Neste fim de semana a Stock Car está em Goiânia para a realização da primeira etapa da temporada 2024. O GP Wilson Fittipaldi Júnior será disputado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, com o intuito de prestar um tributo ao ex-piloto, idealizador e líder da única equipe brasileira da história da Fórmula ‘, a Copersucar-Fittipaldi.
Wilsinho faleceu na última sexta-feira (23/03) em São Paulo aos 80 anos, o ex-piloto foi vice-campeão da Stock Car em 1991. A Stock Car optou por realizar uma homenagem neste início de temporada, marcando a memória do competidor.
O novo campeonato é uma oportunidade para todas as equipes e pilotos que vão guiar nesta temporada. Além disso, a categoria está estreando um novo formato de fim de semana, contando com prova Sprint e Corrida Principal.
O novo formato
Sexta-feira: os pilotos vão realizar os treinos livres como parte da preparação para o fim de semana e reconhecimento do traçado;
Sábado: classificação e uma prova sprint de 30 minutos;
A classificação será dividida ainda em Q1, Q2 e Q3. No Q1 serão formados dois grupos com 16 carros, de cada um desses grupos avançam os 10 melhores para a segunda fase. No Q2 os competidores vão se enfrentar para ficar entre os oito primeiros colocados. O Q3 será composto por uma batalha dos oito melhores para encerrar a formação do grid.
Esse grid será usado para a corrida principal disputada no domingo. O grid da prova Sprint do sábado será formado pela inversão dos 12 primeiros colocados.
Corrida Sprint: disputada em 30 minutos. Contará com uma janela de pit-stop mais longo para oferecer segurança. É obrigatória a troca dos quatro pneus, mas sem a necessidade da realização do reabastecimento.
Domingo: corrida principal om duração de 50 minutos. Novamente é necessário a troca dos 4 pneus no pit-stop, enquanto o reabastecimento fica à critério da equipe.
LEIA MAIS: Faleceu o ex-piloto de Fórmula 1 Wilsinho
O novo formato é uma forma que a categoria encara de permitir que os pilotos possam participar do fim de semana, sem ser prejudicados em duas corridas. No formato antigo quando as provas eram realizadas uma seguida da outra, se um carro apresentasse problema, o time nem sempre tinha tempo para solucionar o problema.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.