ColunistasFórmula 1Post

Red Bull e AlphaTauri vão homenagear a Honda usando pintura especial no GP da Turquia

Para o GP da Turquia, a Red Bull e a AlphaTauri vão disputar a prova com uma pintura especial, homenageando a Honda. A atual fornecedora de motores destas duas equipes vai deixar a Fórmula 1 ao final da temporada 2021.

A prova em Istambul foi escolhida para fazer o tributo para a Honda, pois este circuito está substituindo o GP do Japão no calendário desta temporada.

O carro usado por Max Verstappen e Sergio Pérez terá uma pintura predominantemente branca, inspirada no lendário carro da Honda RA272, no qual Richie Ginther conquistou a primeira vitória da montadora na Fórmula 1, durante o GP do México de 1965.

A pintura especial que a Red Bull vai usar no GP da Turquia é por conta do Honda RA 272 – Foto: reprodução

Enquanto a AlphaTauri que será guiada por Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, recebe a mensagem あ り が と う (arigato,) ‘obrigado’, em japonês, aplicado na asa traseira.

A Honda se juntou à Toro Rosso em 2018, passando por um ano de adaptação e desenvolvimento com a equipe subsidiária da Red Bull. No ano seguinte o time austríaco recebeu os motores da Honda e desde então começaram a ter sucesso equipando as duas equipes.

“Nós estávamos ansiosos para dar aos fãs japoneses da Honda a chance de celebrar nosso relacionamento extremamente bem-sucedido na Fórmula 1, em casa, em Suzuka. Com a corrida sendo cancelada por conta da pandemia, simplesmente não podíamos deixar o fim de semana passar sem homenagear a Honda e seus incríveis fãs, trazendo um pouco de sua herança para Istambul. A pintura escolhida para nossos carros é uma homenagem à notável jornada da Honda na F1 e esperamos poder dar aos fãs outra vitória com essas cores lendárias neste fim de semana”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull.

O diretor de operações de marca e comunicação da Honda, Koji Watanabe confirmou que a marca queria homenagear os fãs da Honda e lamentou o cancelamento do GP do Japão em 2021.

“Todos na Honda estão extremamente desapontados porque o Grande Prêmio do Japão teve de ser cancelado, embora entendendo e concordando totalmente com as razões por trás dessa decisão. Estávamos especialmente ansiosos para correr no Circuito de Suzuka, pois é nosso último ano, em um momento em que ambas as equipes estão se saindo muito bem. Também apreciamos que os fãs japoneses estavam particularmente ansiosos para ver a última aparição da Honda aqui e Yuki Tsunoda guiando em sua corrida em casa. Sabemos que uma pintura especial não pode substituir o que teria sido um fim de semana muito emocionante, mas esperamos que os fãs da Honda em todo o mundo, especialmente os do Japão, aceitem esta pintura especial como um pequeno símbolo de nosso agradecimento pelo apoio contínuo deles.”

Nem sempre pinturas comemorativas marcam o fim de semana como positivo, no GP da Alemanha de 2019, a Mercedes optou por uma pintura branca para comemorar os 125 anos de envolvimento da montadora com o esporte. A prova contou com chuva e foi marcada por diversos erros. Hamilton tinha danificado o carro após uma batida, tentou fazer uma parada que foi desastrosa. Enquanto Bottas que estava fazendo uma boa prova, bateu e abandonou a corrida.

Em outubro de 2019, Max Verstappen e Takuma Sato (piloto da Indy), testaram o Honda RA 272, em uma ação promocional. 

Bom, tirando isso, o ano da Red Bull e da Honda está sendo muito positivo, conquistaram oito vitórias e 8 poles. Mas nesta trajetória com a Honda, juntos eles conquistaram 35 pódios e 11 poles até o momento.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo