ColunistaFórmula 1Fórmula EPost

Preview Fórmula E, terceira Etapa será realizada em Santiago e Sam Bird voa para se manter em alta no Parque o’Higgins

A Fórmula E retorna no dia 18 de janeiro para disputar a terceira etapa da temporada, a categoria vai passar pela terceira vez no Chile. São 24 pilotos se enfrentando em Santiago.

O Parque O’Higgins é o palco desta disputa, sendo o segundo maior parque da cidade e o responsável por atrair diversos eventos importantes como o Lollapalooza, desta forma se torna um local de grande procura pelos turistas.

lll Pista

O circuito anti-horário fornece 11 curvas mescladas com boas retas espalhadas por todo o seu comprimento. A pista foi redesenhada em alguns pontos para este ano, o pit-lane foi realocado e a chicane que ficava entre a curva 7 e 8 foi removida, o trecho entre a curva 9 e 11 sofreu uma boa alteração.

Traçado utilizado em 2019.
Traçado a ser utilizado em 2020.

A pista mistura a boa aderência em alguns trechos (curva 2 a 8) e baixa aderência (curva 9 a 1) em outros, o pneu traseiro direito é o que mais sofre com o desgaste. O traçado é bem exigente e requer uma boa configuração para o eixo dianteiro. Os melhores pontos de ultrapassagem ficam localizados na primeira curva e a nona; já o ponto do Modo Ataque fica na parte externa da curva 3. 

Na quarta temporada (2017-2018), enquanto a Fórmula E se deslocava da África para a América do Sul,  o novo carro que seria utilizado a partir da temporada 2018-2019 foi anunciado e chocou os amantes da categoria: seu desenho consistia na utilização do halo, além disso tinha um grande difusor e pouca asa traseira, deixando-o com cara de protótipo por cobrir as rodas. A categoria também anunciava o fim do pit-stop, por conta da autonomia da bateria que havia aumentado.

lll  Relembre a Corrida da Temporada 2018/2019

A prova de Santiago foi disputada como a terceira etapa do campeonato, Sam Bird conquistou a vitória, após travar uma intensa disputa com Pascal Wehrlein, mas o início da prova merece destaque pois Bird induziu Sebastien Buemi ao erro. Daniel Abt completou o pódio com a terceira posição e ainda foi dono da volta rápida com 1:11:263, garantindo mais um ponto para o campeonato.

Assim como a corrida realizada em na temporada de 2017/2018, as coisas não foram fáceis para Lucas Di Grassi, o brasileiro sofreu punição e largou da última posição, terminando apenas no décimo segundo lugar.

Felipe Massa tinha grandes chances de terminar na nona posição, mas foi prensado no muro de contenção por Oliver Rowland e teve a suspenção danificada, causando o seu abandono.

Leia também: Calor, punições confusas e umas pitadas de sorte: Sam Bird brilha em Santiago

E por falar em abandono, ainda no inicio da prova surgiu algumas dúvidas quanto a duração da bateria dos carros, por conta das altas temperaturas na pista, a medida que a prova tinha desenvolvimento a pista de 42°C, passava a ter picos com 46°C e este aparentava ser o motivo do abandono de Tom Dillman.

Bird cruzou a linha de chegada com 3% apenas de bateria, assumindo a liderança do campeonato com 43 pontos. Na tabela de pilotos d’Ambrosio era o segundo colocado, com 42 pontos e mesmo sem completar a prova Félix da Costa era o terceiro colocado, distante dos líderes com apenas 28 pontos.

lll Vencedores anteriores

2019 – Sam Bird, Enivision Virgin Racing
2018 – Jean-Eric Vergne, Techeetah – Renault

A corrida em Santiago começará no sábado às 15h30, marcando o 61º E-Prix, a corrida tem duração de 45 minutos, mais uma volta . Com 41 pódios e 1.127 pontos, o Audi Sport ABT Schaeffler ocupa o primeiro lugar na tabela de classificação.

 

 

 

Subscribe to
BPCast

Or subscribe with your favorite app by using the address below

 

Etiquetas
Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Fechar