A Fórmula 1 desembarca no Catar para a penúltima etapa da temporada, após o agitado GP de Las Vegas. A prova será realizada no Circuito Internacional de Lusail, palco de desafios que marcaram a edição anterior.
A última corrida nos Estados Unidos contou com vitória de George Russell, com Lewis Hamilton completando a dobradinha. O time conseguiu aproveitar de uma melhor forma as adversidades geradas pela pista fria, para apresentar um bom rendimento.
Para a prova no Catar, não é esperado que a Mercedes consiga repetir o feito, pois a pista vai estar bem mais quente, cenário que não favorece o seu carro. A Ferrari então espera que possa conseguir um resultado melhor, até para intensificar o seu duelo com a McLaren.
Como o time britânico não foi bem em Las Vegas, a dupla da Ferrari descontou bons pontos, deixando a equipe italiana confortável, pois estão separados por apenas 24 pontos da McLaren. O duelo do Mundial de Construtores está bem aberto neste momento do campeonato.
Com o Mundial de Pilotos já decidido em favor de Max Verstappen, que conquistou seu quarto título em Las Vegas, o foco agora recai sobre a disputa acirrada no Mundial de Construtores. McLaren e Ferrari travam uma batalha intensa, separadas por apenas 24 pontos. A escuderia britânica, que soma 608 pontos, viu sua vantagem diminuir após um desempenho abaixo do esperado nos Estados Unidos.
O circuito de Lusail promete exigir muito das equipes, mas a expectativa é de que os problemas enfrentados no ano passado, sejam superados.
O Circuito de Losail
A Fórmula 1 realizará a sua terceira visita ao circuito de Losail. Correr neste circuito no ano passado foi um grande desafio, não apenas pelas altas temperaturas, mas também o problema que ocorreu com os pneus.
No ano passado a pista foi toda recapeada, mas o asfalto continua sendo bem abrasivo para os compostos.
A categoria optou por fazer a última sprint do ano neste circuito, mantendo o que foi realizado no ano passado. A prova está inserida no meio de uma rodada tripla, formada pelas etapas de Las Vegas, Catar e Yas Marina.
O circuito tem 5.419 km, formado por 16 curvas – com 10 delas para a direita e 6 para a esquerda – a maioria delas são de média a alta velocidade. O trecho mais complexo de curvas fica entre a 12 e 14, pois se assemelha com a curva 8 do circuito de Istambul, na Turquia. A reta de largada também é bem extensa e tem mais de um quilômetro, sendo um excelente ponto para ultrapassagens quando o piloto chega na curva 1.
No Catar a corrida também é realizada em um circuito no deserto, mas é completamente diferente da situação de Las Vegas, que as temperaturas caem bastante a noite. No Catar o calor continua a noite e no ano passado a situação foi mais complicada, por conta da umidade, deixando tudo mais abafado. A prova de 2023 foi disputada em outubro, mas retorna para novembro, quando as condições devem ser mais toleráveis.
A areia é frequentemente levada para a pista, apesar de algumas medidas para tentar conter a sua invasão no traçado. Desta forma, a Fórmula 1 e as corridas auxiliares da Fórmula 2 e W Series, vão colaborar para limpar a pista e permitir uma evolução melhor do traçado.
Em 2021, quando a Fórmula 1 visitou o Catar, a categoria estava usando carros do outro regulamento e em 2023, foi uma verdadeira confusão. Novamente neste ano as equipes contam com apenas uma rodada de treinos livres para preparar os carros para o restante do fim de semana.
A pista é rápida e fluída, mas é mais adequada para as corridas de moto. Essa pista não tem muitas freadas bruscas, a curva seis é o local que a velocidade mínima cai abaixo de 100 km/h.
O pit-lane no Catar é o terceiro mais longo da Fórmula 1, atrás de Ímola e Silverstone.
O Caos instalado em 2023
No ano passado, o GP do Catar foi marcado por medidas extremas após problemas identificados nos pneus pela Pirelli. A FIA determinou um limite de 18 voltas por jogo de pneus, forçando os pilotos a realizarem três paradas em uma corrida de 57 voltas. A decisão veio após a observação de micro lacerações na parte interna dos pneus causadas pelo impacto contínuo nas zebras altas de algumas curvas.
