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RÁDIO – HAMILTON VS. ROSBERG A BRIGA QUE PODE NÃO ACABAR ESSE ANO!

De todas as coisas que aconteceram durante esse GP da Inglaterra, uma coisa não ficou tão clara pra mim, em Baku Hamilton não sabia o que fazer com o carro para melhorar o seu desempenho, usou o rádio para pedir ajuda da equipe que se negou levando em conta o regulamento, em parte o que aconteceu ali poderia ter sido resolvido por Hamilton assim como Rosberg fez, bastava ter um conhecimento da função dos botões presentes no volante. Mas dessa vez a situação era um pouco diferente, Nico usou o rádio para informar a equipe que estava tendo dificuldade com o carro quando ele entrava na sétima marcha e a sua potência acabava caindo drasticamente, a equipe pediu para ele pular essa marcha e ainda deu instruções pelo rádio para ele melhorariam o seu rendimento.

E ai fica a questão porque ajudar Nico agora e não ter feito o mesmo por Hamilton? Ambos estão em uma disputa interna para conseguir pontos, Nico que começou o campeonato em disparada agora precisa correr atrás do prejuízo e a diferença para o seu companheiro de equipe agora é de apenas de um ponto. O que me deixou confusa foi, se a punição por dar instruções no rádio aconteceu somente depois da corrida e além disso foi acrescentado apenas 10 segundos no tempo final, fazendo com que ele perdesse a segunda posição e caindo para terceiro se essa era a punição porque então não ter ajudado Hamilton ou se a regra era clara enquanto a essas informações porque não houve uma desclassificação? Eu entendo que já que a punição foi apenas de 10 segundos eu bem poderia fornecer ajuda para os meus pilotos mesmo que isso me faça perder uma ou duas posições no grid e para os pilotos da Mercedes agora cada ponto vai fazer a diferença na etapa final, então já que eles não vão perder todos os pontos nós podemos garantir o que der para cada um, desde que nenhum dos carros fique fora da corrida.

A RBR se destacou durante esse domingo. O piloto Max Vestappen mais uma vez soube mostrar a sua maturidade em guiar o carro e evitar a ultrapassagem de Rosberg, que acabou levando 21 voltas para conseguir, além disso Max sabe conservar os pneus muito bem e está sabendo tirar o melhor possível do carro. Riccardo pode ter ficado apagado na corrida mas mesmo assim conseguiu chegar em 4 lugar é um bom resultado para a equipe que está se mostrando melhor em confiança e acerto de carro em relação a Ferrari.

Enquanto a Ferrari soma 204 pontos no mundial de construtores, contra 198 da RBR que se aproxima perigosamente, a Ferrari se mostra perdida, não consegue deixar o carro competitivo o suficiente para brigar com a Mercedes e não consegue ser tão boa para manter um ”segundo” lugar, não adianta continuar mirando na primeira força atual da Fórmula 1 e não considerar a ameaça dos touros. Apresentaram dificuldade no quesito downforce, durante esse GP e eles acreditam que é isso que faz a grande diferença entre eles e a Mercedes. Vettel também acabou rodando e perdeu as posições já conquistadas, mas a estratégia adotada pela equipe dessa vez se mostrou a melhor. Kimi chegou em quinto lugar, não chegou a representar uma ameaça para Rosberg mas sabemos que esse não é o melhor resultado para a equipe que estava acostumada a manter a dianteira no passado.

Mesmo Massa não pontuando nessa corrida, fez boas defesas de posição sobre Fernando Alonso e Hulkenberg, mas sofreu muito com o desgaste dos pneus e não soube administrar essa situação, tendo que fazer um pit stop a mais, na parte final da prova quando estava em nono lugar e caiu para 13°, tentou recuperar as posições perdidas, mas não foi suficiente para acabar na zona de pontuação. Bottas acabou rodando na pista e teve dificuldade para conseguir alcançar a temperatura ideal dos pneus no fim mesmo fazendo um pit stop a menos não conseguiu superar o seu companheiro de equipe.

Felipe Nasr anda fazendo o possível dada as condições atuais do  seu carro e vemos que se ele tivesse um instrumento de trabalho melhor conseguiria render mais. Ericsson abandonou a prova logo no começo pois o seu carro teve problemas elétricos.

Comentário bônus: Achei a imagem linda do Hamilton sendo carregado por pessoas do seu país, a Fórmula 1 precisa desse lado mais humano e mais próximo do publico, as vezes fica a sensação que o piloto é uma pessoa de outro planeta, ele pode ser o nosso ídolo mas ele não é um Deus inalcançável, portanto não deixa de ser uma pessoa, esse lado da lente as vezes pode ser quebrado essa proximidade e esse carinho que o Hamilton tem com os seus s é impagável  

Nós vemos na próxima corrida que acontece dia 24 de julho na Hungria.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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