A Red Bull vive semanas decisivas para definir sua formação de pilotos para 2026. Com Max Verstappen garantido no time principal para o início do novo regulamento técnico, a equipe ainda precisa decidir quem o acompanhará e também montar o elenco da Racing Bulls.
O consultor Helmut Marko já havia confirmado que Verstappen cumprirá seu contrato até o fim de 2028, enquanto Isack Hadjar tem vaga assegurada no grid de 2026 — resta apenas saber se será na Red Bull ou na equipe-irmã.
“Tomaremos nossa decisão depois do México”, comentou Marko ao jornal Kleine Zeitung.
Nas próximas semanas, o desempenho de Hadjar, Yuki Tsunoda e Liam Lawson será determinante. Todos são pilotos da academia da Red Bull e disputam as últimas oportunidades de mostrar velocidade e consistência antes do veredito final.
Hadjar desponta como favorito a assumir o segundo assento na equipe principal. O francês tem impressionado pela Racing Bulls, superando o companheiro de equipe e conquistando seu primeiro pódio no GP da Holanda, após um início difícil na Austrália, quando abandonou ainda na volta de apresentação.
“Isack se consolidou e está aproveitando sua posição. Ele conquistou feitos incríveis”, elogiou Marko.
De fato, o jovem francês vem se destacando tanto nas classificações quanto nas corridas, ganhando força nos bastidores da Red Bull.
A situação é mais delicada para Tsunoda e Lawson. O japonês, apesar de rápido e consistente na Racing Bulls, teve dificuldades quando foi promovido ao time principal. A adaptação ao estilo de Verstappen e ao carro mais exigente da Red Bull — foi um dos principais desafios. No entanto, já tem tempos que o segundo carro da equipe, não progride. Ainda assim, com o time fornecendo atualizações que aproximaram o desempenho do seu carro ao do neerlandês, Tsunoda conseguiu pontuar na Holanda e no Azerbaijão.
“Deram mais atenção a ele, o que lhe rendeu algum sucesso. Ele sabe que ainda precisa de resultados”, afirmou Marko.
Mesmo assim, rumores indicam que Tsunoda pode deixar o programa da Red Bull em 2026 e atuar como piloto reserva da Aston Martin, aproveitando a ligação entre a equipe britânica e a Honda.
Já Lawson vive momento instável. Após a breve passagem pelo time principal, sua performance na Racing Bulls caiu, e a paciência da Red Bull parece ter se esgotado. O neozelandês pode abrir espaço para novas promessas do programa, como Arvid Lindblad; mas Alex Dunne também foi ventilado para uma vaga no programa da Red Bull.
O britânico Lindblad, de apenas 18 anos, é considerado uma das principais apostas de Marko: “De forma geral, sim, ele está pronto para a Fórmula 1. É apenas mais jovem que Hadjar, e já vimos no passado que a idade conta. Mas ele é uma das nossas apostas. Vamos vê-lo no carro ainda este ano.”
Já sobre Dunne, que deixou recentemente o programa da McLaren, Marko foi direto: “Ele não é uma opção para nós, nem mesmo como reserva.”
Com decisões previstas para depois do GP do México, os pilotos têm mais um tempo para mostrar os seus desempenhos, embora o favorito para o assento ao lado de Verstappen seja Hadjar.
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