Nesta terça-feira (09) a Red Bull oficializou a saída de Helmut Marko do time. O consultor austríaco não estará com a equipe de Milton Keynes no próximo ano.
Logo após o encerramento do GP de Abu Dhabi, os rumores surgiram, indicando a possibilidade de Helmut Marko deixar a equipe. O próprio consultor da Red Bull abordou a sua saída, mas disse que eles ainda estavam mantendo conversas para tomar uma decisão.
“É com muita tristeza que anunciamos a saída de Helmut. Ele foi parte integrante da nossa equipe e de todo o programa de automobilismo da Red Bull por mais de duas décadas. Portanto, este é o fim de um capítulo de grande sucesso. Sua partida deixará um vazio e sentiremos muita falta dele”, falou Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull.
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão por seu apoio inabalável, não apenas nos últimos meses, mas também durante meus primeiros dias na Scuderia Todo Rosso,”
“Em uma nota pessoal, Helmut, juntamente com Oliver Mintzlaff, foi a força motriz por trás do meu retorno à família Red Bull, primeiro em Faenza e depois neste verão, em minha função atual em Milton Keynes”, seguiu.
“Helmut é um verdadeiro piloto de coração, sempre nos levando ao limite, sempre preparando para correr riscos na busca de nossos objetivos.”
Marko desempenhou um grande papel no programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Red Bull, fazendo o manejo daqueles que deveriam subir da base para as equipes na Fórmula 1 e mereciam um olhar de atenção. Embora nem todos os competidores tenham uma história como a de Sebastian Vettel e Max Verstappen na equipe, vários competidores que passaram pelo programa da equipe austríaca estão no grid.
“Estou envolvido no automobilismo há seis décadas e os últimos 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida”, disse o próprio Marko. “Foi um período maravilhoso que pude ajudar a construir e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho.”
“Ter ficado muito perto de conquistar o Campeonato Mundial nesta temporada me emocionou profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo para encerrar este capítulo longo, intenso e repleto de conquistas. Desejo sucesso contínuo a toda a equipe e estou convencido de que eles estarão lutando pelos dois títulos mundiais novamente no próximo ano.”
Apesar de ter se tornado uma figura polêmica no mundo da Fórmula 1, Marko foi importante para que a Red Bull tomasse essa dimensão no automobilismo. O austríaco pressionou Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull, para que Max Verstappen realizasse a sua estreia na F1 em 2015, garantindo que eles fossem os responsáveis pela carreira do jovem competidor.
Marko fez a ponte entre as categorias de base e a Fórmula 1, tendo talentos constantes e descobrindo novos competidores.
Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e Investimentos da Red Bull, acrescentou: “Helmut me procurou com o desejo de encerrar seu papel como consultor de automobilismo no final do ano. Lamento profundamente sua decisão, pois ele foi uma figura influente por mais de duas décadas, e sua saída marca o fim de uma era extraordinária.
“Ao longo de mais de 20 anos, Helmut acumulou méritos incomparáveis para nossa equipe e para toda a família do automobilismo da Red Bull. Ele desempenhou um papel decisivo em todas as principais decisões estratégicas que fizeram da Red Bull Racing o que ela é hoje: multicampeã mundial, motor de inovação e pilar do automobilismo internacional.”
“Seu instinto para identificar talentos excepcionais não apenas moldou nosso programa de jovens pilotos, mas também deixou um impacto duradouro na Fórmula 1 como um todo. Nomes como Sebastian Vettel e Max Verstappen representam os muitos pilotos que foram descobertos, apoiados e guiados até o topo sob sua liderança. Sua paixão, sua coragem para tomar decisões claras e sua capacidade de identificar potencial permanecerão inesquecíveis.”
“Após uma longa e intensa conversa, soube que devia respeitar seus desejos, pois tive a impressão de que o momento era o certo para ele dar esse passo. Mesmo que sua saída deixe uma lacuna significativa, nosso respeito por sua decisão e nossa gratidão por tudo o que ele fez pela Red Bull Racing superam isso.”
“Helmut Marko fará muita falta, tanto pessoal quanto profissionalmente. Desejamos a ele tudo de bom para o futuro e esperamos que ele continue a ter um vínculo próximo e afetuoso com a equipe.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.