ColunistasFórmula 1Post

Renault desenvolve escudo para auxiliar equipe médica em hospitais

Foto: Divulgação Renault 

Os engenheiros da Renault F1, estão desempenhando um papel importante auxiliando profissionais da saúde e pacientes que estão enfrentando o coronavírus. Eles desenvolveram um escudo o ‘Oxford Box’, com o intuito de dar mais segurança para a equipe médica que está na linha de frente e precisa manusear os pacientes.

A anestesista do Hospital da Universidade de Oxford, Bicanca Tingle explicou: “É único porque é completamente desmontável, fácil de guardar – o espaço é um bem precioso nos hospitais – com este é muito mais fácil realizar a limpeza do que com outros dispositivos similares em desenvolvimento, o que ajuda muito no controle de infecções. Essas eram as principais características que procurávamos”, disse ela.

Imagem: Reprodução Renault

“Ele adiciona uma camada vital de proteção para a equipe clínica. A remoção do EPI (equipamento de segurança) é o momento mais arriscado para nós, mas manter os ‘aerossóis’ dentro da Oxford Box reduz bastante a contaminação de nós e da área próxima.”

A equipe da unidade de Simulação, Ensino e Pesquisa da Universidade de Oxford, trabalhou em conjunto com a equipe da Renault F1 e outras empresas da rede do Silverstone Technology Cluster para desenvolver o dispositivo e realizar testes funcionais.

Os engenheiros da Renault puderam contribuir com a inovação pois se basearam no conhecimento de Dinâmica dos Fluidos Computacionais, semelhante ao que é usado para atualização da aerodinâmica dos carros de Fórmula 1.

“Modelamos a velocidade, a direção e o fluxo de ar como faríamos na F1 e, portanto, fomos capazes de aconselhar a melhor localização, tamanho e forma da caixa para elevar seu nível de proteção a quase 100% para o médico assistente”, disse o chefe da Renault. CFD, Paul Cusdin.

“Os modelos eram complexos de estabelecer, mas, ao aplicar os princípios que adotamos no desenvolvimento de um carro, conseguimos melhorar sua proteção e condensar o desenvolvimento que seria de meses a semanas.”

Este é mais um trabalho da Fórmula 1, utilizando a sua tecnologia para auxiliar e acelerar o combate ao coronavírus.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo