A Fórmula 1 retorna neste fim de semana para disputar a 17ª etapa do calendário que acontece no Circuito de Losail, no Catar.
A categoria esteve neste traçado pela primeira vez em 2021, quando a prova compôs o calendário que tinha alguns desfalques por de reflexos da pandemia. O Catar estava programado para entrar oficialmente para o calendário em 2023 e agora estará presente de forma regular na competição.
Em 2022 o Catar optou por não receber a Fórmula 1 para mais uma rodada, pois estavam focados na realização da Copa do Mundo, pois eram o país sede.
Quando o traçado foi concebido em 2004, inicialmente era para receber corridas de motos como o campeonato da MotoGP, o circuito é estreito, mas conta com uma reta importante de mais de 1km. O restante do traçado é sinuoso, com pequenas retas sendo usadas para unir as partes, desta forma, para a Fórmula 1, apenas uma zona de DRS é utilizada.
A Fórmula 1 terá outra experiência em 2023, por mais que os dados coletados em 2021 possam dar um norte para as equipes, agora a categoria vai enfrentar o circuito usando novos carros e a dinâmica é outra.
Lewis Hamilton conquistou a pole e a vitória do primeiro GP do Catar, enquanto Max Verstappen faturou a volta mais rápida na corrida. Neste ano, por conta de uma leve alteração na pista, os recordes estabelecidos em 2021, não vão valer para 2023.
Verstappen segue para o Catar em busca de faturar o terceiro título da carreira, após uma temporada completamente dominante, o piloto holandês pode ser declarado campeão já na prova Sprint. Para se sagrar campeão, o piloto precisa obter apenas três pontos e como a Sprint tem pontos em jogo, isso pode acontecer no sábado. Se Vestappen obter a 6ª posição na prova preliminar, basta para o competidor ser declarado como Campeão de 2023.
A Red Bull conquistou o seu sexto título nos Construtores durante o GP do Japão.
Pista e Pneus
Após a primeira visita da Fórmula 1, o traçado foi recapeado, mas o asfalto segue sendo bem abrasivo para os compostos. Entender como a degradação dos pneus será afetada pelo asfalto no TL1, além de trabalhar com a aderência, será o foco principal do TL1.
Vale lembrar que com a 4ª Sprint da temporada sendo disputada, os times não vão ter muito tempo para avaliar os carros neste circuito. Os dados do TL1 serão cruciais para definir o restante do fim de semana, pois na sexta-feira os competidores vão enfrentar a primeira classificação desta etapa.
Sem outros dois treinos livres disponíveis, os pilotos têm mais um desafio para a frente, lidar com a areia que invade o traçado por ser soprada para a pista. Mesmo com algumas barreiras para tentar conter a areia, ela deixa a pista suja, portanto, nos primeiros minutos os carros estão limpando o traçado, antes de trabalhar o emborrachamento.
A classificação que define o grid da corrida principal, a Sprint e o GP (no domingo) vão acontecer à noite, desta forma é esperado que as temperaturas reduzam um pouco. No entanto, elas ainda serão elevadas, prejudicando ainda mais o gerenciamento dos compostos.
O TL1 e a Sprint Shootout vão ocorrer no entardecer, quando as temperaturas estão mais elevadas, mas é neste momento que as condições de pista têm tudo para mudar rapidamente com a aproximação da noite. Não danificar os pneus – para não comprometer um jogo de compostos – também é uma chave nesta etapa.
A pista é rápida e fluída, mas é mais adequada para as corridas de moto. Essa pista não tem muitas freadas bruscas, a curva seis é o local que a velocidade mínima cai abaixo de 100 km/h. O traçado é composto por 16 curvas – com 10 delas para a direita e 6 para a esquerda.
O pit-lane no Catar é o terceiro mais longo da Fórmula 1, atrás de Ímola e Silverstone.
Por conta de todas essas características do traçado, a Pirelli disponibiliza aos competidores a gama dura de pneus, formada pelos compostos: C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).
Com este formato, a distribuição dos pneus sofre uma alteração, os competidores recebem 12 jogos de pneus cada, diferente dos 13 jogos disponíveis em um fim de semana regular.
A Pirelli fornecerá mais uma vez a gama dura de pneus, pensando em ampliar as escolhas estrátegicas das equipes. Além disso, durante a primeira edição no Catar, alguns estouros de pneus aconteceram durante a prova, pois os competidores estavam atacando as zebras – a Pirelli espera que esse problema não se repita nesta edição.
Relembre o formato da Sprint
Para 2023 a Sprint passou por uma mudança, contando com duas classificações e duas corridas. A sexta-feira começa com o TL1 e a classificação que definirá o grid de largada da corrida principal. O formato desta classificação segue de forma tradicional – Q1 – Q2 e Q3.
O sábado será dedicado exclusivamente para a Sprint, desta forma ele começa com a Sprint Shootout, classificação que define o grid de largada para a corrida de 100 km que acontece poucas horas depois. A sessão é mais curta e nela os pilotos têm a obrigatoriedade de trabalhar com os pneus médios novos no Q1 e Q2, enquanto os pneus macios novos são usados no Q3. A regra se aplica se a sessão não for realizada com pista molhada (o que não será o caso neste fim de semana).
As mudanças no Catar
Algumas melhorias significativas foram realizadas na pista desde a primeira visita da Fórmula 1 ao circuito. Algumas delas foram voltadas para o público, aumentando a capacidade de assentos e a introdução de novas áreas para que os faz possam ficar mais próximos das ações que estão acontecendo na pista.
O Circuito de Losail passou por melhorias para acomodar 40 mil espectadores, além disso foram criados mais 15 mil vagas de estacionamento atender a demanda do público que visitará o autódromo. Segundo o Doha News essas alterações foram voltadas para melhorar a qualidade da experiência do público, não apenas para simplesmente aumentar a capacidade do local.
A capacidade do autódromo ainda é inferior à diversos locais que recebem a Fórmula 1 pelo mundo, mas é algo que ainda está sendo trabalhado. O público também terá a oportunidade de experimentar uma fan zone ao lado de uma variedade de áreas vips.
Como inicialmente a pista tinha o foco de receber as corridas de motovelocidade, com a chegada da Fórmula 1 os boxes também precisaram ser modernizados, assim como as dependências voltadas para a hospitalidade. Desta forma aqueles que gerem o circuito estabeleceram um plano ambicioso para construir um complexo de boxes e paddock totalmente novo. As benfeitorias incluem a adição de túneis, melhora nos acessos e estacionamento, além de um recapeamento completo da pista.