Neste fim de semana da velocidade a Fórmula 1 chega à Mônaco para disputar a 8ª etapa da temporada 2024. A corrida acontece logo depois da realização do GP da Emilia-Romagna, prova vencida por Max Verstappen.
Na prova italiana, o que realmente chamou a atenção foi o desempenho da McLaren. Lando Norris fez uma boa gestão dos pneus e conseguiu reduzir a distância que tinha para Verstappen, pressionando o piloto da Red Bull nas últimas voltas da prova.
A McLaren implementou um grande pacote de atualizações durante o GP de Miami, prova que Norris conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1. O carro da equipe tem apresentado um rendimento melhor, por outro lado, a Red Bull parece estar com um carro que foge um pouco do gosto de Max Verstappen e ao escorregar mais nas curvas, o holandês comete mais erros e tem problemas para gerir os pneus.
Acredita-se que nos próximos embates, McLaren e Ferrari terão mais chances de superar a Red Bull de Verstappen. Alguns especialistas acreditam que a McLaren surpreenderá em algumas etapas, podendo até mesmo sonhar com mais alguma vitória até o encerramento do campeonato.
Sergio Pérez não participou do pódio nas últimas duas etapas e de sete eventos disputados, o mexicano ficou fora de três pódios. Charles Leclerc superou Pérez na tabela de pontos, assumindo a vice-liderança do campeonato. Verstappen soma 161 pontos, contra 113 do monegasco e 107 do companheiro de equipe. Logo atrás deles está Lando Norris com 101 pontos.
Miami vs. Mônaco
Miami entrou para o calendário da Fórmula 1 tentando emular o que acontece em Mônaco. Uma prova que é extremamente cara, principalmente para o público, foi pensada mais para ser um segundo polo onde a categoria poderia chamar a atenção de potenciais patrocinadores.
O glamour emulado por Miami, tem a intenção de atingir o que Mônaco faz naturalmente. A prova dos Estados Unidos conta com uma marina falsa, praia artificial e outros elementos para ser uma etapa para os ricos. No entanto, Mônaco ainda é aquele lugar que o pessoal gosta de visitar, é um momento do ano importante para a equipe, podendo agradar os seus atuais patrocinadores e até negociar novos contratos.
De certa forma era bem interessante quando os treinos livres eram realizados na quinta-feira, pois aumentava o tempo de permanência das equipes em Mônaco e com a sexta-feira livre, os times tinham um pouco mais de chances de conversar com os figurões que frequentam a prova.
Mônco é simplismente o local que vários pilotos de Fórmula 1 escolhem para morar, desta forma, para muitos está é a segunda corrida em casa da temporada.
Homenagem da McLaren
Ao longo do GP da Emilia-Romagna, várias homeangens foram realizadas para a Ayrton Senna, pois neste ano, mas mais especificamente em maio, completam 30 anos da morte do piloto brasileiro.
As homenagens seguem para a prova em Mônaco, a McLaren optou por nesta etapa usar um livery especial, formado pelas cores da bandeira brasileira, que várias vezes foi reverenciada por Ayrton. O piloto conquistou três títulos pela McLaren (1988, 1990 e 1991), então é impossível esquecer o que Senna fez com a equipe.
A homenagem acontece no Principado, pois o time aproveita o momento para reverenciar o título de “Rei de Mônaco”, conquistado por Ayrton depois do piloto conquistar seis vitórias nesta pista. No entanto, Senna teve outras performas magnificas na pista, que não geraram uma vitória, mas contribuiram para chamar a atenção e confirmar que o piloto era realmente bom.
Senna dominava as ruas de Mônaco, embora seja um circuito bem difícil de guiar e acertar uma volta.
Ao longo da prova deste fim de semana, Lando Norris e Oscar Piastri providenciaram a produção de novos capacetes inspirados em Senna. A dupla da McLaren também utilizará um macacão especial ao longo da prova.
🇧🇷 x 🇧🇷#Senna30 #SennaSempre pic.twitter.com/GLrbAEB2f8
— McLaren (@McLarenF1) May 22, 2024
O Circuito de Mônaco
Neste ano Mônaco será palco da 70ª prova da história da categoria, recebendo a Fórmula 1 desde 21 de maio de 1950, quando a primeira prova da categoria foi disputada no ano inaugural do campeonato. No entanto, o primeiro GP de Mônaco aconteceu em abril de 1929, antecedendo a F1 que conhecemos hoje.
Ao longo dos anos, Mônaco se tornou um traçado e uma prova icônica no calendário da Fórmula 1. Embora seja muito difícil ultrapassar nas ruas do Principado, a pista é extremamente técnica, desafiadora e cobra os pilotos no limite. Vencer nesta pista gera muito prestígio para o competidor, independente da categoria. Muitas vezes a permanência desta prova no calendário é questionada pelos fãs, mas este é sim um traçado histórico.
Porém, a Fórmula 1 poderia valorizar um pouco mais Mônaco, talvez ofertando uma pontuação diferenciada, fazendo algo para aumentar o seu prestígio. A pista faz parte da Tríplice Coroa do Automobilismo, com as 24 de Le Mans e as 500 Milhas de Indianápolis. Apenas Graham Hill conseguiu vitórias nestas três provas. Para Fernando Alonso falta apenas as 500 Milhas.
Conforme os anos foram passando, os carros aumentaram e se tornou ainda mais difícil concluir uma ultrapassagem em Mônaco. Desta forma, durante o fim de semana se tornou extremamente importante se classificar bem no traçado.
Os pilotos dependem muito da atenção das equipes nesta prova, pois eles vão ajudar com o trabalho de estratégia e colaborar para escolher o melhor momento para o piloto realizar a troca de pneus.
O circuito conta com 19 curvar e 3.337 km, aonde 78 voltas serão disputadas no domingo. Este é mais um traçado que as suas curvas têm nomes, algo extremamente relevante, principalmente em circuitos mais antigos.
A prova é um tanto quanto longa em Mônaco e não segue a distância mínima exigida pela FIA de 305 km, a prova no Principado é disputada em pouco mais de 260 km.
O circuito é extremamente desafiador, a saída do túnel e a mudança de luminosidade é um ponto complicado para a direção dos pilotos. Ao longo das 78 voltas é necessário ficar atento as mudanças de marcha, ataques as zebras e a proximidade com os muros. Passar retardatários não é uma tarefa tão fácil, mesmo que eles sejam sinalizados para abrir caminho aos pilotos mais rápidos.
Poucos circuitos exigem fisicamente e psicologicamente dos pilotos, Mônaco é um desses circuitos, onde é necessário manter o foco ao longo de toda a prova, principalmente para evitar cometer erros.
Em termos de configuração os times trabalham com muito downforce, as suspensões são modificadas, para atender as necessidades que um circuito de rua como Mônaco acabam cobrando.
A distância percorrida pelo pole até a primeira zona de frenagem é a mais curta, medindo apenas 114 m. O piloto acelera de forma plena em apenas 30% da volta e algumas curvas são feitas abaixo dos 50 km/h. Existe apenas uma zona de DRS, localizada entre a curva 19 e a curva 1.
Encostar no muro é muito comum, mas pode danificar a suspensão do carro ou gerar danos mais sérios como a troca de um câmbio. Batidas podem acontecer, especialmente enquanto os pilotos estão tentando descobrir o limite dos seus equipamentos.
É necessário passar bem próximo dos muros para obter uma boa volta na classificação, mas essa é uma tarefa arriscada e pode até provocar um incidente. Durante a sessão que define o grid de largada é comum ter a ação da bandeira vermelha. Na corrida, o Safety Car pode embaralhar a prova se algum acidente acontecer. Geralmente os fiscais de pista são bem eficientes em Mônaco para realizar a remoção dos carros e existem várias gruas espalhadas pelo traçado.
Pneus
A Pirelli fornecerá mais uma vez a gama mais macia de pneus, formada pelos compostos C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).
Um ponto de atenção nesta pista é a granulação dos compostos, especialmente se os pilotos acabam deslizando muito pelas curvas, brigando por conta da falta de aderência. Na sexta-feira uma granulação é mais acentuada, mas com a pista evoluindo ela tende a melhor consideravelmente. No entanto, é algo que também acaba implicando nas trocas dos pneus na corrida, pois compromete a performance e se tornar um risco para os pilotos, levando a uma batida.
Mônaco tem um microclima, desta forma é possível chover no traçado e provocar uma lambança, como a que aconteceu na prova de 2023, surgindo no final da corrida e provocando algumas batidas.
A prova disputada em 2022 também foi marcada pela chuva, mas ela se fez presente apenas no início da corrida, gerando dúvidas sobre qual era o melhor momento para substituir os pneus de chuva extrema, pelos compostos de chuva intermediária.
É uma pista conhecida por muitos pilotos, pois eles correm por lá com a Fórmula 1 desde as categorias de base. Para tirar o melhor tempo é preciso passar cada vez mais perto da barreira de proteção e encontrar a melhor linha para fazer as 19 curvas que compõem o traçado.
A habilidade do competidor é testada de forma mais rígida na classificação, pois buscar uma boa posição de largada pode colaborar no resultado da prova no domingo. O traçado não oferece muito espaço para as ultrapassagens, por isso a classificação é muito importante, além disso, é muito comum ver os pilotos indo ao limite, não dando conta e batendo ao longo da sessão.
A classificação é geralmente marcada pelo tráfego, mas é algo observado desde os treinos livres, quando os pilotos estão buscando as suas melhores voltas e são atrapalhados. Desta forma sempre tem um competidor reclamando que o seu tempo de volta foi comprometido.
A bandeira vermelha pode surgir em qualquer momento da classificação, alguns pilotos não conseguem avançar na sessão, pois um adversário bateu e comprometeu o tempo de volta. É um risco que se corre quando o competidor participa de uma prova em Mônaco.
A parada obrigatória pode acontecer no momento definido pela equipe ou ser determinado pela entrada do Safety Car. A participação do carro de segurança é vista como algo 77% provável de acontecer. É neste momento que as equipes precisam estar atentas, pois trocar os pneus com a corrida neutralizada, reduz o tempo perdido nos boxes.
O traçado é estreito, mas os carros de F1 cresceram muito com o passar dos tempos. A Fórmula E consegue fazer uma corrida bem dinâmica no traçado, mas os pilotos de Fórmula 1 não conseguem fazer muitos milagres ao longo da prova.