O fim de semana da NASCAR Brasil Sprint Race em Goiânia foi repleto de emoções. As três provas realizadas pela Special Edition que ocorreram no anel externo do Autódromo Ayrton Senna tiveram disputas emocionantes, com os três vencedores sendo definidos por diferença mínima.
A chegada mais apertada ocorreu na primeira corrida, com Kiko Porto, correndo em parceria com Beto Monteiro, derrotando Léo Torres por apenas 0.003s. Na segunda prova, Vitor Genz foi o vitorioso, com 45 milésimos de vantagem para Diogo Moscato. Por sua vez, Moscato saiu vencedor da terceira bateria, com 134 milésimos à frente de Antônio Junqueira.
Confira como foram as provas do fim de semana:
Corrida 1: Kiko Porto (#88, Categoria PRO) teve que confiar em seu olho clínico e no “tira-teima” na linha de chegada para confirmar sua vitória na corrida inaugural da Special Edition realizada no sábado (28). A disputa foi tão acirrada que apenas três centésimos de segundo o separaram do vice-líder Léo Torres (#1, PRO).
O evento foi marcado por intensos desafios e algumas intervenções do safety car. A liderança da corrida mudou de mãos diversas vezes, e os competidores lutaram incansavelmente até a bandeira quadriculada. Nessa batalha inicial, o piloto pernambucano saiu vitorioso.
“Estou bastante surpreso com minha vitória. Minha expectativa era conseguir ganhar algumas posições no grid devido à minha experiência, mas jamais imaginei que terminaria em primeiro lugar. O vácuo realmente alterou completamente o rumo da corrida, pois, mesmo com um ritmo acelerado, foi possível aproveitá-lo para obter bons resultados. Tentei administrar essa estratégia da melhor maneira possível, e estou muito feliz com o resultado. Gostaria de agradecer aos mecânicos por me ajudarem e à organização da NASCAR Brasil pela oportunidade”, relatou o vencedor, que compartilhou o carro #88 com Beto Monteiro.
Arthur Gama, da classe PROAM, também descreveu a corrida como repleta de adrenalina. “Foi uma corrida alucinante. Parti de trás do grid e fui ganhando posições durante a prova, até alcançar os líderes da minha categoria, mas foi só na última volta. Sabia que era tudo ou nada, arrisquei e consegui ultrapassá-los na reta final, terminando em primeiro lugar. Por isso, estou muito confiante para as corridas de domingo também”, afirmou o gaúcho do carro #9.
O vencedor da classe AM, MC Gui, que conquistou sua segunda vitória na divisão, comemorou o feito. “Ainda estou me acostumando com a ideia, pois ainda não caiu a ficha. Tive algumas dificuldades no classificatório que afetaram muito meu desempenho, o que me deixou abalado. Mas, como diz minha família, ‘nunca é tarde’, então conduzi a corrida, dei o meu melhor, conquistei posições e o resultado veio. Foi fruto de muito trabalho, concentração e também mérito da minha equipe, que me ajudou a chegar até aqui”, avaliou MC Gui.
