Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarca na Áustria para a realização de duas etapas no circuito Red Bull Ring. A segunda rodada de uma sequência de três provas, logo após o GP da França ser disputado no último domingo.
Este fim de semana também contará com a presença da W Series em pista e mesmo a categoria não utilizando os pneus da Pirelli, será mais uma categoria de base no circuito. A Fórmula 3 da FIA também disputará mais uma rodada, mas no GP da Áustria.
LEIA MAIS: Guia completo W Series: a temporada 2021 vai começar
Assim como no ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, a Áustria receberá duas provas. A Pirelli optou por realizar estas provas fornecendo tipos de compostos diferentes para cada rodada, ajudando a diversificar as estratégias das equipes. Em 2020, a Pirelli optou por utilizar apenas os pneus da gama intermediaria.
No GP da Estíria será utilizado: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).
No GP da Áustria: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).
Provavelmente as equipes vão se sentir mais confortáveis com a primeira prova, pois já tem dados recentes com esse tipo de pneus na pista, mas a segunda prova poderá ser marcada por reviravoltas, justamente pelas equipes trabalharem com os pneus mais macios da gama.
O Red Bull Ring é conhecido pelas variações e angulações que o circuito tem, quase que como uma motanha-russa. Ela não costuma exigir muitos dos pneus, ainda que na primeira prova de 2020 os pilotos tenham utilizado os pneus duros para finalizar a corrida. Mas desta forma a Pirelli pode optar por uma gama mais macia e não pela mais dura.
Além disso, é sempre necessário levar em consideração as pancadas de chuva e até mesmo ela predominando por todo o fim de semana. É justamente o clima variável que chama a atenção e pode mudar muito as duas provas. Para este primeiro fim de semana na Áustria a chuva pode aparecer, pois é o que aponta a meteorologia.
O GP da Estíria foi a segunda prova da temporada 2020, quando o GP da Áustria foi disputado como abertura do campeonato. É esperado as equipes trabalharem com apenas uma parada, o GP da Estíria de 2020 contou com a vitória de Lewis Hamilton e dobradinha da Mercedes por conta da estratégia de uma parada. Max Verstappen que terminou na terceira posição, fez duas paradas. Entre os pilotos que conseguem avançar para o Q3, deram preferência para largar com os pneus macios.
A pista conta com 4.318 KM e 10 curvas é curta, desta forma é muito comum pegar trânsito e ter uma volta comprometida. Grande parte das curvas está para o lado direito, mas as duas curvas mais exigentes são para a esquerda.
A Mercedes tem um bom retrospecto no circuito que é a casa da Red Bull, contando com vitória de Hamilton e Bottas, mas também de Nico Rosberg. A equipe alemã pode recuperar alguns pontos nestas duas rodadas duplas.