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Red Bull tenta interferir no marcador de grid de Norris e recebe multa

A equipe austríaca foi punida após um de seus mecânicos retornar à pista durante a volta de formação para tentar retirar a fita de referência deixada pela McLaren no grid de Austin

A disputa do título de pilotos da Temporada 2025 da Fórmula 1 está sendo mais uma vez definida por vários detalhes. Sejam aqueles que a McLaren desconsiderou ou aqueles que o time adversário – no caso a Red Bull está bem atenta. É por conta desses detalhes que a equipe austríaca foi multada, depois que um dos seus membros tentou interferir em uma marcação deixada para Lando Norris antes da Largada.

A questão foi revelada pelo portal The Race, após a realização do GP dos Estados Unidos. A McLaren tinha deixado uma fita adesiva no pit-wall de referência para Lando Norris, do seu lado da pista. Já tem um tempo que a equipe tem usado uma marcação de referência para o britânico, dependendo do seu gosto e circuito.

A equipe de Woking utiliza esse tipo de marcação para que Norris posicione o carro o mais à frente possível no grid durante o procedimento pré-corrida, buscando um pequeno ganho na reação e no espaço antes da largada. Para o GP dos Estados Unidos, o britânico partiu da segunda posição, e a fita foi colocada na parte interna do Circuito das Américas, alinhada ao seu lado da pista.

No traçado de Austin, essa referência acabou posicionada próxima ao portão de acesso ao pit-wall, o que acabou gerando o incidente que resultou na punição à equipe rival.

Quando os carros partiram para a volta de apresentação e aquecimento dos pneus, um membro da equipe Red Bull, retornou para a área, enquanto os fiscais tinham iniciado o fechamento do mesmo – a ideia era retirar essa marcação para deixar Norris sem referência quando retornasse para a sua posição antes da largada.

As câmeras da FOM perderam o momento, mas as câmeras do circuito usadas para o monitoramento e segurança da pista, fizeram o registro.

AUSTIN, TEXAS – OCTOBER 18: Mechanics of McLaren on the grid during the Sprint ahead of the F1 Grand Prix of United States at Circuit of The Americas on October 18, 2025 in Austin, Texas. (Photo by Steven Tee/LAT Images)

Os comissários emitiram um comunicado, acompanhado por uma multa de € 50.000, dos quais € 25.000 foram suspensos pelo restante da temporada, desde que o time não cometa violação semelhante.

“Um membro da equipe reentrou na área do portão 1, próximo à segunda posição do grid, após o início da volta de formação e no momento em que os fiscais de boxes começaram a fechar o portão. De acordo com o relatório dos fiscais do box, o membro da equipe não pareceu reagir aos esforços para impedi-lo de entrar na área do portão do pit-wall”, dizia o esclarecimento dos comissários justificando a aplicação da multa.

“O representante da equipe declarou durante a reunião que o membro da equipe informou que não estava ciente dos esforços dos fiscais para contê-lo. No entanto, os Comissários determinaram que qualquer pessoa vinculada a uma equipe ou outras partes interessadas devem estar ciente de entrar na pista, ou dificultar as medidas de segurança para preparar a pista para a corrida, após o grid ser liberado é absolutamente proibido.”

“Assim, independente de as instruções dos oficiais relevantes terem sido ou não cumpridas pela pessoa em questão, dificultar ou atrasar o processo de fechamento dos portões antes do início da corrida, deve ser considerado um ato inseguro e, portanto, uma penalidade significativa para a equipe é justificada. Para evitar qualquer recorrência, uma penalidade financeira é atribuída.”

Fontes do The Race e também do Autosport afirmaram que a intenção do membro da equipe era remover a fita adesiva.

Não existe nada no regulamento que impeça o uso de uma marcação como essa no pit-wall, assim como, não existe algo que proíba um membro de uma outra equipe realizar a remoção. No entanto, a natureza da punição para a Red Bull, foi por conta da tentativa de retornar ao traçado, quando o procedimento de fechamento do portão que dá acesso para a pista estava ocorrendo relacionada ao “descumprimento das instruções dos oficiais competentes”.

O chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, comentou a punição aplicada para o seu time: “Respeitamos totalmente os comissários. Mas só para dizer o que sei, acho que fomos convocados porque sentimos que, em algum momento durante os procedimentos de grid, um dos nossos homens não seguiu as instruções oficiais, de algum comissário. E conversamos com o nosso pessoal. Eles estão muito confiantes de que seguiram as instruções do comissário em todos os momentos.”

“Então acho que provavelmente é um mal-entendido. Mais uma vez, fomos ver o vídeo com a FIA. E com certeza é algo que podemos fazer melhor no futuro. Mas, certamente, da nossa parte, não sentimos que ignoramos nenhuma instrução. Não recebemos nenhuma instrução específica. Então, acho que é algo muito pequeno, mas ainda assim algo que abordaremos no futuro.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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