AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull adia decisão sobre segundo piloto para 2026 e mantém disputa aberta entre os jovens competidores

Enquanto Verstappen é o único nome confirmado, a Red Bull adia o anúncio da dupla de 2026 para avaliar o desempenho dos jovens pilotos até o fim da temporada

A Red Bull ainda não tomou uma decisão sobre os pilotos para a próxima temporada. Max Verstappen é o único confirmado até o momento, enquanto o time tenta decidir sobre o destino de Isack Hadjar, Liam Lawson e Yuki Tsunoda. Laurent Mekies, chefe de equipe da equipe austríaca, garante que “levará um pouco mais de tempo”.

Até o momento, o que se espera é Hadjar esteja ao lado de Verstappen no próximo ano, pelo bom desempenho apresentado na Racing Bulls ao longo do campeonato. Arvid Lindblad que fez dois treinos livres com a Red Bull, também é cotado para guiar pelo time no próximo ano, pois é um piloto da academia da Red Bull e está atualmente na Fórmula 2.

A última vaga tem pinta de ser disputada por Tsunoda e Lawson. O piloto japonês atualmente está na Red Bull e viveu dias muito duros após substituir o neozelandês, depois das duas primeiras e única etapas dadas para Lawson. Tsunoda apresentou muita dificuldade com o RB21, mas após ganhar um pouco “mais de atenção” tem mostrado alguma reação.

No México, embota Tsunoda não tenha pontuado – por conta de uma parada lenta nos boxes que afetaram as suas chances de estar entre os dez primeiros, Mekies tem elogiado o desempenho do competidor.

“Acho que Yuki teve seu melhor fim de semana em muito tempo. Já dissemos isso algumas vezes, mas é verdade. Ele esteve muito, muito perto de Max Verstappen na classificação. Acho que foram dois décimos no Q2.”

“Hoje, o primeiro stint também foi muito, muito forte, dois décimos, três décimos para o Max, no mesmo primeiro stint muito longo com o pneu médio.”

“Depois, tudo bem, acho que estamos certos, o deixamos na pista um pouco mais tarde porque isso nos dava uma vantagem e tivemos uma parada nos boxes um pouco longa, então perdemos alguns pontos que ele teria conquistado por mérito. Claro, esse é um dos motivos pelos quais queremos ter um pouco mais de tempo antes de tomar uma decisão sobre os pilotos.”

“Yuki está progredindo, os outros jovens também estão progredindo, então não temos motivos para apressar uma decisão, por isso vamos levar um pouco mais de tempo”, esclareceu.

Tsunoda enfrentou um longo período sem pontos após o GP da Emilia-Romagna. O competidor voltou a pontuar na Holanda com o 9° lugar obtido; depois ele foi 6° no Azerbaijão e conseguiu dois sétimos lugares na Sprint e corrida principal dos Estados Unidos.

Como a Red Bull também está de olho em Arvid Lindblad, Mekis também comentou sobre a sua participação no TL1.

“Acho que ele fez um ótimo trabalho. É muito difícil se destacar no TL1, muito difícil mesmo”, disse Mekies. “É muito diferente dos dias de teste – você não tem muitos pneus, não tem muitas voltas, e ele fez um trabalho excelente. Vocês viram nos tempos, mas ele estava muito calmo, deu o feedback certo, não errou em nada, não quebrou o carro.”

“Então, honestamente, ele nos impressionou no TL1, sem dúvida. E estamos ansiosos para a próxima vez que ele estiver no carro, no final do ano. Quanto a tomar uma decisão, como dissemos, por mais que saibamos que todos gostariam que decidíssemos logo, a verdade é que não temos pressa.”

“Vamos dedicar todo o tempo necessário, dando a esses caras todas as chances que eles puderem ter para demonstrar na pista quem é o melhor.”

A Red Bull está buscando uma reação na temporada 2025, para terminar o campeonato bem. As vitórias de Max Verstappen trouxeram o gás necessário para o time, dessa forma eles tem o desejo de se manter focados neste campeonato, antes de definir suas apostas para a temporada 2026.

“Você tem razão ao dizer que também existe um elemento de foco em nossa decisão de adiar”, admitiu o chefe da equipe. “Não precisamos de distrações agora. Mas o que está em jogo é exatamente o que você descreveu.”

“Os parâmetros são… temos a sorte de sermos livres para escolher, mas precisamos escolher e, portanto, o único parâmetro é aquele que você mencionou.”

Por fim, Mekies afirmou que a decisão não será tomada antes do final da temporada em Abu Dhabi. Inicialmente era esperada uma decisão para depois do GP do México, às vésperas do GP de São Paulo.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading