A disputa do título de pilotos da Temporada 2025 da Fórmula 1 está sendo mais uma vez definida por vários detalhes. Sejam aqueles que a McLaren desconsiderou ou aqueles que o time adversário – no caso a Red Bull está bem atenta. É por conta desses detalhes que a equipe austríaca foi multada, depois que um dos seus membros tentou interferir em uma marcação deixada para Lando Norris antes da Largada.
A questão foi revelada pelo portal The Race, após a realização do GP dos Estados Unidos. A McLaren tinha deixado uma fita adesiva no pit-wall de referência para Lando Norris, do seu lado da pista. Já tem um tempo que a equipe tem usado uma marcação de referência para o britânico, dependendo do seu gosto e circuito.
A equipe de Woking utiliza esse tipo de marcação para que Norris posicione o carro o mais à frente possível no grid durante o procedimento pré-corrida, buscando um pequeno ganho na reação e no espaço antes da largada. Para o GP dos Estados Unidos, o britânico partiu da segunda posição, e a fita foi colocada na parte interna do Circuito das Américas, alinhada ao seu lado da pista.
Red Bull were fined €50,000 in Austin because one of their mechanics re-entered the track during the formation lap to try and remove Lando Norris’ reference tape for his grid spot 👀 pic.twitter.com/yAfATjOUzD
— Autosport (@autosport) October 20, 2025
No traçado de Austin, essa referência acabou posicionada próxima ao portão de acesso ao pit-wall, o que acabou gerando o incidente que resultou na punição à equipe rival.
Quando os carros partiram para a volta de apresentação e aquecimento dos pneus, um membro da equipe Red Bull, retornou para a área, enquanto os fiscais tinham iniciado o fechamento do mesmo – a ideia era retirar essa marcação para deixar Norris sem referência quando retornasse para a sua posição antes da largada.
As câmeras da FOM perderam o momento, mas as câmeras do circuito usadas para o monitoramento e segurança da pista, fizeram o registro.

Os comissários emitiram um comunicado, acompanhado por uma multa de € 50.000, dos quais € 25.000 foram suspensos pelo restante da temporada, desde que o time não cometa violação semelhante.
“Um membro da equipe reentrou na área do portão 1, próximo à segunda posição do grid, após o início da volta de formação e no momento em que os fiscais de boxes começaram a fechar o portão. De acordo com o relatório dos fiscais do box, o membro da equipe não pareceu reagir aos esforços para impedi-lo de entrar na área do portão do pit-wall”, dizia o esclarecimento dos comissários justificando a aplicação da multa.
“O representante da equipe declarou durante a reunião que o membro da equipe informou que não estava ciente dos esforços dos fiscais para contê-lo. No entanto, os Comissários determinaram que qualquer pessoa vinculada a uma equipe ou outras partes interessadas devem estar ciente de entrar na pista, ou dificultar as medidas de segurança para preparar a pista para a corrida, após o grid ser liberado é absolutamente proibido.”
“Assim, independente de as instruções dos oficiais relevantes terem sido ou não cumpridas pela pessoa em questão, dificultar ou atrasar o processo de fechamento dos portões antes do início da corrida, deve ser considerado um ato inseguro e, portanto, uma penalidade significativa para a equipe é justificada. Para evitar qualquer recorrência, uma penalidade financeira é atribuída.”
Fontes do The Race e também do Autosport afirmaram que a intenção do membro da equipe era remover a fita adesiva.
Não existe nada no regulamento que impeça o uso de uma marcação como essa no pit-wall, assim como, não existe algo que proíba um membro de uma outra equipe realizar a remoção. No entanto, a natureza da punição para a Red Bull, foi por conta da tentativa de retornar ao traçado, quando o procedimento de fechamento do portão que dá acesso para a pista estava ocorrendo relacionada ao “descumprimento das instruções dos oficiais competentes”.
O chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, comentou a punição aplicada para o seu time: “Respeitamos totalmente os comissários. Mas só para dizer o que sei, acho que fomos convocados porque sentimos que, em algum momento durante os procedimentos de grid, um dos nossos homens não seguiu as instruções oficiais, de algum comissário. E conversamos com o nosso pessoal. Eles estão muito confiantes de que seguiram as instruções do comissário em todos os momentos.”
“Então acho que provavelmente é um mal-entendido. Mais uma vez, fomos ver o vídeo com a FIA. E com certeza é algo que podemos fazer melhor no futuro. Mas, certamente, da nossa parte, não sentimos que ignoramos nenhuma instrução. Não recebemos nenhuma instrução específica. Então, acho que é algo muito pequeno, mas ainda assim algo que abordaremos no futuro.”
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