ColunistasFórmula 1Post

Raio-X do GP da Hungria – Duelo Alpine e McLaren acontece novamente na Hungria

Na Hungria a McLaren apresentou um bom desempenho, mas novamente apenas um carro terminou na zona de pontuação. Alpine segue na 4ª posição do Campeonato

A McLaren e a Alpine se enfrentam pelo 4º lugar do Campeonato de Construtores e na Hungria tivemos mais uma vez um embate entre essas equipes acontecendo na pista. O time francês seguiu para as férias de verão à frente da equipe Papaya, novamente com dois carros da Alpine terminando na zona de pontuação.

ALPINE

Os pilotos da Alpine duelaram durante a prova principalmente entre eles – Foto: reprodução

A Alpine estava concentrada principalmente na possibilidade de a chuva invadir a pista no sábado durante a classificação, com o traçado molhado eles poderiam buscar até mesmo uma posição melhor para a largada e como não é muito fácil ultrapassar na Hungria, duelariam por posições melhores.

Por outro lado, na sexta-feira os pilotos aproveitaram para verificar os pneus para pista seca, mesmo ficando no pelotão intermediário, conseguiram coletar vários dados e estavam otimistas para o restante do fim de semana. A Alpine tem evoluído em pista, onde de forma mais constante é possível ver os seus pilotos no Top-10.

No sábado pela manhã, ainda com a pista molhada, Fernando Alonso instalou os pneus intermediários, enquanto os outros competidores usavam os pneus para chuva extrema. O piloto começou a se exibir em circuito molhado e ficou próximo de liderar a sessão, mas no TL3 todos os fomos surpreendidos com Nicholas Latifi na ponta.

Dentro do que era esperado, os dois carros avançaram para o Q3, com Esteban Ocon conquistando o 5º lugar, enquanto Fernando Alonso foi o 6º colocado. É importante lembrar que a dupla da Red Bull obteve um resultado ruim na classificação, assim como Lewis Hamilton, mas o objetivo da Alpine estava parcialmente concluído.

A largada do time poderia ser um pouco melhor, mas Esteban Ocon fechou Fernando Alonso. O próprio espanhol disse que nunca na vida dele tinha enfrentado uma diferença tão grande para o seu companheiro de equipe na largada. O resultado de Alonso no início da prova poderia ser um pouco melhor.

Ao longo da corrida os pilotos tiveram que lidar principalmente com a McLaren. O desempenho na corrida ficou um pouco comprometido, principalmente por conta da estratégia adotada: por não ter reservado dois jogos de pneus médios para a prova, a Alpine precisou trabalhar com apenas uma parada, começando a corrida com os pneus médios, antes de realizar um stint com os compostos duros. Isso prejudicou a corrida dos dois pilotos, pois os pneus duros não ofereciam aderência e ritmo em uma pista fria.

LEIA MAIS: Oscar Piastri comenta ‘não contratação’ da Alpine’ e deixa em aberto decisão sobre seu futuro

Talvez a única questão que precise ser resolvida é o comportamento de Ocon, com Alonso em pista, pois ao longo da prova o francês voltou a segurar o seu companheiro de equipe e só não perderam a posição em pista também para Daniel Ricciardo, pois o piloto teve um decaimento de performance com a aproximação do final da prova.

O time esteve perto de perder terreno na zona de pontuação, mas ainda conseguiu salvar o 8º e 9º lugar. A Alpine segue confiante para a próxima fase do Campeonato, tentando contabilizar a maior quantidade de pontos para se manter à frente da McLaren.

Fernando Alonso entrou de férias deixando uma questão para a Alpine resolver, o piloto anunciou que estava deixando o time francês para defender a Aston Martin na próxima temporada. O time anunciou Oscar Piastri na terça-feira, mas o piloto australiano informou que não tinha assinado nenhum contrato com a Alpine para o próximo ano. O time francês só ficou ciente da saída do piloto espanhol pelo anúncio realizado pelo time rival. Por conta na demora para a negociação do contrato de Piastri, a Alpine pode ter perdido dois grandes nomes de uma vez.

MCLAREN

A McLaren voltou a pontuar na Hungria, esperavam um resultado melhor, mas Norris faturou os últimos pontos antes das férias – Foto: reprodução

No início do fim de semana a McLaren apresentou uma boa performance, algo que não aconteceu com muita frequência ao longo da temporada. O primeiro dia de atividades foi bem produtivo, com os dois carros se mantendo entre os dez primeiros, enquanto Lando Norris beliscou um P2 durante o TL2. O ritmo da McLaren chamou bastante a atenção, principalmente com a dupla de pilotos da Mercedes mais apagados.

Com as últimas atualizações, a McLaren ainda precisava verificar o novo pacote e aperfeiçoar os ajustes e foi exatamente isso que a equipe fez nas primeiras atividades de pista.

Mesmo com a distância entre Lando Norris e Daniel Ricciardo na classificação, os dois pilotos avançaram para o Q3. No domingo, a estratégia adotada pela McLaren para os seus dois carros foi bem semelhante, eles começaram a prova com os pneus macios, algo que possibilitou Norris conservar a 4ª posição e Ricciardo brigar com a dupla da Alpine.

LEIA MAIS: Raio-X do GP da Hungria – Aquele com vitória da Red Bull e derrota da Ferrari

Conforme a corrida foi se desenvolvendo, Norris foi ultrapassado pela dupla da Red Bull, enquanto Ricciardo entrou em duelo com Magnussen. Era muito difícil para Norris conservar o P4, mas o P7 foi um bom resultado. A McLaren também usou os pneus duros no final da prova, algo que prejudicou o ritmo do seu carro.

Para Ricciardo a corrida foi um pouco mais complicada, o piloto encontrou a oportunidade de disputar em alguns momentos, mas a sua corrida foi de altos e baixos. Em uma das disputas o australiano atingiu Lance Stroll e desta forma foi penalizado, mas ele também realizou uma belíssima ultrapassagem dupla nos pilotos da Alpine que estavam disputando entre eles. No stint final Ricciardo também lidou com a falta de aderência dos pneus e perdeu várias posições, ficando apenas em P15.

Pós-Férias

Depois da Hungria Fernando Alonso confirmou que guiará pela Aston Martin na próxima temporada. Alguns acreditam que pela bagunça que o espanhol causou no time, pode até mesmo não terminar a temporada com a equipe francesa – Foto: reprodução

É esperado que essa disputa entre Alpine e McLaren perdure pelo restante da temporada. A McLaren vai aperfeiçoar as suas configurações e a Alpine luta para ter um resultado melhor ao final da temporada.

Espera-se que Ricciardo entregue bons resultados, pois a McLaren depende da pontuação dos seus dois pilotos, principalmente em uma fase do Campeonato onde a Alpine tem conseguido bons pontos e terminado corrida com a sua dupla no Top-10.

As confusões envolvendo a Alpine e a definição da sua dupla de pilotos para a próxima temporada deve levar ainda algum tempo para ser definida. Além disso, a McLaren não fica muito atrás, o time que atua em mais categorias realizou a contratação de vários pilotos nestas últimas semanas. O time Papaya também parece estar envolvido na confusão do contrato de Oscar Piastri com a Alpine, onde provavelmente estabeleceu um pré-contrato com o piloto australiano.

Enquanto a novela se estende nas férias, pode influenciar no restante da temporada 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading