Foi confirmada nesta quarta-feira (01) a saída de Adrian Newey da Red Bull. O desligamento acontecerá no primeiro trimestre de 2025.
Como os rumores apontavam nos últimos dias, fontes dentro da Red Bull afirmavam a saída do engenheiro britânico. Newey ingressou na equipe austríaca em 2006 e deixará o time cerca de 20 anos depois.
Durante a negociação dos últimos contratos, sempre acontecia uma especulação sobre a provável saída de Newey, mas é neste momento que a categoria está abrindo um leque de possibilidades que o engenheiro resolveu buscar um novo desafio.
O sucesso da Red Bull esteve muito atrelado ao trabalho realizado por Adrian Newey, principalmente nesta parte de refinamento do carro, transformando um time intermediário em uma equipe com um carro de ponta.
Neste tempo no grid da F1, a Red Bull conquistou seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos, entre o trabalho realizado por Sebastian Vettel e Max Verstappen. Nas duas ocasiões, Newey conseguiu construir um carro vencedor, aproveitando o momento de mudança dos regulamentos da Fórmula 1, além de casar o estilo do novo carro ao gosto dos pilotos que eram a maior aposta da equipe.
Mesmo com Newey trabalhando com outras equipes ao longo dos seus anos de Fórmula 1, sua imagem ficou muito atrelada a da Red Bull e o sucesso que conseguiram juntos. Desta forma, é até interessante ver um rompimento como este.
Através do comunicado da Red Bull, o time ainda confirma que Newey será afastado das funções de design da Fórmula 1 para “se concentrar no desenvolvimento final e na entrega do primeiro Hypercar da Red Bull, o tão aguardado RB17”. O projeto já sofreu vários atrasos, a previsão é que a conclusão aconteça ao final de 2024, enquanto as primeiras unidades deveriam ser entregues aos compradores em 2025.
The Team announces that Chief Technical Officer Adrian Newey will leave the Red Bull Technology Group in the first quarter of 2025.
The engineering supremo will step back from Formula 1
design duties to focus on final development and delivery of Red Bull’s first hypercar, the… pic.twitter.com/FSSHqzieip— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) May 1, 2024
Newey foi designado para este projeto, trabalhando nele até a conclusão e participará de algumas corridas específicas para dar suporte a equipe de Fórmula 1 na pista até o final da temporada 2025.
Acreditava-se que este casamento duradouro seria realmente afetado a partir do momento que a Red Bull tentava deslocar Newey para o projeto do Hypercarro, enquanto a sua preferência é pelo trabalho que é realizado na Fórmula 1. Newey atualmente dedicava 50% do seu tempo para a F1, enquanto o restante era dividido nos outros diversos projetos da Red Bull.
Quando a especulação sobre a saída de Newey ganhou destaque, também foi colocado nesta fogueira, o fato da Red Bull estar enfrentando uma disputa interna e que tudo o que estava acontecendo com a equipe, passou a desagradar Newey.
“Desde que eu era menino, queria ser um designer de carros velozes. Meu sonho era ser engenheiro na Fórmula 1 e tive a sorte de tornar esse sonho realidade. Por quase duas décadas foi uma grande honra ter desempenhado um papel fundamental no progresso da Red Bull, da novata equipe vencedora de vários títulos”, comentou Adrian Newey.
“No entanto, sinto que agora é o momento oportuno para entregar esse bastão a outros e buscar novos desafios para mim. Nesse ínterim, os estágios finais de desenvolvimento do RB17 estão sobre nós, então pelo resto do meu tempo com o time meu foco será lá”, seguiu.
“Gostaria de agradecer às muitas pessoas incríveis com quem trabalhei na Red Bull em nossa jornada nos últimos 18 anos por seu talento, dedicação e trabalho duro. Foi um verdadeiro privilégio e estou confiante de que a equipe de engenharia está bem-preparada para o trabalho de evolução final do carro no período de quatro anos deste regulamento”, comentou.
A Red Bull tem um carro muito competitivo, o melhor equipamento que foi entregue dentro do regulamento que implementou o efeito solo. Newey foi o que melhor compreendeu sobre o funcionamento deste novo carro, deixou nas mãos de Max Verstappen um carro muito afinado, que o piloto conseguiu emplacar várias vitórias na sequência, além de proporcionar a possibilidade de a Red Bull ser praticamente imbatível no mundial de construtores.
O time tem pela frente o restante de 2024 e a temporada 2025. Para 2026, além do regulamento de motores modificar as unidades de potência, o regulamento do novo carro também sofrerá ajustes. É neste momento que a Red Bull enfrentará uma dificuldade maior, pois também desenvolverá os motores do seu carro em conjunto com a Ford.
“Em uma nota pessoal, gostaria de agradecer os acionistas, ao falecido Dietrich Mateschitz, Mark Mateschitz e Chalerm Yoovidhya por ser apoio inabalável durante o meu tempo de Red Bull, e a Christian, que não foi apenas um parceiro de negócios, mas também um amigo. Além disso, obrigado Oliver Mintzlaff por sua admiração e a Eddie Jordan, meu amigo próximo e empresário”, finalizou Newey.
No anúncio deste rompimento, Horner aponta as conquistas e a evolução da Red Bull com a participação de Newey. Horner foi um dos principais responsáveis pela vinda do engenheiro para a Red Bull e permitiu que ele tivesse liberdade para executar o seu trabalho.
Ainda não está definido o local que Adrian Newey trabalhará, as apostas são Ferrari e Aston Martin, times que tem uma boa estrutura e podem oferecer um local de trabalho adequado para o engenheiro.
Os relatos mais fortes sugerem que Newey seguirá para a Ferrari, podendo construir um carro para Lewis Hamilton, o britânico sempre teve vontade de trabalhar com o heptacampeão mundial.
Outra coisa que também não está bem definido é o tempo de quarentena que Newey precisará enfrentar até poder trabalhar de forma efetiva com outra equipe. Parece que está parte contínua em discussão, geralmente é um 1 após o desligamento, mas a negociação é para que essa liberação aconteça antes, pois depende do contrato estabelecido entre Newey e a Red Bull.
A saída de Newey acontece em um momento que a Red Bull lida com problemas internos, enquanto a especulação da saída de Max Verstappen também é vista com uma possibilidade, principalmente se a equipe perder a excelência dos últimos anos.
Ao longo da sua carreira, Newey com passagens em equipes com March, Williams e McLaren, além de ter passado pela Fórmula Indy no começo da carreira e chegando em 2006 à Red Bull.