O GP do Bahrein marcará mais uma vez a abertura do campeonato. Desde que a pandemia de Covid-19 começou, a Fórmula 1 precisou encontrar alternativas para realocar as corridas no seu calendário e cumprir o cronograma. Em 2020 duas provas foram disputadas no circuito do Sakhir, para a temporada 2021 começaram a temporada realizando os testes de pré-temporada, assim como a abertura do campeonato. Para 2022 vão repetir a fórmula.
Foram realizados três dias de teste no Bahrein e alguns times praticamente apresentaram carros novos, pois promoveram muitas mudanças em seus equipamentos pós-Barcelona.
Vimos uma tentativa das equipes de solucionar o ‘porpoising’, aqueles pulinhos que os carros dão conforme ocorre a ação do efeito solo. As equipes instalaram novos assoalhos, testaram novas configurações – alguns até ficaram mais próximos da solução, mas provavelmente esta questão levará um tempo para ser completamente resolvida.
Ninguém ainda sabe a real performance de cada time, durante a realização de testes, não foram reveladas muitas coisas. Os carros andavam com os tanques cheios, com foco para identificar o seu ritmo em pista e a durabilidade das peças. Seguindo seus cronogramas individuais, ainda que alguns times tenham se destacado na questão da confiabilidade, algo mais real e palpável só será visto durante a classificação do GP do Bahrein.
Pista
A prova será disputada no traçado regular, desta forma não vamos ver novamente atuação destes carros no anel externo do circuito do Sakhir. A pista projetada por Hermann Tilke está no calendário da F1 desde 2004.
O traçado utilizado tem 5.412 KM e conta com áreas de escape bem generosas. Provavelmente ao longo do fim de semana vamos ver alguns pilotos extravasando os limites de pista, pois os carros estão difíceis de guiar. As áreas de escape também se fazem necessárias neste traçado, pois são uma tentativa de conter a invasão da areia ao traçado regular.
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O asfalto é bem abrasivo, portanto, a Pirelli fornecerá a sua gama mais dura de pneus para este final de semana. Os pilotos vão usar o C1 (duro – faixa branca) C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha), mas talvez ainda seja necessário realizar duas paradas.
Um detalhe importante, é que os pilotos vão poder iniciar a corrida com os pneus de sua preferência. Aqueles competidores que conseguirem avançar do Q2 ou Q3 não vão precisar começar a prova com o composto que fizeram a sua melhor volta durante a segunda fase da classificação. Desta forma é possível que em algumas pistas os pilotos comecem a corrida na mesma estratégia.
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O calor é intenso no Bahrein, mas como a prova é disputada no início da noite, as temperaturas vão caindo conforme a prova avança.
Mudança no fim de semana da Fórmula 1
Como foi anunciado no final do ano passado, o formato do fim de semana da Fórmula 1 mudou. Antes na quinta-feira os pilotos participavam das coletivas de imprensa, mas agora elas foram realocadas para a sexta-feira antes dos treinos livres.
Esse mecanismo deixa a agenda dos pilotos mais livre no início da quinta-feira, mas eles ainda vão estar presentes no circuito para fazer a volta de reconhecimento na pista com os seus engenheiros. As equipes contam com três horas e meia para fazer aquela caminhada, enquanto a FIA utilizará esse dia para fazer as últimas inspeções na pista e verificação dos sistemas de sinalização.
A conferência de imprensa portanto foi transferida para a sexta-feira. Ela vai durar duas horas e os pilotos serão divididos em grupos maiores, com cinco pilotos em cada um deles. A atividade deve ser encerrada 90 minutos antes do primeiro treino livre acontecer.
A coletiva com os chefes de equipe que antes ocorria na sexta-feira, foi transferida para o sábado. Ocorrendo uma hora e meia antes do TL3.
A duração dos treinos livres permanece inalterada, portanto, os times vão contar com uma hora no TL1 e TL2. A atividade é fornecida para as verificações dos carros, estabelecimento de acertos e a preparação para o restante do fim de semana.
Fórmula 2 e Fórmula 3
No Bahrein as duas categorias de base vão dar suporte ao evento da Fórmula 1. Será um novo campeonato empolgante, agora com um calendário mais amplo e a utilização de mais pistas ao longo do ano. A Fórmula 2 terá 14 eventos em 2022, enquanto a Fórmula 3 conta com nove pistas em seu calendário.
As categorias de base retomaram o formato antigo das etapas. Os pilotos não estavam gostando muito de disputar três provas por final de semana, mas ficar com um calendário espaçado ao longo do ano.
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Por conta da realização de três corridas por fim de semana, em 2021 a Fórmula 2 e a Fórmula 3 tiveram que se separar.
A mecânica do fim de semana das categorias será realizada desta forma:
- O fim de semana dos dois campeonatos terá um treino livre, uma classificação e duas corridas;
- O treino livre terá a duração de 45 minutos e a classificação de 30 minutos;
- A classificação vai definir o grid de largada para a corrida principal que será disputa no domingo;
- O grid de largada no sábado na F2 será determinado pela inversão do Top-10, mas na F2 inverte-se o Top-12;
- A ordem entre Sprint Race no sábado e Feature Race (Corrida Principal) no domingo permanece;