A ideia inicial era permitir até 20 voltas por jogo, com base nos dados da corrida Sprint. No entanto, o Safety Car comprometeu a coleta de informações, levando à aplicação de restrições mais rígidas. Qualquer equipe que excedesse o limite seria penalizada com bandeira preta e desclassificação.
Problemas com pneus não são novidade no Catar. Em 2021, Valtteri Bottas sofreu um estouro, enquanto Lando Norris e os pilotos da Williams enfrentaram perda de pressão. A Pirelli concluiu que a falha não era estrutural, mas sim resultado do impacto nas zebras altas de Losail, combinado com as cargas extremas típicas do circuito.
Para 2024, a FIA e a Pirelli implementaram mudanças significativas para evitar problemas. As zebras piramidais em sete curvas, incluindo as curvas 1, 2, 4, 10 e da 12 à 14, foram arredondadas para reduzir o estresse nas laterais dos pneus e garantir maior segurança durante a prova.
Pneus
A Pirelli volta a disponibilizar a gama dura de pneus para o GP do Catar, composta pelos compostos C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha). Essa escolha visa atender às exigências do circuito de Losail, conhecido pelo asfalto abrasivo e pelas altas temperaturas, que desafiam a durabilidade dos pneus, mesmo em corridas noturnas.
A granulação dos pneus pode surgir novamente, mas por razões opostas às de Las Vegas, onde as baixas temperaturas causaram o problema. Isso torna a gestão dos compostos essencial, ainda mais considerando as características únicas das corridas de 2021 e 2023.
O circuito de Losail passou por reformas significativas, incluindo a modernização dos boxes, a melhoria da infraestrutura e o recapeamento total da pista. As zebras piramidais, foco de debate no último ano, tiveram impacto direto no desempenho dos pneus, exigindo atenção especial da Pirelli. Em 2023, essas zebras e mudanças nos limites de pista levaram à necessidade de ajustes de última hora, como o treino extra de 10 minutos antes da classificação da prova sprint.
Outro desafio no Catar é a areia que constantemente se acumula no asfalto devido à localização do circuito, afetando a aderência e influenciando as estratégias de corrida ao longo do fim de semana.
As estratégias de 2021 e 2023 refletiram a peculiaridade do traçado. Em 2021, a corrida, vencida por Lewis Hamilton, contou com duas paradas. A maioria iniciou com pneus macios, mas o stint final foi trabalhado com compostos médios ou duros. Já em 2023, sob a regra que limitava o uso de cada jogo a 18 voltas, Max Verstappen venceu com uma abordagem de três paradas, alternando pneus médios e duros.
Oscar Piastri e Lando Norris, que completaram o pódio, também adaptaram suas estratégias ao limite imposto, usando três jogos de pneus médios antes de finalizar com os duros. Essa combinação de pneus oferece um bom leque estratégico, prometendo mais um GP marcado pela criatividade das equipes.
Formato da Sprint
Ao longo dos anos, o formato do evento Sprint passou por várias mudanças para torná-lo mais atrativo ao público. Em 2024, uma nova adaptação foi introduzida: o sistema de dois parques fechados. Agora, as equipes podem ajustar as configurações de seus carros entre os “eventos”, permitindo maior flexibilidade estratégica.
Com apenas uma sessão de treino livre no fim de semana, as equipes priorizam testar dois tipos de pneus antes da classificação para a corrida principal, economizando compostos para as corridas seguintes.
A sexta-feira começa com o único treino livre, seguido pela classificação para a Sprint, que acontece em formato reduzido, mas ainda dividido em Q1, Q2 e Q3. Se as condições climáticas permitirem, o regulamento exige que o Q1 e o Q2 sejam realizados com pneus médios novos, enquanto o Q3 utiliza compostos macios novos.
No sábado, a programação é intensa. O dia começa com a Sprint, uma corrida de 100 km, e termina com a segunda classificação, em formato tradicional, para determinar o grid da corrida principal. Entre esses dois eventos, as equipes têm a oportunidade de ajustar seus carros, buscando uma melhor performance para a corrida que oferece mais pontos.
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