De todas as coisas que aconteceram durante esse GP da Inglaterra, uma coisa não ficou tão clara pra mim, em Baku Hamilton não sabia o que fazer com o carro para melhorar o seu desempenho, usou o rádio para pedir ajuda da equipe que se negou levando em conta o regulamento, em parte o que aconteceu ali poderia ter sido resolvido por Hamilton assim como Rosberg fez, bastava ter um conhecimento da função dos botões presentes no volante. Mas dessa vez a situação era um pouco diferente, Nico usou o rádio para informar a equipe que estava tendo dificuldade com o carro quando ele entrava na sétima marcha e a sua potência acabava caindo drasticamente, a equipe pediu para ele pular essa marcha e ainda deu instruções pelo rádio para ele melhorariam o seu rendimento.
E ai fica a questão porque ajudar Nico agora e não ter feito o mesmo por Hamilton? Ambos estão em uma disputa interna para conseguir pontos, Nico que começou o campeonato em disparada agora precisa correr atrás do prejuízo e a diferença para o seu companheiro de equipe agora é de apenas de um ponto. O que me deixou confusa foi, se a punição por dar instruções no rádio aconteceu somente depois da corrida e além disso foi acrescentado apenas 10 segundos no tempo final, fazendo com que ele perdesse a segunda posição e caindo para terceiro se essa era a punição porque então não ter ajudado Hamilton ou se a regra era clara enquanto a essas informações porque não houve uma desclassificação? Eu entendo que já que a punição foi apenas de 10 segundos eu bem poderia fornecer ajuda para os meus pilotos mesmo que isso me faça perder uma ou duas posições no grid e para os pilotos da Mercedes agora cada ponto vai fazer a diferença na etapa final, então já que eles não vão perder todos os pontos nós podemos garantir o que der para cada um, desde que nenhum dos carros fique fora da corrida.
A RBR se destacou durante esse domingo. O piloto Max Vestappen mais uma vez soube mostrar a sua maturidade em guiar o carro e evitar a ultrapassagem de Rosberg, que acabou levando 21 voltas para conseguir, além disso Max sabe conservar os pneus muito bem e está sabendo tirar o melhor possível do carro. Riccardo pode ter ficado apagado na corrida mas mesmo assim conseguiu chegar em 4 lugar é um bom resultado para a equipe que está se mostrando melhor em confiança e acerto de carro em relação a Ferrari.
Enquanto a Ferrari soma 204 pontos no mundial de construtores, contra 198 da RBR que se aproxima perigosamente, a Ferrari se mostra perdida, não consegue deixar o carro competitivo o suficiente para brigar com a Mercedes e não consegue ser tão boa para manter um ”segundo” lugar, não adianta continuar mirando na primeira força atual da Fórmula 1 e não considerar a ameaça dos touros. Apresentaram dificuldade no quesito downforce, durante esse GP e eles acreditam que é isso que faz a grande diferença entre eles e a Mercedes. Vettel também acabou rodando e perdeu as posições já conquistadas, mas a estratégia adotada pela equipe dessa vez se mostrou a melhor. Kimi chegou em quinto lugar, não chegou a representar uma ameaça para Rosberg mas sabemos que esse não é o melhor resultado para a equipe que estava acostumada a manter a dianteira no passado.
Mesmo Massa não pontuando nessa corrida, fez boas defesas de posição sobre Fernando Alonso e Hulkenberg, mas sofreu muito com o desgaste dos pneus e não soube administrar essa situação, tendo que fazer um pit stop a mais, na parte final da prova quando estava em nono lugar e caiu para 13°, tentou recuperar as posições perdidas, mas não foi suficiente para acabar na zona de pontuação. Bottas acabou rodando na pista e teve dificuldade para conseguir alcançar a temperatura ideal dos pneus no fim mesmo fazendo um pit stop a menos não conseguiu superar o seu companheiro de equipe.
Felipe Nasr anda fazendo o possível dada as condições atuais do seu carro e vemos que se ele tivesse um instrumento de trabalho melhor conseguiria render mais. Ericsson abandonou a prova logo no começo pois o seu carro teve problemas elétricos.
Comentário bônus: Achei a imagem linda do Hamilton sendo carregado por pessoas do seu país, a Fórmula 1 precisa desse lado mais humano e mais próximo do publico, as vezes fica a sensação que o piloto é uma pessoa de outro planeta, ele pode ser o nosso ídolo mas ele não é um Deus inalcançável, portanto não deixa de ser uma pessoa, esse lado da lente as vezes pode ser quebrado essa proximidade e esse carinho que o Hamilton tem com os seus fãs é impagável.
Nós vemos na próxima corrida que acontece dia 24 de julho na Hungria.