Max Verstappen conquistou o seu segundo título da carreira no Japão, enquanto a Red Bull faturou o seu quinto título no Mundial de Construtores em Austin, no Texas. A Red Bull almejava esse resultado após a alteração de forças que aconteceu pelo grid. No ano passado quando o time austríaco obteve o título com Verstappen, faltava uma coisa: quebrar a sequência de conquistas da Mercedes e vencer mais uma vez.
O time alemão não entregou um carro tão competitivo para George Russell e Lewis Hamilton, então deixaram uma porta aberta para a Red Bull brigar pelo título em 2022. A Ferrari surgiu como a equipe que poderia dar uma certa dor de cabeça para a Red Bull, porém, isso só aconteceu no início do campeonato, pois rapidamente o time italiano passou a falhar e colecionou vários erros.
A Red Bull novamente combinou um piloto “a cara do time”, com um carro competitivo e confiável. O time austríaco tem tudo para nos próximos anos emplacar novos títulos, criando talvez um novo período de dominância como foi na era Sebastian Vettel.
O GP dos Estados Unidos contou com mais uma vitória de Max Verstappen, a 13ª da temporada 2022. O holandês ultrapassou Fernando Alonso no número de vitórias, agora Max conta com 33 vitórias, sendo o sexto piloto com o maior número de vitórias na Fórmula 1.
O piloto da Red Bull venceu a prova, mesmo após um erro da sua equipe no segundo pit-stop. O ritmo dos taurinos era forte desde os treinos livres e mesmo que se crie uma expectativa quanto a possibilidade de um embate entre Ferrari e Red Bull, o desempenho dos austríacos em corrida é muito mais sólido.
Com o final da prova se aproximando, Verstappen que foi devolvido à pista atrás de Hamilton, passou a perseguir o inglês, até realizar a ultrapassagem em Hamilton e retornar para a primeira posição na volta 50. Em uma das melhores oportunidades de Hamilton e a Mercedes conquistar uma vitória na temporada 2022, o britânico lutou pela primeira posição, dividindo a pista lado-a-lado com Verstappen.
Ainda é legal mencionar, que mesmo Verstappen abrindo alguns segundos para Hamilton, não vimos o holandês ganhar uma distância muito grande, como aconteceu em algumas corridas onde o seu embate era com a Ferrari. E em um cenário onde a Mercedes não acreditava em um bom desempenho, foi bom observar esse trabalho.
Mesmo Hamilton não sendo o adversário de Verstappen neste ano, ainda tem toda uma tensão quando eles se encontram na pista. Além disso, a Mercedes, mesmo não contando com um carro tão competitivo para buscar as vitórias neste ano, faturou vários pódios, sabendo se aproveitar de vários momentos em que seus adversários falharam.
Ok, Bono… take it away! 💪#USGP @MercedesAMGF1 pic.twitter.com/H8KIJCD5tX
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A Mercedes não tinha chegado muito confiante para a prova nos Estados Unidos, o time está mirando o próximo campeonato e se dedicando a fazer novas avaliações no W13 que vão servir de referência ao carro do próximo ano. A asa dianteira que a Mercedes levou para testar e introduzir no GP dos EUA foi vetada pela FIA, mas após modificações será instalada para o GP do México.
A equipe alemã viu a sua chance de brigar por um pódio em Austin, quando Charles Leclerc e Sergio Pérez foram punidos por trocar componentes do motor. O caminho ficou livre, para Hamilton e Russell na largada, com os pilotos começando a prova do terceiro e quarto lugar respectivamente.
Russell tocou em Carlos Sainz na primeira curva, o piloto britânico foi punido com cinco segundos, mas ele ainda conquistou o quinto lugar. Hamilton brigou pela vitória, mas não tinha um carro tão competitivo para se manter na primeira posição. Mas foi bem interessante o trabalho da Red Bull, sabendo que tinha a Mercedes logo atrás, pois estavam preocupados em responder as paradas dos adversários.
A Ferrari é outro time que está focado no próximo ano, o time fez alterações no motor de Charles Leclerc, pois está tentando melhorar a confiabilidade do motor. O monegasco ainda briga com Sergio Pérez pelo segundo lugar no Campeonato, mas agora que perderam o título para a Red Bull, o mais importante é se preparar para 2023 e fornecer um carro igualmente competitivo e confiável como o da Red Bull.
O time italiano se mostrou competitivo nos treinos livres, brigou pela pole, colocando os dois carros na primeira fila, mas a punição de Leclerc fez o monegasco largar abaixo do top-10. Novamente, Sainz abandonou uma corrida na primeira volta, assim como no GP do Japão, desta forma a Ferrari contou com apenas um dos carros para representá-la na pista.
Sainz perdeu a ponta pouco depois da largada, pois seu carro levou mais tempo para responder. O lado par da pista era melhor para a largada, além disso, os carros da Red Bull e Ferrari estavam fazendo uma tangência muito semelhante na primeira curva, então ou Verstappen ou Sainz teriam alguma dificuldade no início da prova – desta vez foi Sainz.
Charles Leclerc fez a sua corrida de recuperação, obteve o terceiro lugar e foi ao pódio. O monegasco contará com mais potência neste final de temporada, talvez assim o piloto possa reverter alguma nova pole em vitória, terminando 2022 bem.
Outros pontos
Apenas Carlos Sainz, Valtteri Bottas e Lance Stroll não completaram a prova. O abandono de Bottas provocou a entrada do Safety Car e a troca dos pneus para os pilotos que começaram com os compostos duros.
On a windy day at @COTA, Valtteri Bottas gets blown off course 🌬😖#USGP #F1 pic.twitter.com/vXp05WwWWD
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Os ventos estavam atrapalhando os pilotos durante todo o fim de semana, vários pilotos reclamaram do desempenho dos seus carros, atrelando a mudança de direção do vento e a instabilidade gerada nos carros. Os ventos também foram um ponto para a reclamação de Max Verstappen durante boa parte da prova.
Fernando Alonso e Sebastian Vettel merecem mais uma vez o destaque do fim de semana. As duas equipes apresentaram um bom desempenho no início do fim de semana, gerando muita expectativa para o domingo.
Alonso and Stroll come together 💥😮#USGP #F1 pic.twitter.com/H8Wbs0GaXL
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O espanhol esteve envolvido em um incidente com Lance Stroll, os dois pilotos se tocaram após a relargada. O canadense estava se posicionou na pista tentando se defender do ataque de Alonso, mas o movimento foi muito otimista e a batida ocorreu. O carro de Alonso ‘decolou’ e ficou avariado, mas o piloto conseguiu levar o equipamento aos boxes, fez a troca da asa dianteira e voltou para a pista.
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Os pneus duros usados por Alonso, permitiram o espanhol permanecer na pista, enquanto os outros competidores apostaram em uma segunda parada mais para o final da prova. O espanhol fez praticamente uma corrida de recuperação e ainda cruzou a linha de chegada no sétimo lugar. Mas ao encerramento da prova, foi punido e caiu para o sétimo lugar – a Haas entrou com um protesto contra o carro de Alonso, pois o retrovisor do A522 ficou solto após o incidente e o piloto não foi chamado aos boxes para reparos. O retrovisor se soltou enquanto Alonso perseguia Magnussen na pista e depois do protesto, seu carro foi considerado inseguro.
A Alpine tem o direito de recorrer da decisão e fará isso na quinta-feira, podendo recuperar o sétimo lugar, desta forma o resultado do GP dos Estados Unidos para alguns pilotos está incerto.
Sebastian Vettel parece que está sentindo agora a aproximação da aposentadoria, mas o piloto está aproveitando todos os últimos minutos com a Fórmula 1. Nos treinos livres o carro da Aston Martin dava sinais de que seria um fim de semana bom para a equipe. Lance Stroll se classificou na sétima posição, mas começou em quinto por conta da chuva de punições pelo grid. Vettel não avançou para o Q3, mas começou a prova em décimo.
Seb rolled back the years with this incredible start! 💪#USGP @awscloud #F1Insights pic.twitter.com/kx9crg1DTg
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A largada do alemão foi muito boa, saltou para o quinto lugar e ali permaneceu até a terceira volta, pois pouco depois foi atacado por Sergio Pérez. A perspectiva de a Aston Martin terminar com os dois carros na zona de pontuação era muito boa, ainda mais agora que eles têm chance de superar a Alfa Romeo no Mundial de Construtores, mesmo em um ano tão complicado para a equipe.
Stroll abandonou a prova, enquanto Vettel lidou com um erro da equipe no seu pit-stop, a dificuldade para fazer a instalação de um dos pneus do carro de Vettel provocou a perda de posições para o alemão. Porém, os pneus mais novos que parte dos pilotos do pelotão, colaborou para Vettel retornar à zona de pontuação e ainda duelar com Kevin Magnussen no final da prova. Atualmente o alemão é o sétimo colocado, por conta da punição de Alonso, mas cruzou a linha de chegada em oitavo. Vettel foi votado como o piloto do dia!
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É interessante ver algumas corridas boas da Aston Martin, pois o seu desempenho foi bem ruim em grande parte da temporada. Todos os times estão brecando o seu desenvolvimento, pois a próxima temporada está se aproximando, mas é importante ver alguma luz para a Aston Martin, projetando isso para o próximo ano.
Yuki Tsunoda que também passou por uma alteração de câmbio em seu carro e Esteban Ocon que se classificou mal e trocou o motor para a corrida, terminaram a prova no top-10, ocupando o nono e o décimo lugar respectivamente. Se o resultado se manter desta forma, Ocon estará na zona de pontuação.
Durante a corrida Tsunoda e Gasly fizeram estratégias diferentes, o japonês até reclamou em um determinando momento da prova onde o francês estava segundando todos os carros que estavam atrás dele, fazendo Tsunoda degradar os seus compostos. Mas ainda foi possível colocar um dos carros da AlphaTauri no top-10.
Mick Schumacher também foi um dos pilotos que sonhou com uma posição melhor na prova, mas a volta deletada no Q1, se tornou uma dificuldade adicional para brigar por um resultado melhor. Schumacher até entrou na zona de pontuação, mas o seu carro foi danificado depois do incidente entre Stroll e Alonso, por conta de um destroço que pegou em pista, comprometendo o seu ritmo.
Revised championship standings* 👀#USGP #F1 *after Alonso penalty pic.twitter.com/U7kkjQNWN8
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As questões relacionadas ao teto orçamentário da Red Bull será resolvida nesta semana, pois durante o fim de semana a Red Bull lidou com a perda do seu fundador Dietrich Mateschitz.