O Grande Prêmio da Itália, assim como a prova de Mônaco e da Bélgica, são as únicas que permanecem no calendário de Fórmula 1, desde o ano de sua estreia em 1950. De 1921 à 1928 e de 1931 à 1938 e depois de 1947 à 1949 já haviam corridas e campeonatos de automobilismo no país, fazendo parte do campeonato europeu. A prova também já recebeu o título honorifico de Grande Prêmio da Europa quando era necessário utilizar ela como uma espécie de tapa buraco quando alguma outra prova era cancelada do calendário ao longo dos anos. Aliás várias provas do circuito europeu já receberam esse título, a Bélgica também foi uma dessas provas.
Quer falar de motor? Chame um italiano, no país esse tipo de competição era bem popular e a primeira prova aconteceu em 4 de setembro de 1921 em um circuito que possuía mais de 17 KM, perto de Brescia.
ll Autódromo Nazionale Monza
O Autódromo Nazionale Monza teve suas obras concluídas em 1922 e passava a ser o terceiro autódromo permanente do mundo, pois naquela época só existiam o Brooklands na Inglaterra e Indianapolis nos Estados Unidos. O circuito tinha 10km e era composto por um traçado misto e um oval, sendo bem rápido e sempre proporcionava grandes emoções.
Algumas tragédias acabaram acontecendo no local, mas a de 1928 foi a primeira, quando o italiano Emilio Materassi em uma Talbot e Giulio Foresti em uma Bugatti, que estavam disputando a pista, acabaram se tocando roda com roda, mais foi um verdadeiro desastre. Emilio acabou perdendo o controle do carro e foi na direção dos especardes, o piloto acabou morrendo e cerca de 30 pessoas que estavam assistindo a corrida também faleceram. Acabou permanecendo como o pior acidente até a corrida das 24 Horas de Le Mans de 1955, onde 84 espectadores faleceram e o piloto Pierre Levegh.
Em 1933 Monza seria palco de outra tragédia. Naquele ano, no mesmo dia ocorreram duas corridas, uma no período da manhã e outra à tarde. Embaixo de uma garoa fina, a mini-corrida seria concluída e vencida por Czaikowsky. Na sétima volta o carro Alfa Romeo de Felice de Trossi acabou quebrando um pistão e um vazamento de 22kg de óleo se espalhou pela Curva Sul.
Guy Moll que terminava a prova em segundo lugar, acabou passando sobre a mancha de óleo e derrapou. O piloto saiu reclamando das condições perigosas da pista. Ela foi ”limpa” com vassouras e sob a mancha de óleo, uma quantidade de areia foi aplicada.
A segunda bateria eliminatória começou e Campari e Barzacchini era os principais concorrentes. O primeiro competia com uma Alfa Romeo enquanto que o outro estava com uma Maserati. Quando eles passaram na Curva Sul as rodas traseiras entraram em contato com a areia e não tiveram aderência. Campari perdeu o controle do carro e derrapou virando várias vezes na pista, morrendo instantaneamente. Barzacchini que estava próximo também tentou pisar no freio e derrapou, o seu carro acabou virando e ele foi ejetado do cockpit e ficou gravemente ferido, morrendo logo depois, ao chegar no hospital. Castelbarco e Barbieri tiveram sorte de sair vivos no dia.
Mesmo com a morte de dois pilotos a organização decidiu continuar o evento e uma terceira eliminatória foi realizada onde cinco pilotos participaram. Depois uma última corrida com 11 pilotos no grid, mas foi na décima volta que o desastre aconteceu. O polonês que estava na Bugatti derrapou, acabou capotando e o carro caiu de cabeça para baixo, prendendo o piloto. A Bugatti pegou fogo imediatamente e apenas o corpo carbonizado de Czaykowski foi recuperado e só depois disso a corrida foi interrompida.
