AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 3Post

Rafael Câmara conquista segunda vitória na F3 e comanda liderança do campeonato

Em segunda etapa da temporada, Câmara repete bom resultado da abertura do campeonato, com pole e vitória

O brasileiro Rafael Câmara emplacou sua segunda vitória na Fórmula 3. O pernambucano abriu a temporada com pole e vitória e conseguiu repetir o feito na etapa do Bahrein.

Foi a segunda vitória de Câmara em corrida principal, com o resultado o competidor aproveita para ampliar a pontuação. Câmara atingiu os 56 pontos no domingo, contra 30 de Tim Tramnitz e 27 de Callum Voisin e Noah Stromsted.

A corrida foi movimentada, o brasileiro largou da pole, mas foi surpreendido por Voisin pouco depois da largada, na curva 1 do circuito de Sakhir. Atrás estavam Charlie Wurz e Christian Ho.

Foi no terceiro giro que Câmara realizou a aproximação em Voisin e ao fazer o uso do DRS, retomou a liderança na curva 1, mas alguns metros depois, a manobra escolhida pelo rival, devolveu o piloto da Rodin na ponta.

Foram necessárias mais duas voltas para o brasileiro saltar para a ponta. O britânico não conseguiu repetir a manobra anterior, mesmo com as investidas realizadas. Enquanto Wurz e Taponen duelavam pela terceira posição, Câmara e Voisin aproveitaram para abrir distância para os adversários.

A prova seguiu e no giro 14, de uma prova com 22 voltas, Câmara contava com três segundos de vantagem para o segundo colocado.

Mais alguns conflitos pelo grid, até Câmara receber a bandeirada na ponta, com mais de seis segundos de vantagem, durante a sua segunda corrida com a Trident. Voisin precisou se contentar com a segunda posição, já que não conseguiu alcançar o brasileiro, enquanto Tramnitz ficou com a terceira posição, defendendo a MP.

“Acho que foi um resultado muito bom. Ficamos bastante satisfeitos depois do teste, fizemos um bom trabalho, especialmente nos trechos longos, sabíamos que estávamos fortes”, comentou Câmara após a vitória.

“Acho que começamos o fim de semana fortes no TL1, o que nos deu alguma confiança para a classificação. Acho que o fim de semana correu muito bem, exceto pela corrida Sprint, onde tivemos um problema ao ajustar a embreagem corretamente. Tirando isso, a equipe fez um trabalho incrível. Da minha parte, foi bastante decente. Acho que só precisamos continuar trabalhando duro, como sempre fizemos. Ansiosos pela próxima corrida.”

O brasileiro ainda não conseguiu um bom desempenho em provas Sprint, mas conta com o máximo de aproveitamento na corrida principal – sendo o evento que vale mais pontos no fim de semana.

Sobre a Sprint, Rafael disse: “Queria fazer uma corrida limpa hoje, já que não pontuei ontem. Acho que, junto com a equipe, discutimos o problema em detalhes, resolvemos e tudo correu muito bem. Estou muito feliz, acho que só precisamos continuar assim e, com certeza, estaremos fortes para a próxima corrida.”

O brasileiro também foi perguntado se no cenário atual ele se vê como o piloto a ser batido: “Acho que, da minha parte, vou manter a mesma abordagem, foco no meu trabalho. Diria que é quase perfeito começar assim, mas ainda há um longo caminho a percorrer.”

“Ainda faltam oito etapas e tudo pode acontecer. Posso ser o mais rápido agora, mas não sabemos como será a próxima corrida. Estou bastante confiante na equipe que tenho, temos feito um bom trabalho e só precisamos continuar assim, pois lutaremos pelo campeonato no final.”

A temporada da Fórmula 3 é formada por 10 etapas, com duas corridas cada. O próximo confronto acontece em Ímola, no dia 16 e 18 de maio.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo