @Niobium_Nb pic.twitter.com/n2cMjScpmC
— Extreme E (@ExtremeELive) October 24, 2021
Molly Taylor também capotou durante o fim de semana, mas a pilota conseguiu cair em cima das quatro rodas e se manter na competição.
Os times seguem reclamando sobre as quebras dos carros, principalmente em algumas manobras mais ousadas. A X44 parece que sempre tem uma questão para lidar com o carro durante o fim de semana.
Próximo do encerrando da temporada, a RXR lidera com 129 pontos. O próximo xPrix será o Jurássico, disputado no Reino Unido no dia 19 de dezembro.
ALL the HIGHLIGHTS from the Enel X Island X Prix Final 🙌
What a ride! 😰#ExtremeE #EnelX #IslandXPrix pic.twitter.com/rfcdzNlovO
— Extreme E (@ExtremeELive) October 24, 2021
Campeonato
- Rosberg X Racing (Johan Kristoffersson / Molly Taylor) 129 pontos
- X44 (Sébastien Loeb / Cristina Gutiérrez) 113 pontos
- Andretti United Extreme E (Timmy Hansen / Catie Munnings) 93 pontos
- JBXE (Kevin Hansen / Mikaela Åhlin-Kottulinsky) 92 pontos
- ABT CUPRA XE (Mattias Ekström / Jutta Kleinschmidt) 83 pontos
- ACCIONA | Sainz XE Team (Carlos Sainz Snr. / Laia Sanz) 78 pontos
- SEGI TV Chip Ganassi Racing (Kyle Leduc / Sara Price) 63 pontos
- Veloce Racing (Stéphane Sarrazin / Emma Gilmour) 60 pontos
- XITE ENERGY RACING (Oliver Bennett / Christine Giampaoli Zonca) 55 pontos