A Fórmula 1 chega a Abu Dhabi para a última etapa da temporada 2024 no Circuito de Yas Marina. A corrida promete ser decisiva no acirrado duelo entre McLaren e Ferrari pela liderança do Mundial de Construtores.
Com a punição sofrida por Lando Norris no GP do Catar, a McLaren perdeu pontos cruciais, já que o piloto terminou em décimo lugar ao invés de assegurar o segundo. Ainda assim, o campeonato segue aberto. A McLaren lidera com 640 pontos, enquanto a Ferrari soma 619, mantendo o confronto intenso até o fim.
Curiosamente, a Ferrari busca sua primeira vitória em Abu Dhabi, o que adiciona um elemento extra à disputa. Já Max Verstappen segue em alta após triunfos em São Paulo e no Catar, reforçando seu domínio na reta final da temporada.
A decisão do título de construtores promete ser um dos grandes momentos do fim de semana!
A Pista
O GP de Abu Dhabi fez a sua estreia no calendário da F1 em 2009, sendo uma prova que começa no entardecer e avança pela noite. Cerca de 4.700 holofotes são usados para iluminar a pista e viabilizar a corrida.
A prova de 2021 foi a primeira corrida que aconteceu após a pista passar por uma reforma e o layout do traçado sofrer alterações, o responsável pelas mudanças foi Jarno Zaffelli. O circuito foi reduzido de 5.554 km para 5.281 km no ano passado, para permitir mais ultrapassagens.
O pit-lane é o único da temporada que tem um túnel no final, os pilotos passam por baixo da pista para chegar ao trado. É geralmente um local complicado, principalmente por conta dos pneus.
O TL1 e o TL3 são sessões que acontecem geralmente com as temperaturas quentes, desta forma o TL2 é o momento que os times têm uma oportunidade maior de sentir a pista nas condições que vão enfrentar durante a classificação e corrida.
O circuito de Yas Marina é um traçado desafiar, e que exige precisão e cobra a habilidade dos pilotos. O traçado conta com retas importantes, combinados com curvas de baixa velocidade e sessões técnicas, oferecendo um bom teste de desempenho dos carros, além da destreza dos pilotos.
É bem comum nesta prova os times usarem os seus equipamentos no limite e os motores ficam praticamente imprestáveis, afinal é a última prova do calendário e a hora de usar tudo. Com alguns duelos no Mundial de Construtores, é a última chance que as equipes têm de definir as suas posições.
Com o encerramento da prova, os competidores seguem para a reta e acabam celebrando o final da temporada realizando zerinhos. Esse é quase um ritual do final da temporada, algo que não acontece nas outras provas.
A pista foi projetada por Hermann Tilke, o seu layout conta com 9 curvas à direita e 12 à esquerda, sendo mais uma pista nesse fim de temporada que os pilotos fazem o percurso no sentido anti-horário.
São usadas cerca de 4.700 luminárias para iluminar a pista e permitir a disputa dessa prova noturna.
Pneus
Por mais um ano a Pirelli fornecerá a gama macia de pneus para a disputa do GP de Abu Dhabi, formada pelos compostos: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio) configuração já conhecida pelos times em outras provas realizadas em Abu Dhabi.
O traçado é composto por 16 curvas, uma sessão bem rápida. A aerodinâmica é bem importante neste traçado, para garantir o desempenho forte e um bom gerenciamento dos pneus.
Geralmente é suficiente realizar apenas uma parada para a conclusão da prova em Abu Dhabi, mas no ano passado, foram poucos os pilotos que cruzaram a linha de chegada fazendo apenas uma troca, foi o caso de Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda.
Boa parte do grid iniciou a corrida usando os pneus médios na largada, para ter mais aderência. Max Verstappen, assim como Charles Leclerc e George Russell que foram ao pódio, fizeram um stint de pneus médios e outros dois stints usando pneus duros. Os pneus macios foram esquecidos para a corrida.
A granulação, algo que pode acontecer na prova desse ano, foi o que afetou o comportamento dos pneus no ano passado, já que os pilotos passaram muito tempo em tráfego intenso, batalhando com os adversários.
O Safety Car é sempre uma variável importante, capaz de alterar completamente os rumos da corrida. Além disso, o desgaste e o gerenciamento dos pneus nas voltas iniciais desempenham um papel crucial, impactando diretamente o restante da prova. A definição da estratégia é um desafio, já que as corridas dos últimos anos apresentaram cenários distintos, levando as equipes a reagirem de maneiras variadas.
Como de costume, a corrida tem início ao entardecer e avança pela noite, com as temperaturas diminuindo gradualmente após o pôr do sol, sendo mais altas apenas no início da prova.
Após o GP de Abu Dhabi, as equipes permanecerão em Yas Marina para os testes de pneus de 2025, atendendo às solicitações da Pirelli. Além disso, alguns jovens pilotos terão a oportunidade de participar dessas sessões, ganhando experiência valiosa ao volante de um carro de Fórmula 1. Será o momento que Carlos Sainz completará as suas primeiras voltas com a Williams.
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