Depois do cancelamento do GP da Emilia-Romagna pela Fórmula 1, a rodada tripla se torna uma rodada dupla, com as provas de Mônaco e Espanha acontecendo nas próximas duas semanas. Com a Fórmula 1 deixando de sediar o evento, Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA também tiveram as suas etapas canceladas.
A decisão da categoria tem por objetivo prezar pela segurança de todos os envolvidos no evento, além da torcida. A região da Emilia-Romagna está sofrendo por conta das fortes chuvas, a população tem lidado com as inundações. Optando pela atitude mais sensata, a categoria acatou as escolhas do governo local e de outras autoridades para realizar o cancelamento da etapa.
LEIA MAIS: Por conta das fortes chuvas em Ímola, F1 opta pelo cancelamento do GP da Emilia-Romagna
Porém, o fim de semana é de muita velocidade. Começando pelas 500 milhas de Indianápolis. Embora a prova não seja disputada neste fim de semana e esteja programa para acontecer no dia 28 de maio, a categoria está no circuito realizando vários treinos e se preparando para uma das provas mais icônicas do automobilismo.
A classificação será realizada entre os dias 20 e 21 de maio. As informações para a formação do grid você pode conferir no nosso quadro:
A Stock Car estará em Tarumã para a disputa da terceira etapa do calendário. Atualmente Ricardo Maurício é o líder do campeonato, somando 70 pontos, contra os 66 obtidos por Gabriel Casagrande. Depois da corrida em Interlagos, a categoria se encontra para mais uma disputa que promete ser bem acirrada.
Esse é o retorno de Tarumã ao calendário, depois de seis anos a Stock Car volta ao autódromo. Os times estão otimistas para uma prova movimentada, pois eles chegam em pé de igualdade, já que tem muito tempo que a categoria não visitava o local.
A F1 Academy por sua vez disputará a terceira etapa do calendário, com a prova acontecendo no Circuito de Barcelona. A categoria 100% feminina esteve em outro autódromo espanhol, disputando a segunda etapa do Campeonato no Circuito Ricardo Tormo.
Um pouco sobre a segunda rodada:
Nerea Martí faturou a pole para a primeira corrida, enquanto Marta García ganhou o direito de iniciar a terceira prova da liderança. García tem se destacado na categoria, demonstrando um bom desempenho e uma performance que chama a atenção desde a W Series.
Na corrida 1, foi Martí que começou na ponta, mas Hamda Al Qubaisi, da MP Motorsport assumiu a liderança na primeira curva e faturou a vitória. Depois que sua irmã venceu no Red Bull Ring, a pilota também buscava a sua primeira vitória na F1 Academy.
Chloe Grant que tinha largado da terceira posição, foi ultrapassada pela sua companheira de equipe, Lena Bühler, acompanhada por Amna Al Qubaisi, da MP Motorsport. A batalha seguia na ponta, com Martí tentando diminuir a diferença para Hamda, enquanto Marta García que também estava correndo em casa tentava escalar o grid.
Chegando ao final da prova, Hamda já tinha construído uma boa vantagem para Martí. Amna que era a terceira colocada recebeu duas penalidades de 5 segundos por ter extravasado os limites de pista, desta forma Bühler herdou a posição. Os problemas ligados aos limites de pista chamaram a atenção na etapa, pois várias pilotas foram punidas depois da classificação, gerando uma alteração na ordem de largada.
Corrida 2
Por conta do grid invertido, Bianca Bustamante começou a corrida dois da pole e partiu para obter a sua primeira vitória na temporada 2023 da F1 Academy. Bustamante dividiu a primeira fila com a sua companheira de equipe, Chloe Chong, mas o que poderia ser uma batalha entre elas não durou muito, pois Lena Bühler saltou para a segunda posição.
O Safety Car apareceu na pista ainda na primeira volta, pois Emely de Heus e Carrie Schreiner se tocaram, com a pilota holandesa ficando presa na brita. Abbi Pulling também foi atingida.
Depois da relargada, Marta García foi escalando o pelotão, recuperando seis posições para ocupar o oitavo lugar. A espanhola não parou por aí, buscando um resultado melhor, terminou à frente de Chong.
Bustamente precisou controlar uma certa diferença para Bühler que mirava a vitória. Enquanto Hamda Al Quebaisi também participava da batalha. Bustamante recebeu a bandeirada na primeira posição, seguida por Bühler e Hamda. Amna foi a quarta colocada, se posicionando à frente de García, Chong e Grant.
Corrida 3
Para completar o fim de semana, Marta García conquistou a sua terceira vitória na F1 Academy. A pilota fez o seu trabalho muito bem desde a largada. O pódio dessa prova foi formado por Nerea Martí e Abbi Pulling.
Pulling pilota da Rodin Carlin foi ultrapassada por Martí na curva 1 e caiu para a terceira posição. Enquanto García comandava a ponta e logo estabeleceu uma vantagem de 2 segundos para a adversária.
Outras batalhas aconteciam pelo grid, como foi a disputa de Jessica Edgar com Lola Lovinfosse da ART Grand Prix e a dupla da MP Motorsport formada pelas irmãs Al Qubaisi. Infelizmente nesse duelo, Edgar terminou com alguns danos na asa dianteira e foi forçada a passar pelos boxes para que seu carro passasse por reparos.
A batalha pela vitória ficou ainda mais intensa depois da presença do Safety Car, Lovinfosse e Chloe Grant se tocaram. A pilota francesa rodou e foi para a brita, dessa forma as batalhas foram neutralizadas quando restavam seis voltas para o final.
Após a largada ser autorizada, Grant recebeu uma punição de 5 segundos por conta dos limites de pista. Com o grid próximo outra vez, as pilotas tentavam aproveitar a oportunidade para obter uma posição melhor antes do encerramento da prova.
García precisou construir novamente uma distância para Martí. Antes da bandeirada, Chloe Chong e Megan Gilkes bateram, com os dois carros seguindo para a brita. Foi uma oportunidade para que Edgar conseguisse se recuperar e obter a última posição que dá direito aos pontos na F1 Academy.
Em mais uma excelente exibição, García venceu a prova no Circuito Ricardo Tormo.