Ao final do GP da Áustria a Aston Martin entrou com um protesto pedindo a revisão do resultado a prova, alegando que vários pilotos não foram penalizados por exceder os limites de pista. Com a corrida encerrada, a FIA publicou um documento constando que mais de 83 voltas foram deletadas nessa prova, pilotos que excederam os limites de pista mais do que quatro vezes foram punidos.
“Os Comissários Desportivos, ao tomar conhecimento da existência do número de voltas deletadas (devido a ultrapassagem dos limites de pista) que nos foram comunicados após o protesto, solicitamos ao Controle de Corrida a reavaliação de todas as voltas excluídas com penalidades aplicadas. Notamos que o Controle de Corrida lidou com mais de 100 voltas deletadas durante a prova.”
Em uma análise pós-corrida e em resposta ao protesto da Aston Martin, os comissários comentaram “que uma série de infrações de limites de pista não haviam sido previamente encaminhados aos comissários para penalidade potencial”, mas que justificavam a aplicação de punições.
Desta forma o controle de corrida da FIA entrou com uma revisão de um número significativo de voltas e as infrações/punições foram aplicadas após a corrida. Oito pilotos receberam penalidades extras, alterando o resultado da prova. Os três primeiros não foram afetados, mas Carlos Sainz e Lewis Hamilton receberam uma punição extra de 10 segundos. Sainz que foi o 4º colocado ao cruzar a linha de chegada caiu para a 6ª posição, com Lando Norris e Fernando Alonso herdando as posições perdidas pelo espanhol.
O piloto da Mercedes por sua vez, encerrou a corrida em 6º lugar, mas com a punição, passou a ocupar o 8º lugar. George Russell então subiu para o 7º lugar. Ao longo da corrida, depois de ser punido com 5 segundos, Lewis Hamilton falou algumas vezes no rádio com a equipe querendo saber se mais pilotos estavam sendo punidos por exceder os limites de pista, gerando um certo desconforto com o time.
RACE CLASSIFICATION 🇦🇹
Verstappen reigns supreme in Austria 💪
Leclerc returns to the podium! 🙌#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/hfZAACAs2n
— Formula 1 (@F1) July 2, 2023
Além de Fernando Alonso ser beneficiado com a revisão, Lance Stroll ganhou uma posição no grid e passa a ocupar o 9º lugar, pois Pierre Gasly também entrou na malha fina de pilotos que foram punidos com a adição de 10 segundos ao seu tempo final de prova. Por conta da residência, Hamilton, Tsunoda, Sainz, Albon, Sargeant, Magnussen e Gasly receberam a punição de dez segundos.
Após quatro infrações de limite de pista, o piloto é punido com 5 segundos, em uma quinta infração, o piloto é punido com mais 10 segundos. Depois disso começa uma nova contagem, então depois de mais quatro infrações, o piloto é punido com 5 segundos e na quinta infração, acontece a punição de mais 10 segundos.
Alexander Albon e Logan Sargeant receberam a punição de 10 segundos, mas o caso de Esteban Ocon e Nyck de Vries foi um pouco mais delicado. Ocon foi punido com duas punições de 5 segundos e duas de 10 segundos, o piloto da Alpine que era o 12º colocado, caiu para a 10ª posição.
Ao passar pela revisão De Vries recebeu uma punição de cinco segundos e outra de 10 segundos, desta forma depois de ocupar a 15ª posição, caiu para o 17º lugar.
Em circuitos como o da Áustria os comissários recomendam encontrar uma solução para os limites de pista. O fim de semana foi marcado pelo excesso de voltas deletadas, o que levou a Max Verstappen dizer que os pilotos pareciam amadores nesse circuito.