Gabriel Bortoleto é promovido para a pole na etapa do Bahrein da Fórmula 2. O indiano Kush Maini, companheiro do brasileiro na Invicta Racing, foi desclassificado após a classificação realizada nesta quarta-feira (29) no Circuito do Sakhir.
Os carros passaram por uma avaliação técnica da FIA, que ao analisar o carro de Maini descobriu que a altura da barra externa dianteira esquerda do carro, estava abaixo da altura mínima exigida pelo regulamento. Como o carro não estava dentro do que é solicitado pelo regulamento técnico, o piloto indiano passou por uma desclassificação.
BREAKING: Kush Maini has been disqualified from the Formula 2 Qualifying session in Bahrain
Following post-qualifying inspections, the Stewards ruled that the height of the left undertray front external strake of Kush's car was below the required minimum height and therefore… pic.twitter.com/TxxWRcQjvR
— Formula 2 (@Formula2) February 29, 2024
Bortoleto tinha faturado a segunda posição, após anotar 1m41s915. O brasileiro promovido para a pole, começará a corrida principal deste sábado comboiando o grid com a primeira posição. A Invicta perde o controle da primeira fila após a desclassificação do indiano.
A punição de Maini também altera o grid de largada da Sprint, Taylor Barnard, da PHM Racing tinha faturado a décima posição e com a inversão dos dez primeiros colocados na corrida do sábado, o piloto seria o pole. No entanto, é Jak Crawford, da DAMS que fatura agora a décima posição.
No domingo Bortoleto dividirá a primeira fila com Isack Hadjar, da Campos. Se sequência estão Zane Maloney (Rodin), Dennis Hauger (MP Motorsport), Ritomo Miyata (Rodin), Zak O’Sullivan (ART Grand Prix), Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort), Victor Martins (ART Grand Prix), Taylor Barnard (PHM AIX Racing) e Jak Crawlford.