Enzo Ferrari estava perto de Capari e Borzacchini, depois desse acidente o piloto acabou endurecendo por causa das mortes e dos amigos. As mortes e os acontecimentos daquele dia, foram o divisor de água para as corridas, a rigidez do regulamente e da segurança para com os pilotos. Em 1933 os corredores não tinham qualquer segurança, era realmente um desafio com a vida, correr e sair vivo de uma competição era como nascer de novo. A segurança com os espectadores também foi uma coisa colocada em pauta, já que o público fica lado a lado com os carros que estavam disputando a prova, sem nenhuma proteção e só contavam com a sua noção do perigo.
Após a desastrosa corrida de 1933, algumas mudanças precisavam ser realizadas em Monza. Foram adicionadas chicanes, o circuito oval foi modificado, passando a integrar o circuito misto. Equipes como Mercedes e Audi ou Auto Union dominaram esse período até que a segunda Guerra Mundial estourou e de 1939 à 1946 não houveram mais corridas no país.
Em 1947 o Grande Prêmio da Itália aconteceu em Milão e a corrida foi conquistada por Carlo Felice Trossi em um Alfa Romeo, mas mais um acidente voltou a ocorrer, Giovanni Bracco saiu com o carro da pista e acertou um grupo de espectadores, onde cinco pessoas acabaram mortas. O local nunca mais foi usado e no ano seguinte a competição foi transferida para Valentino Park. Já em 1949, Monza voltou a sediar as corridas.
ll A Monza de 1949-1979
Em 1950 a Itália viu nascer o campeonato de Fórmula 1 e Monza passava a ser uma competição oficial. A história da Fórmula 1, como a de Enzo Ferrari e outros italianos como Alberto Ascari, filho de Antonio Ascari e outro memorável piloto dentro do automobilismo se cruzavam naquela época. Enzo acabava o seu contrato entre Ferrari e Alfa Romeo e passava a executar os seus projetos independentes.
A pista passou por diversas alterações ao longo dos anos, em 1954 novas instalações foram construídas e dentre elas um muro de contenção, a Parabólica foi construída no lugar das duas curvas que tinham angulo de 90° graus e 10 km.
Em alguns anos como em 1957 à 1960 a parte oval deixou de ser usada, mas em 1961 decidiram que ela faria parte da disputa e viu mais um acidente acontecer. Os dois pilotos da Ferrari, Hill e o alemão Wolfgang von Trips entraram na corrida com grandes chances de vencer. Na largada Von Trips perdia a liderança para Hill e outros dois competidores, enquanto isso Jim Clark ganhava posições. Os carros chegaram na Parabólica, Clark e Von Trips estavam lado a lado, quando se tocaram roda com roda e o piloto alemão foi lançado para cima dos espectadores, o piloto e 14 pessoas morrem. No entanto a corrida não foi encerrada e Hill acabou vencendo a corrida. Supostamente a corrida não foi encerrada, para ajudar no trabalho de resgate dos feridos, o que não faz sentido algum.
Monza and the #SilverArrows
We've got history… #ItalianGP 🇮🇹 @F1 pic.twitter.com/YTPkCuDl4t
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) August 30, 2017
Em 1962 o circuito oval deixou de ser utilizado pela Fórmula 1 e nunca mais voltou para a competição.
ll Imola 1980
Em 1980 o Autódromo Enzo e Dino Ferrari ou Imola, foi anunciado para o campeonato já que Monza passaria por uma reforma e grandes atualizações em novos complexos. Imola já havia sido usado para eventos fora do campeonato.
No ano seguinte Monza voltou para a Fórmula 1, porém Imola é mantida no calendário e recebia o nome de Grande Prêmio de San Marino, que foi disputado até 2006.
ll Pneu para 2017
Foi mantida a mesma escolha de pneus usados em 2016, médio, macio e super macio. O grande problema é acontecer o mesmo que ocorreu na prova do ano passado, a degradação ser acelerada devido o calor e quem optar por apenas uma parada, talvez aposte na mesma escolha que a Mercedes fez, compostos macios para a largada e os médios mesmo sendo mais lentos, acabam por durar mais voltas.
So here's what were fitting for the big day. #ItalianGP #Fit4F1
Get more #Monza facts here: https://t.co/7Rr3aGyOxH pic.twitter.com/fSWFwBOhl8— Pirelli Motorsport (@pirellisport) August 31, 2017
ll Corrida de 2016
Depois de Hamilton enfiar quase meio segundo em Rosberg na classificação, parecendo dar o troco no alemão, em resposta a vitória na Bélgica, mas acabou não conseguindo e companheiro de equipe parecia ter voltado motivado a levar o título depois das férias. Ao vencer em Monza, Rosberg voltava a se aproximar de Hamilton e apenas dois pontos separavam os dois.
I will never forget a moment like this!
Good luck to everyone this weekend, #Monza is an incredible track 🍾
📸 @hoch_zwei pic.twitter.com/22qtwc5GLx
— Nico Rosberg (@NicoRosberg) August 31, 2017
Hamilton ficou na largada e caiu do primeiro lugar para sexto. Rosberg não hesitou, aproveitando a deixa para assumir a liderança e definir a corrida. Apenas a dupla da Mercedes ou melhor dos ponteiros, largou com os pneus macios, enquanto a grande maioria estava com os supermacios. A estratégia passou a ser de duas paradas, já que o calor era grande e a degradação dos compostos acabou se intensificando.
O inglês passou Ricciardo na segunda volta e Bottas na décima primeira e naquela altura estava a 11 segundos do companheiro de equipe, as Ferraris seriam detidas no pit-stop. Na décima terceira volta os pilotos começaram a parar e optaram por pneus supermacios e macios e na volta 19 Hamilton já era o segundo colocado.
As Mercedes conseguiram adiar o pit-stop, que só foi acontecer na volta 24 com Nico Rosberg. A equipe calçou os compostos médios, aplicando a mesma estratégia para Hamilton e as flechas de prata já sabiam que os rivais teriam que parar mais uma vez.
A segunda janela de pits foi aberta por Bottas na volta 30, Vettel foi na 33 e Raikkonen na seguinte. Hamilton voltava ao segundo posto, com 11s2 atrás do companheiro de equipe.
Ricciardo acabou conquistando a quinta posição que era de Bottas na volta 47, batendo o finlandês com os pneus supermacios, contra os macios usados pelo rival. Um pouco depois Verstappen ultrapassava Pérez e ficava com o sétimo lugar.
O pódio ficou para Rosberg, Hamilton e Vettel e diante da torcida de Maranello, era o mais animado.
A disputa do título ficava assim 250 pontos de Hamilton, contra 248 de Rosberg, faltando apenas 7 etapas para o final do mundial.
boletimdopaddock.com.br/gp-da-italia-ferrari-nao-sabe-aproveitas-as-oportunidades/701
Também foi nesse GP que Massa anunciava a sua aposentadoria e deixava o paddock triste e a equipe mais ainda. Meses depois com a aposentadoria de Nico Rosberg e a saída de Bottas da Williams, o brasileiro seria convocado pela equipe para retornar por mais um ano. Quem estava presente em Interlagos no final do ano, sabe qual foi o sentimento que acabou se apoderando de todo mundo, onde uma legião de fãs do automobilismo estavam chorando.
Just 1️⃣ more sleep until we're on track at Monza 🇮🇹
Need a refresher? Take a lap with our virtual circuit guide >> https://t.co/LPnf0A5h7Y pic.twitter.com/9i137dL3vo
— Formula 1 (@F1) August 31, 2017
They haven't won at Monza since 2010 📆
But can @ScuderiaFerrari add to their 18 wins in Italy on Sunday? 🤔#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/4NNVIkpl9H
— Formula 1 (@F1) August 30, 2017
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— Formula 1 (@F1) August 30, 2017
Italian Grand Prix – “The atmosphere here is great”. #ItalianGP #ForzaFerrari https://t.co/rxunPUjGbY
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) August 31, 2017
Cover art by Emiliano Mammucari – #ItalianGP #Ferrari70 #ForzaFerrari pic.twitter.com/Xxz9cDpg6C
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) August 31, 2017
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