AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Problemas nos pit-stops seguem afetando a McLaren; solução definitiva só virá no próximo ano

A equipe reconhece que o problema está ligado ao design das pistolas de pit-stop e promete uma solução definitiva apenas para o próximo ano

A McLaren tem lidado com problemas no pit-stop nos últimos eventos, mas a equipe não espera contar com uma solução completa até o próximo ano. No entanto, a equipe está em busca de algumas melhorias para o término do campeonato.

Ao menos nos últimos três eventos, Lando Norris e Oscar Piastri foram acometidos por uma troca lenta de pneus. Tanto no GP da Itália quanto no GP do Azerbaijão, a McLaren enfrentou dificuldades no pit-stop do britânico, que acabou perdendo tempo precioso nos boxes. O GP da Itália gerou ainda mais polêmica, quando a equipe solicitou a inversão de posições entre seus pilotos, mesmo sem qualquer relação do australiano com os problemas nos boxes.

No Azerbaijão, Norris era o único carro da McLaren em ação após o abandono precoce de Piastri, o que aumentava a expectativa de um pit-stop sem falhas. Ainda assim, na volta 38, a parada do britânico durou 4s1, devido a problemas na pistola da roda dianteira direita que impediram a conclusão rápida do serviço.

O erro nos boxes fez com que Norris retornasse à pista atrás de Charles Leclerc e Liam Lawson, mas o britânico conseguiu ultrapassar Leclerc apenas duas voltas depois, recuperando parte do terreno perdido.

Na última prova, em Singapura, foi a vez de Oscar Piastri passar sufoco. Depois de um pit-stop perfeito com Norris, o de Piastri durou 5.25 segundos, semelhante ao 5.7 de Norris na Itália.

O problema chama a atenção, pois a equipe é dona das melhores marcas de pit-stop da temporada. Em Monza Piastri conseguiu um pit-stop de 1.91 segundos, enquanto na Hungria o pit-stop de ambos foi na casa de 1.94s.

Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, comentou que o problema está relacionado ao “hardware”, indicando ser uma questão relacionada ao design das pistolas de pit-stop.

“Sabemos que, do ponto de vista do hardware, nosso hardware torna a operação, o disparo, um pouco mais complexo do que deveria ser”, explicou Stella.

“Nós identificamos isso. Estamos aplicando algumas correções, que serão principalmente para o ano que vem. Mas, ao mesmo tempo, estamos trabalhando com nossa equipe de box para garantir que possamos mitigar algumas dessas dificuldades introduzidas pelo hardware.”

“Há bastante trabalho de revisão, correção, testes e prática na fábrica com o equipamento. É uma atividade muito holística e ampla. Mas estou feliz com o que vejo nas revisões, ações e planejamento para o futuro.”

Atualmente a McLaren está em uma situação que precisa evitar erros, principalmente nos boxes, para não comprometer a conquista do título por um dos seus pilotos; mas ainda pode influenciar diretamente em qual deles conquistará o campeonato no final do ano. Além disso, com a crescente da Red Bull, os erros da McLaren ficam ainda mais evidentes.

“Para verificar, vimos que, quando você faz a média do tempo de pit stop, ele é praticamente o mesmo ao longo da temporada para Lando e Oscar”, comentou Stella, descartando que esse seja um problema por algo de errado que o britânico esteja realizando em pista.

“É apenas uma coincidência, devido à curta janela de observação dos últimos eventos que se acumularam do lado do Lando. Mas, na verdade, os dados não parecem corroborar isso ao longo da temporada.”

Os pit-stops são intensamente treinados pelas equipes de mecânicos, tanto durante os fins de semana de corrida quanto nas fábricas. O objetivo é aprimorar a execução individual e o trabalho em equipe, corrigindo detalhes como o posicionamento do carro e o sincronismo dos mecânicos, além de refinar todos os aspectos envolvidos na troca de pneus para torná-la o mais precisa e rápida possível.

@oficialboletimdopaddock

Que trabalho ruim de box é esse #McLaren ? No final da temporada, com a decisão do título batendo na porta… já são duas corridas sem conseguir fazer um bom pit-stop com o Norris… Se bem que ele tá na F1 para se divertir, mas assim não dá! #F1noBP #fyp #norris #landonorris

♬ som original – BPCast

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading