ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ricciardo descarta a possibilidade de correr em outras categoria e pode optar por ano sabático

Os planos de Ricciardo estão voltados para se manter na Fórmula 1, o piloto australiano pode ficar fora do grid em 2023, mas não correrá em outra categoria

Nesta última quarta-feira (24) foi confirmado que Daniel Ricciardo não guiará pela McLaren em 2023, o piloto australiano busca uma vaga no grid da Fórmula 1 para o próximo ano, mas pode tirar um ano sabático.

Após duas temporadas complicadas com a equipe de Woking, a McLaren e Ricciardo concordaram com a rescisão do contrato. O australiano deseja permanecer no grid da Fórmula 1, sua prioridade agora é analisar as possibilidades, mas também não está inclinado a aceitar qualquer coisa.

Zak Brown ofereceu uma vaga para o australiano na Indy Car, pensando em manter o piloto com a equipe e também suavizar a multa, mas Ricciardo quer manter o seu foco na Fórmula 1, desta forma, essa é a única categoria que interessa ao piloto.

Com o retorno da F1 e a notícia dada ontem, obviamente o piloto foi perguntado sobre a possibilidade de tirar um ano sabático e foi categórico: “Se fizer sentido, sim.”

“É a única categoria que eu estou interessado nesta fase da minha carreira. A F1 é o que eu amo. Não me vejo correndo em outro lugar. Se os astros não se alinhares e não fizer todo o sentido para o próximo ano, e se isso significar tirar esse tempo para redefinir e reavaliar, então se essa é a coisa certa a se fazer, estou disposto a fazer isso”, disse Ricciardo.

Daniel Ricciardo, McLaren
Daniel Ricciardo pode optar por ano sabático se não encontrar um boa vaga na F1 para 2023 – Foto: reprodução McLaren

Aos 33 anos, o piloto que conta com oito vitórias na Fórmula 1, inclusive venceu o GP da Itália de 2021 com a McLaren acredita ainda na sua carreira na categoria e tem desempenho para se manter no grid.

Existe a possibilidade de o australiano retornar à Alpine, ocupando a vaga deixada por Fernando Alonso. Ricciardo já fez parte do time em outro momento, pois defendeu a Renault nas temporadas de 2019 e 2020, mas deixou a equipe para guiar pela McLaren em 2021. Uma decisão que muitos na época acharam precipitada.

A Haas ainda não definiu quem estará ao lado de Kevin Magnussen no próximo ano, mas Ricciardo poderia ser uma peça interessante para o time norte-americano pela experiência e bagagem que conta no currículo. Existe a questão do salário, pois a Haas não teria como arcar com um grande montante para ter Ricciardo, mas o piloto poderia ser pago por patrocinadores. Outro alvo é a Williams, mas nos mesmos moldes que a Haas.

“Ainda amo o esporte e acho que apresar de todas essas adversidades não perdi a confiança em mim mesmo. Tivemos alguns finais de semana difíceis e você não pode deixar de mostrar emoções às vezes, mas ainda amo e ainda quero faz de forma competitiva. E eu quero fazer no lugar certo”, afirmou Ricciardo.

“Me erguer é algo que eu sinto que sou capaz de fazer. Este é certamente um grande momento para a minha carreira, mas mesmo que as coisas nem sempre sejam demonstradas, você está sempre passando por desafios e sempre precisa de recuperar”, seguiu o piloto.

“Ninguém tem uma carreira perfeita. Aprendi a lidar com isso com o tempo. Este tem sido outro desafio, outro obstáculo, mas eu simplesmente vejo como, se eu quiser me erguer, eu o farei.”

Ricciardo completará a temporada com a McLaren, o time ainda precisa confirmar o piloto que guiará com Lando Norris, mas tudo indica que será Oscar Piastri.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo