A Fórmula E e a FIA revelaram nesta quinta-feira (28) em Mônaco o Gen3, carro que será usado pela categoria elétrica no próximo campeonato. O novo visual gerou impacto, mas podemos notar uma evolução do Gen3, neste novo modelo.
Os engenheiros que realizaram o seu desenvolvimento são especialistas em sustentabilidade, o Gen3 chega para ser o auge do alto desempenho, eficiência e sustentabilidade. O Gen3 passou por um longo programa de desenvolvimento aerodinâmico, para melhorar a sua performance. Além disso, é um campo totalmente novo para que os times possam desenvolver os seus software, onde uma nova batalha terá início na próxima temporada.
“Juntamente com a FIA, estamos orgulhosos de revelar o Gen3 aos fãs da Fórmula E e demonstrar à indústria esportiva como o esporte de alto desempenho e sustentabilidade podem coexistir com sucesso no Campeonato Mundial de Fórmula E. Mal podemos esperar para ver como nossas equipes e pilotos levarão o carro ao limite em 2023” disse o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle.
Sete das principais fabricantes se registraram na FIA para competir nesta nova era, são elas: DS Automobiles, Jaguar, Mahindra, Maserati, NIO 333, Nissan e Porsche.
A aparência do carro também conta bastante, a categoria espera ter resolvido um ponto de reclamação das equipes, incluindo espaços específicos para auxiliar na sinalização dos patrocinadores e relações comerciais dos times. Quando o Gen2 foi apresentado, foi algo que as equipes reclamaram substancialmente.
O Gen3 é o primeiro carro de Fórmula com motores dianteiros e traseiros de competição. O modelo terá um trem de força dianteiro de 250kW que contribui para os 350kW da traseira, superando a capacidade de regeneração de 600kW do Gen2. Cerca de 40% da energia que será usada durante a corrida, será produzida pela frenagem regenerativa.
Sobre outras especificações técnicas, ele pesa 760kg, sem contar com o peso do piloto. Sua velocidade máxima está acima dos 322 km/h. Este também será o primeiro carro de fórmula que não contará com freios hidráulicos traseiros, por conta da adição do trem de força dianteiro.
A Fórmula E informa que as baterias usadas pelo Gen3, serão fabricadas usando minerais de origem sustentável, enquanto as células da bateria serão reutilizadas e recicladas ao final da sua vida útil. Seguindo esse princípio da sustentabilidade, será usada fibra de carbono reciclado na construção da sua carroceria. A fibra de carbono será reciclada dos carros Gen2, para reduzir a quantidade de fibra de carbono nova.
Todos os pneus Hankook serão reciclados totalmente ao final da prova e cada composto usado terá 26% de fibra reciclada em sua composição.
“Tanto tecnologicamente quanto ambientalmente, a Gen3 estabelece novos padrões no esporte. As equipes de desenvolvimento da FIA e da Fórmula E fizeram um trabalho excelente, e agradeço a eles por seu trabalho duro neste projeto. Estou muito feliz em ver tantos fabricantes que já se inscreveram para a próxima era do campeonato e aguardam a estreia competitiva do Gen3 na 9ª temporada com grande expectativa”, disse o novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.