Classificação da corrida 1 em Goiânia:
1) #88 Kiko Porto/ Beto Monteiro, PRO, 16 voltas, 22m01s770
2) #1 Léo Torres, PRO, a 0s003
3) #27 Lucas Mendes, PRO, a 0s135
4) #54 Diogo Moscato, PRO, a 0s490
5) #9 Arthur Gama/ Celio Vinicius, PROAM, a 1s066
6) #98 MC Gui, AM, a 1s340
7) #3 Alex Seid PRO, a 1s420
8) #13 Witold Ramasauskas, PRO, a 1s557
9) #43 Gui Backes / Gabriel Casagrande, PROAM, a 1s562
10) #72 Lourenço Beirão / Giovani Girotto, PROAM, a 2s145
11) #80 Rodolpho Santos/ Vinny Azevedo, PROAM, a 2s469
12) #57 Felipe Tozzo / João Bortoluzzi, PROAM, a 3s103
13) #77 Pedro Bezerra, AM, a 5s040
14) #8 Fábio Gubert/ Alexandre Kauê, AM, a 6s132
15) #7 Dorivaldo Gondra Jr/ Brendon Zonta, AM, a 23s407
16) #12 Edson Reis, AM, 1 volta
Não completou 75% da prova:
17) #46 Vitor Genz/Rafa Dias, PRO, a 5 voltas
18) #16 Antonio Junqueira, PROAM, a 5 voltas
19) #78 Léo Yoshii, AM, a 7 voltas
20) #87 Jorge Martelli, PROAM, a 7 voltas
Confira como foi a corrida 1:
CORRIDA 2
Corrida 2: A segunda corrida foi marcada por uma intensa disputa pela liderança e uma pequena diferença entre os competidores, evidenciando o equilíbrio da categoria. A emoção permaneceu até a metade final da última volta, quando Vitor Genz (#46, PRO) cruzou a linha de chegada apenas quatro milésimos de segundo à frente de Diego Moscato (#54, PRO). O mesmo cenário ocorreu entre a terceira e quarta posição geral, com Felipe Tozzo (#57, PROAM) e Antonio Junqueira (#16, PROAM) apresentando uma diferença mínima. Na classe AM, Léo Yoshii (#78) venceu com uma vantagem significativa.
Vitor Genz, o vencedor da corrida, compartilhou sua satisfação, destacando as reviravoltas no automobilismo e a importância da superação em momentos desafiadores. Ele agradeceu a todos que contribuíram para seu êxito, incluindo Thiago Marques, seus patrocinadores, sua esposa e os pilotos do MIP Virtual.
Por sua vez, Felipe Tozzo celebrou com entusiasmo sua primeira vitória na categoria PROAM. Com apenas um ano na categoria e pouca experiência pilotando um carro, ele expressou a especialidade desse triunfo e a dedicação diária em sua jornada esportiva.
Já Léo Yoshii descreveu a corrida como um desafio de superação, ressaltando a imprevisibilidade do automobilismo. Sua estratégia o levou a enfrentar adversidades, como um safety car no meio da prova, mas, ao final, ele alcançou uma impressionante recuperação, subindo nove posições e vencendo na classe AM.
Classificação da corrida 2:
1) #46 Vitor Genz/Rafa Dias, PRO, 17 voltas, 21m12s222
2) #54 Diogo Moscato, PRO, a 0s045
3) #57 Felipe Tozzo / João Bortoluzzi, PROAM, a 0s334
4) #16 Antonio Junqueira, PROAM, a 0s388
5) #80 Rodolpho Santos/ Vinny Azevedo, PROAM, a 0s966
6) #78 Léo Yoshii, AM, a 1s252
7) #13 Witold Ramasauskas, PRO, a 2s891
8) #9 Celio Vinicius/ Arthur Gama, PROAM, a 3s479
9) #12 Edson Reis, AM, a 6s738
10) #1 Léo Torres, PRO, a 15s342
11) #3 Alex Seid, PRO, a 16s601
12) #98 MC Gui, AM, a 20s266
13) #8 Fábio Gubert/ Alexandre Kauê, AM, a 37s775
14) #77 Pedro Bezerra, AM, a 48s866
15) #27 Lucas Mendes, PRO, a 3 voltas
Não completou 75% da prova:
16) #7 Dorivaldo Gondra Jr/ Brendon Zonta, AM, a 14 voltas
17) #72 Giovani Girotto/ Lourenço Beirão, PROAM, a 14 voltas
18) #43 Gui Backes / Gabriel Casagrande, PROAM, a 14 voltas
19) #87 Jorge Martelli, PROAM, sem tempo
20) #88 Kiko Porto/ Beto Monteiro, PRO, 16 voltas, DQ
Confira como foi a corrida 2:
CORRIDA 3
Corrida 3: O equilíbrio dos carros na categoria foi notável, e a astúcia e perícia dos pilotos foram verdadeiramente colocadas à prova. Diogo Moscato (54, PRO), piloto baiano que teve excelentes resultados durante o final de semana, conquistou a pole position e não cedeu sua posição, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar e sagrando-se campeão da etapa. Antonio Junqueira (#16), que vinha logo atrás, a apenas um décimo de segundo, também saiu vitorioso na classe PROAM. Já Alexandre Kauê (#8), oitavo colocado geral, subiu ao pódio pela primeira vez como campeão na divisão AM.
A estratégia de corrida de Moscato foi decisiva, e sua vitória foi amplamente celebrada. Ele destacou o trabalho realizado ao longo do final de semana e a estratégia aplicada, o que resultou na conquista do primeiro lugar. Além disso, o calor de Goiânia, semelhante ao da Bahia, contribuiu positivamente para o desempenho.
Antonio Junqueira, que retornou à categoria nesta Special Edition, obteve o terceiro lugar na classe PROAM com 52 pontos acumulados. Ele descreveu a corrida como extremamente divertida, repleta de disputas emocionantes e situações como drives-thru e safety cars, que aproximam os competidores e tornam tudo ainda mais emocionante. Junqueira também mencionou o uso estratégico do Maxon Booster, o que o ajudou a se juntar ao pelotão da frente e alcançar a vitória.
Alexandre Kauê, visivelmente emocionado, compartilhou sua trajetória na NASCAR Brasil. Ele comemorou sua primeira vitória na categoria após algumas tentativas de chegar ao pódio, mas agora finalmente conquistou o lugar mais alto do pódio. A vitória foi disputada e significativa para ele.
A Special Edition da NASCAR Brasil retorna para a sexta etapa do calendário, que acontecerá em 10 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, para a decisão do título do Special Edition.
Classificação da Corrida 3 em Goiânia:
1) #54 Diogo Moscato, PRO, 18 voltas, 26m13s464
2) #16 Antonio Junqueira, PROAM, a 0s134
3) #46 Rafa Dias/Vitor Genz , PRO, a 0s934
4) #27 Lucas Mendes, PRO, a 1s391
5) 57 João Bortoluzzi/Felipe Tozzo, PROAM, a 3s806
6) #13 Witold Ramasauskas, PROAM, a 4s278
7) #8 Alexandre Kauê / Fabio Gubert, AM, a 4s368
8) #9 Arthur Gama / Celio Vinicius, PROAM, a 5s006
9) #72 Giovani Girotto/ Lourenço Beirão, PROAM, a 8s130
10) #77 Pedro Bezerra, AM, a 12s611
11) #12 Edson Reis, AM, a 1 volta
12) #98 MC Gui, AM, a 1 volta
13) #1 Léo Torres, PRO, a 2 voltas
14) #78 Léo Yoshii, AM, a 3 voltas
15) #3 Alex Seid, PRO, a 5 voltas
Não completou 75% da prova:
16) #43 Gabriel Casagrande / Gui Backes, PROAM, a 8 voltas
17) #88 Beto Monteiro/Kiko Porto, PRO, a 12 voltas
18) #7 Brendon Zonta / Dorivaldo Gondra Jr, AM, a 16 voltas
19) #78 Jorge Martelli, PROAM, asem tempo
20) #80 Vinny Azevedo / Rodolpho Santos, PROAM, DQ
Confira como foi a Corrida 3:
Classificação do Special Edition ( Etapa 1/ três corridas):
PRO
1) #54 Diogo Moscato, 67 pontos
2) #27 Lucas Mendes, 61
3) #1 Léo Torres, 61
4) #46 Vitor Genz / Rafa Dias, 52
5) #3 Alex Seid, 45
6) #88 Beto Monteiro/Kiko Porto, 34
PROAM
1) #13 Witold Ramasauskas, 55 pontos
2) #57 Felipe Tozzo / João Bortoluzzi, 53
3) #16 Antonio Junqueira, 52
4) #9 Arthur Gama / Celio Vinicius, 41
5) #72 Giovani Girotto/ Lourenço Beirão, 41
6) #43 Gabriel Casagrande / Gui Backes, 35
7) #80 Vinny Azevedo / Rodolpho Santos, 30
8) #87 Jorge Martelli, 14
AM
1) #12 Edson Reis, 50 pontos
2) #98 MC Gui, 49
3) 8 Alexandre Kauê / Fabio Gubert, 48
4) #77 Pedro Bezerra, 41
5) #78 Léo Yoshii, 41
6) #7 Brendon Zonta / Dorivaldo Gondra Jr, 29