AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Punições por troca de motor: Red Bull de Verstappen pode necessitar de mais uma alteração antes do final da temporada

Verstappen pode lidar com mais uma punição até o final do campeonato, por conta de uma mesma peça do motor

Max Verstappen pode enfrentar mais uma punição por troca de motor, para conseguir encerrar a temporada 2024 da Fórmula 1.

Na Bélgica o piloto passou por uma troca do motor de combustão interna (ICE), com a peça introduzida, Verstappen perdeu dez posições no grid de largada. O problema gerado no GP do Canadá acarretou alguns problemas para a equipe, a Red Bull precisou fazer uma substituição em Spa, escolhendo o traçado por ser mais fácil de realizar ultrapassagens.

Porém, acredita-se que para Verstappen encerrar a temporada, será necessário Verstappen usar mais um ICE no seu RB20. Se a nova troca acontecer, o holandês perde apenas cinco posições no grid de largada. No entanto, se for outro elemento trocado, que excede as trocas permitidas em 2024, aí o holandês perderia dez posições.

A questão é que agora restam apenas seis etapas para o final do campeonato e três delas contém uma Sprint. Em Austin a Red Bull provavelmente não realizará a troca, pois o carro está com uma série de novidades e a equipe deseja testar as atualizações.

LEIA MAIS: Após troca de motor, Verstappen e Tsunoda recebem punição no GP da Bélgica

No México, as ultrapassagens são mais complicadas, pois o efeito do DRS é bem limitado. São Paulo seria uma boa opção, apesar da Sprint, é um traçado curto, que permite mais ultrapassagens e a estratégia conta bastante. Fora que existe a possibilidade de um Safety Car, para aproximar o pelotão.

Porém, em Interlagos, também é necessário levar em consideração a imprevisibilidade do clima, algo que também apimenta a competição, principalmente se o piloto depende de uma boa classificação, para evitar danos maiores no domingo. Veremos o que acontecerá.

Situação dos motores de cada uma das equipes em Austin – Foto: reprodução FIA

Vale ressaltar que nesse momento do campeonato, a maioria dos competidores pode ter uma punição por troca de motor. Qualquer falha ou uma peça mais gasta, pode gerar uma penalidade para os pilotos, e as útimas provas do calendário são bem exigentes. O que as equipes fazem, neste momento, é tentar combinar os elementos do motor, para fazer as unidades de potência resistirem até Abu Dhabi.

A dupla da Alpine, assim como Yuki Tsunoda já usaram cinco motores neste ano, rendendo punições para os pilotos. Embora em 2024 seja permitido usar quatro motores, um calendário com 24 corridas e alguns problemas no meio do caminho, fazem as equipes ficarem em alerta para as punições nestas últimas seis corridas.

A Red Bull está obviamente de olho na possibilidade de Lando Norris e da McLaren também precisarem de uma troca adicional, para concluir o ano.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo