Com o início do campeonato da Fórmula 1, alguns casos de Covid-19 estão aparecendo nas equipes. Portanto, muitos já ficam atentos aos pilotos reservas de cada time e as possíveis substituições que podem acontecer durante a temporada 2022.
A realidade é que vários países estão afrouxando as regras para a utilização de máscaras. Daniel Ricciardo testou positivo para o Covid-19 durante a semana de testes no Bahrein, agora é Sebastian Vettel que está fora da etapa de abertura do campeonato.
A própria Fórmula 1 reavaliou os seus protocolos para prevenir a circulação do Covid-19. Agora os participantes do evento não precisam mais realizar testes em intervalos regulares como ocorria até o ano passado. Vemos que a categoria ainda recomenda a realização de testes, mas deixa a obrigatoriedade de lado. Algo poderá até mesmo surtir no aparecimento de novos casos, mas não serão detectados com tanta facilidade.
LEIA MAIS: Vettel testa positivo para o Covid-19 e está fora do GP do Bahrein
Ainda é necessário fazer o uso da máscara em espaços fechados, uma norma que ainda é obrigatória na Fórmula 1. As bolhas foram rompidas, portanto até mesmo as coletivas de imprensa estão ganhando um ar mais natural, com cinco pilotos de times diferentes falando com a imprensa na sexta-feira pela manhã.
Nestes momentos em que membros de equipes diferentes vão estar em convívio, ainda será necessário usar a máscara. Mas para circular nos eventos da Fórmula 1, a vacina é obrigatória, portanto, todos foram vacinados.
Como a Covid-19 ainda não desapareceu e variantes continuam surgindo, o ambiente está se tornando propício para a circulação do vírus. Alguns vão descobrir que contrariam o vírus ao sentir os primeiros sintomas, outros devem passar ilesos, participando das atividades de convívio comum sem saber se contraíram o Covid-19 ou não.
A seguir, confira a lista de pilotos reservas de cada time:
Mercedes: o time conta com Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries, os dois pilotos disputam atualmente a Fórmula E, mas são os pilotos reservas do time;
Red Bull: Sébastien Buemi permanece como piloto reserva da equipe, pois nunca perdeu o apoio da equipe austríaca. O time também contava com Jüri Vips, mas após os caso de racismo e fala homofobica a Red Bull retirou o piloto desta função, agora Liam Lawson atua como piloto reserva da Red Bull e AlphaTauri.
Ferrari: para a temporada 2022, o time italiano contará com Mick Schumacher e Antonio Giovinazzi. Os dois pilotos vão se revezar na função, pois Giovinazzi está disputando na Fórmula E, enquanto Schumacher ocupa uma vaga na Haas;
McLaren: atualmente a McLaren depende dos pilotos reserva da Mercedes, pois por conta do contrato de motores que tem com a equipe alemã, também pode usar Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries. Outro detalhe é que a Alpine ofereceu Oscar Piastri ao time para a temporada 2022, visando o acúmulo de quilometragem e parte do seu processo de aprendizado;
Alpine: o time francês conta com Oscar Piastri, campeão da F2 em 2021, que também é piloto de testes da equipe;
Aston Martin: Nico Hülkenberg ainda é o piloto reserva da Aston Martin, o piloto alemão acompanha o time. Quando a equipe ainda era Racing Point, Hülkenberg substituiu Sergio Pérez e Lance Stroll na temporada de 2020, quando os pilotos testaram positivo para o Covid-19;
AlphaTauri: a equipe também conta com Sébastien Buemi, piloto que faz parte do programa da Red Bull. Liam Lawson assumiu a função de piloto reserva com o andamento da temporada 2022;
Williams: a Williams não tem um piloto confirmado como reserva, acredito que pode usar os pilotos da Mercedes pelo contrato de motores, mas é mais provável que Jack Aitken seja acionado se surgir uma necessidade – como ocorreu no GP de Sakhir em 2020, quando Russell correu pela Mercedes;
Alfa Romeo: Robert Kubica é o piloto reserva da equipe, o patrocínio da Orlen estampa o carro da Alfa Romeo por conta de sua participação no time;
Haas: o piloto reserva da Haas segue sendo Pietro Fittipaldi, o brasileiro pode assumir o carro da Haas, assim como já fez ao final da temporada 2020;
Os times podem realizar substituição dos pilotos ao longo do final de semana. O artigo 32 do regulamento esportivo trata as mudanças que podem ser realizadas ao longo do fim de semana.
Durante um fim de semana de corrida, as equipes podem usar no máximo quatro pilotos e uma substituição para cada um dos pilotos titulares. As alterações precisam ser realizadas antes do início da classificação, mas precisa ser reconhecida pelos comissários. Aquelas mudanças em decorrência de força maior, são analisadas individualmente. Só podem guiar os carros aqueles que tem superlicença.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!