A McLaren e a Alpine se enfrentam pelo 4º lugar do Campeonato de Construtores e na Hungria tivemos mais uma vez um embate entre essas equipes acontecendo na pista. O time francês seguiu para as férias de verão à frente da equipe Papaya, novamente com dois carros da Alpine terminando na zona de pontuação.
After 13 rounds…
Ferrari ⬅️ 30 pts ➡️ Mercedes #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/8s0A9AUoph
— Formula 1 (@F1) July 31, 2022
ALPINE
A Alpine estava concentrada principalmente na possibilidade de a chuva invadir a pista no sábado durante a classificação, com o traçado molhado eles poderiam buscar até mesmo uma posição melhor para a largada e como não é muito fácil ultrapassar na Hungria, duelariam por posições melhores.
Por outro lado, na sexta-feira os pilotos aproveitaram para verificar os pneus para pista seca, mesmo ficando no pelotão intermediário, conseguiram coletar vários dados e estavam otimistas para o restante do fim de semana. A Alpine tem evoluído em pista, onde de forma mais constante é possível ver os seus pilotos no Top-10.
No sábado pela manhã, ainda com a pista molhada, Fernando Alonso instalou os pneus intermediários, enquanto os outros competidores usavam os pneus para chuva extrema. O piloto começou a se exibir em circuito molhado e ficou próximo de liderar a sessão, mas no TL3 todos os fomos surpreendidos com Nicholas Latifi na ponta.
Dentro do que era esperado, os dois carros avançaram para o Q3, com Esteban Ocon conquistando o 5º lugar, enquanto Fernando Alonso foi o 6º colocado. É importante lembrar que a dupla da Red Bull obteve um resultado ruim na classificação, assim como Lewis Hamilton, mas o objetivo da Alpine estava parcialmente concluído.
A largada do time poderia ser um pouco melhor, mas Esteban Ocon fechou Fernando Alonso. O próprio espanhol disse que nunca na vida dele tinha enfrentado uma diferença tão grande para o seu companheiro de equipe na largada. O resultado de Alonso no início da prova poderia ser um pouco melhor.
Ao longo da corrida os pilotos tiveram que lidar principalmente com a McLaren. O desempenho na corrida ficou um pouco comprometido, principalmente por conta da estratégia adotada: por não ter reservado dois jogos de pneus médios para a prova, a Alpine precisou trabalhar com apenas uma parada, começando a corrida com os pneus médios, antes de realizar um stint com os compostos duros. Isso prejudicou a corrida dos dois pilotos, pois os pneus duros não ofereciam aderência e ritmo em uma pista fria.
LEIA MAIS: Oscar Piastri comenta ‘não contratação’ da Alpine’ e deixa em aberto decisão sobre seu futuro
Talvez a única questão que precise ser resolvida é o comportamento de Ocon, com Alonso em pista, pois ao longo da prova o francês voltou a segurar o seu companheiro de equipe e só não perderam a posição em pista também para Daniel Ricciardo, pois o piloto teve um decaimento de performance com a aproximação do final da prova.
O time esteve perto de perder terreno na zona de pontuação, mas ainda conseguiu salvar o 8º e 9º lugar. A Alpine segue confiante para a próxima fase do Campeonato, tentando contabilizar a maior quantidade de pontos para se manter à frente da McLaren.
Fernando Alonso entrou de férias deixando uma questão para a Alpine resolver, o piloto anunciou que estava deixando o time francês para defender a Aston Martin na próxima temporada. O time anunciou Oscar Piastri na terça-feira, mas o piloto australiano informou que não tinha assinado nenhum contrato com a Alpine para o próximo ano. O time francês só ficou ciente da saída do piloto espanhol pelo anúncio realizado pelo time rival. Por conta na demora para a negociação do contrato de Piastri, a Alpine pode ter perdido dois grandes nomes de uma vez.
MCLAREN
No início do fim de semana a McLaren apresentou uma boa performance, algo que não aconteceu com muita frequência ao longo da temporada. O primeiro dia de atividades foi bem produtivo, com os dois carros se mantendo entre os dez primeiros, enquanto Lando Norris beliscou um P2 durante o TL2. O ritmo da McLaren chamou bastante a atenção, principalmente com a dupla de pilotos da Mercedes mais apagados.
Com as últimas atualizações, a McLaren ainda precisava verificar o novo pacote e aperfeiçoar os ajustes e foi exatamente isso que a equipe fez nas primeiras atividades de pista.
Mesmo com a distância entre Lando Norris e Daniel Ricciardo na classificação, os dois pilotos avançaram para o Q3. No domingo, a estratégia adotada pela McLaren para os seus dois carros foi bem semelhante, eles começaram a prova com os pneus macios, algo que possibilitou Norris conservar a 4ª posição e Ricciardo brigar com a dupla da Alpine.
LEIA MAIS: Raio-X do GP da Hungria – Aquele com vitória da Red Bull e derrota da Ferrari
Conforme a corrida foi se desenvolvendo, Norris foi ultrapassado pela dupla da Red Bull, enquanto Ricciardo entrou em duelo com Magnussen. Era muito difícil para Norris conservar o P4, mas o P7 foi um bom resultado. A McLaren também usou os pneus duros no final da prova, algo que prejudicou o ritmo do seu carro.
Para Ricciardo a corrida foi um pouco mais complicada, o piloto encontrou a oportunidade de disputar em alguns momentos, mas a sua corrida foi de altos e baixos. Em uma das disputas o australiano atingiu Lance Stroll e desta forma foi penalizado, mas ele também realizou uma belíssima ultrapassagem dupla nos pilotos da Alpine que estavam disputando entre eles. No stint final Ricciardo também lidou com a falta de aderência dos pneus e perdeu várias posições, ficando apenas em P15.
Pós-Férias
É esperado que essa disputa entre Alpine e McLaren perdure pelo restante da temporada. A McLaren vai aperfeiçoar as suas configurações e a Alpine luta para ter um resultado melhor ao final da temporada.
Espera-se que Ricciardo entregue bons resultados, pois a McLaren depende da pontuação dos seus dois pilotos, principalmente em uma fase do Campeonato onde a Alpine tem conseguido bons pontos e terminado corrida com a sua dupla no Top-10.
As confusões envolvendo a Alpine e a definição da sua dupla de pilotos para a próxima temporada deve levar ainda algum tempo para ser definida. Além disso, a McLaren não fica muito atrás, o time que atua em mais categorias realizou a contratação de vários pilotos nestas últimas semanas. O time Papaya também parece estar envolvido na confusão do contrato de Oscar Piastri com a Alpine, onde provavelmente estabeleceu um pré-contrato com o piloto australiano.
Enquanto a novela se estende nas férias, pode influenciar no restante da temporada 2022.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!