Com a expansão da Fórmula 1 no Oriente Médio, o GP da Arábia Saudita é uma recente aquisição ao calendário da categoria. O Circuito de Jeddah Corniche estreou em dezembro de 2021, sendo uma das pistas de rua mais veloz do calendário.
Assim como no ano passado a Arábia Saudita será palco da segunda corrida do ano. Em 2022 a Ferrari começou o campeonato na liderança, enquanto a Red Bull não completou a primeira prova do ano. Porém, em Jeddah, Sergio Pérez tinha conquistado a pole, enquanto Max Verstappen faturou a vitória.
Após uma pausa de quinze dias, existe muita expectativa para ver o comportamento dos carros neste traçado. A Red Bull dominou a prova no Bahrein, mas também é necessário levar em consideração que os testes de pré-temporada foram realizados no mesmo traçado. O Circuito de Jeddah é um traçado de rua, extremamente veloz e que exige configurações diferentes das usadas pelas equipes no Bahrein.
Também existe a expectativa para ver como a Ferrari se sairá neste traçado, pois Jeddah tem um asfalto menos abrasivo que o do Circuito do Sahkir. A corrida noturna favorece a realização da prova em um traçado com temperaturas mais baixas, talvez o carro da Ferrari se comporte um pouco melhor com o desgaste dos pneus. Outro ponto de observação é o problema enfrentado por Charles Leclerc no Bahrein que levou ao abandono do monegasco.
Após uma excelente exibição da Aston Martin na primeira prova do ano, é claro que todos querem saber o que mais a equipe tem para oferecer. Fernando Alonso estava seguro do seu desempenho no traçado da primeira prova do ano, mas quer ver o que o AMR23 pode fazer um traçado tão veloz. Sabemos que a recuperação de Lance Stroll também é algo que gera muita curiosidade, pois o traçado de Jeddah exige que o piloto se force ao limite se quiser ter um bom desempenho.
Entre as equipes que não conquistaram pontos na primeira prova do ano, a McLaren é a que promove uma atenção maior, pois Oscar Piastri não completou a corrida e Lando Norris passou por um problema que levou o piloto a realizar diversas paradas enquanto o GP do Bahrein acontecia.
Características da pista
Por mais que Jeddah ainda não tenha caído no gosto dos fãs da categoria, o traçado já é conhecido como a pista de rua mais veloz do calendário e um dos traçados mais longos. Em termos de velocidade média, Jeddah perdeu apenas para Monza.
O circuito conta com 27 curvas, mas 79% da volta é realizada com o pé embaixo. O traçado é extremamente desafiador, não apenas pela velocidade que é obtida, mas também por ser um circuito que exige muito da atenção dos competidores.
Ao longo desses três anos, vários ajustes aconteceram no traçado, tudo para tentar melhorar a segurança dos competidores, bem como a visibilidade. Com alguns pontos cegos, é natural se deparar ao longo do fim de semana com várias reclamações dos competidores. Quando algum piloto desacelera em um ponto inesperado, sempre existe aquela tensão de uma possível batida, pois nem sempre é possível visualizar o que está acontecendo no trecho à frente.
Jeddah entrou para o calendário ocupando o posto de segundo traçado mais longo da temporada, sendo superado apenas por Spa-Francorchamps, ele tem 6.174 KM, onde 50 voltas serão completadas pelos pilotos no domingo.
Assim como todo o circuito de rua, os pilotos vão testando o limite dos seus carros e máquinas e passando cada vez mais rentes ao muro para extrair todo o potencial do equipamento. O grande problemas fica por conta do asfalto, a pista não tem uma boa aderência, pois a superfície geralmente está suja por conta da areia que é soprada para o circuito.
Porém, o asfalto não é tão abrasivo e por ser uma corrida noturna é possível trabalhar com a estratégia de apenas uma parada. Max Verstappen venceu a última prova realizada no traçado largando com os pneus médios, trocando para os compostos duros na volta 16 – na verdade essa estratégia foi a mais utilizada pelo pelotão em 2022.
A Pirelli fornecerá a gama intermediária de pneus nesta etapa, são eles: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). Como os compostos e essa escolha se comportaram bem na pista, a fornecedora de pneus não promoveu alterações para a corrida de 2023.
Os pneus são bem exigidos, mesmo que não seja pela ação da abrasividade, os compostos lidam com as forças laterais, além dos trechos de frenagem, desta forma é melhor trabalhar com a gama intermediária de compostos e não com uma escolha um pouco mais macia.
Um desafio constante em corrida noturnas é gerenciar a temperatura dos pneus, principalmente no momento que está deixando o pit-lane após uma troca de compostos.
Outras alterações no traçado
Como foi mencionado no início do texto, o traçado de Jeddah passou por algumas modificações desde a sua estreia no calendário. A pista foi projetada rapidamente e após os competidores experimentarem o traçado, algumas reclamações ocorreram.
Pela falta de visibilidade em alguns pontos e a proximidade com os muros, barreiras de contenção e ângulo das curvas foram alterados. Bom, para a prova deste ano o traçado passou por novas alterações.
Algumas novas zebras foram instaladas nas áreas de escape, das curvas 3, 14, 19, 20 e 21. Zebras de metal foram substituídas por chanfradas nas curvas 4, 8, 10, 11 e 17.
Muretas que são usadas para a proteção foram reposicionadas nas curvas 14 e 20, afastadas do circuito em 7,5 e 5 metros, respectivamente. Como as curvas 8 e 10 passaram por alteração para melhorar a visibilidade na entrada, enquanto as curvas 22 e 23 foram modificadas para diminuir a velocidade em 50 km/h.
A FIA também informou que algumas alterações seriam realizadas na utilização do DRS, pois por conta da proximidade dos carros em alguns circuitos eles estão optando por reduzir as áreas de ativação ou o ponto de detecção. O terceiro ponto de detecção do DRS em Jeddah foi movido para depois da curva 27, evitando que batalhas controversas que acontecem nas últimas duas provas.
Fórmula 2
A Fórmula 2 vai acompanhar a F1 neste fim de semana na Arábia Saudita, as provas prometem ser bem disputadas. No Bahrein Théo Pourchaire teve um desempenho excepcional, cravando a pole com sobra e travando boas disputas na corrida Sprint para terminar no Top-5. Pourchaire venceu a corrida principal no domingo e começou o campeonato na liderança.
Ralph Boschung que terminou a prova Sprint com uma vitória e cravou o segundo lugar no pódio no domingo é o vice-líder do campeonato. Théo somou 32 pontos, contra 28 obtidos pelo piloto suíço.
No ano passado o campeão da Fórmula 2, Felipe Drugovich dominou a etapa em Jeddah enquanto Théo Pourchaire terminou a rodada sem conquistar pontos.