A Red Bull dominou mais uma etapa nesta temporada 2024, Max Verstappen venceu o GP do Japão seguido por Sergio Pérez, com o time conquistando a terceira dobradinha em quatro corridas disputadas.
Era esperado que a Red Bull conseguisse um bom resultado no Japão, não apenas por ter o melhor equipamento do grid, mas por ter se saído muito bem nas últimas corridas disputadas neste circuito.
A prova não foi tão movimentada ou empolgante, o circuito estrito e a única zona de DRS dificultam as ultrapassagens na pista, no entanto, a quantidade de trocas de pneus realizadas, colocou alguns competidores dentro de batalhas.
Os pneus e a estratégia
- A Pirelli levou a gama mais dura de pneus para o evento, o circuito tem um asfalto bem abrasivo e os pneus são muito cobrados por conta das forças laterais que atuam nos compostos.
- O fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas, até choveu durante o TL2, mas no domingo quando a largada foi realizada, a temperatura no asfalto estava na casa dos 40ºC e foi variando conforme a prova se desenvolvia.
- A expectativa da Pirelli era realmente de uma prova disputada em duas paradas, sendo o melhor cenário para fornecer uma boa performance e dar mais segurança para os competidores.
- Podemos dizer que apenas Charles Leclerc completou a corrida realizando apenas uma troca de pneus, o monegasco largou com os compostos médios e alongou o primeiro stint até o giro 26 para instalar os compostos duros e seguir até o final. A escolha para o monegasco agregou muito em sua corrida de recuperação e o piloto superou Lando Norris, para conquistar o quarto lugar.
- Embora a pista estivesse quente, oito piloto começaram a corrida com os pneus macios – na primeira largada.
- Após o acidente de Alexander Albon e Daniel Ricciardo na primeira volta, a corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha, vários pilotos aproveitaram o momento para substituir os pneus, mas alguns permaneceram na mesma estratégia, trabalhando com um set novo do mesmo composto.
- Esteban Ocon, Pierre Gasly e Logan Sargeant abandonaram os pneus macios para a segunda largada e optaram pelos pneus duros para realizar uma passagem um pouco mais longa. Gasly teve o desempenho comprometido após um contato com o companheiro de equipe.
- Lance Stroll não se encontrou com o carro e a equipe realizou mais paradas com o canadense – Stroll não chegou na zona e pontuação.
Fernando Alonso seguiu com os pneus macios, sendo o único entre os dez primeiros a apostar neste composto para a largada. O espanhol completou 13 voltas antes de instalar os pneus médios. O piloto da Aston Martin trabalhou com todos os pneus disponíveis neste fim de semana.
A Mercedes mudou a sua aposta após a bandeira vermelha, a equipe substituiu os pneus médios por um conjunto de pneus duros novos. Foi neste momento que Lewis Hamilton não ficou confortável com a guiada do carro e até questionou a equipe se deveria abrir para Russell.
Hamilton também fez uma corrida onde basicamente trabalhou com apenas uma parada e voltou aos pneus médios no giro 39 para concluir a corrida com os compostos de faixa amarela.
Russell por sua vez contou com uma estratégia que fez o piloto rodar em dois stints de pneus duros, antes de instalar os compostos médios no final da corrida. Mesmo após um erro, Russell concluiu a ultrapassagem em Oscar Piastri para ocupar a sétima posição, mas o piloto não conseguiu chegar em Alonso.
A McLaren pontuou com os dois carros, mas não ficou satisfeita com o resultado, tanto Lando Norris como Piastri se envolveram em uma porção de duelos pela pista, mas não contaram com ritmo durante a corrida. Norris foi derrotado pela dupla da Ferrari, depois de apresentar um desempenho superior na classificação.
A Red Bull concluiu a corrida com uma prova voltada para a estratégia de duas paradas. Max Verstappen e Sergio Pérez permaneceram com os pneus médios após a bandeira vermelha, realizaram dois stints com os pneus de faixa amarela, antes de instalar os compostos duros para o final da prova.
Mirando no terceiro pódio da temporada 2024, Carlos Sainz repetiu a escolha da Red Bull para faturar o terceiro lugar. O espanhol até substituiu os pneus médios após a bandeira vermelha, desta forma foi forçado a usar um jogo de médios usados no segundo stint, antes de ter contato com os pneus duros. A Ferrari conseguiu obter uma boa estratégia para os dois pilotos e faturar o máximo de pontos que era possível para a equipe no Japão.
Sainz esperava que a estratégia de uma parada também fosse trabalhada em seu carro, pois parecia a opção mais rápida, mas como os adversários direto em pista foram para as duas trocas de pneus, a Ferrari precisou reagir com o espanhol para que ele tivesse a possibilidade de estar no pódio. No final, Sainz realizou uma segunda parada que fez o piloto perder espaço na pista, mas ele conseguiu realizar as ultrapassagens decisivas. O piloto encontrou com Leclerc, mas o monegasco foi orientado para não dificultar para o espanhol, pois tinha o risco de ser atacado por Lando.
Como a bandeira vermelha aconteceu ainda no começo da corrida, não teve um impacto tão genuíno no restante da prova. Porém, a corrida basicamente perdeu duas voltas do que era para ser a batalha original.
Os pneus médios e duros foram os mais populares na estratégia, como era esperado.