ColunistasFórmula 1

FP1 Itália – Em casa da Ferrari a Mercedes acabou dominando a primeira sessão

O domínio neste primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália, ficou nas mãos das Mercedes. Hamilton o então vice líder do campeonato, foi o que mais permaneceu na liderança da sessão e marcou 1:21:537, mas Bottas também conseguiu conduzir algumas voltas rápidas e mostrou mais um vez um domínio das flechas de prata em um circuito veloz como Monza.

Sebastian Vettel ficou a mais de um segundo de Hamilton, mas mesmo assim se sustentou no terceiro lugar. A Ferrari não ofereceu a atualização prevista para o motor para esta prova, o que poderia aproximar os carros da escuderia dos rivais e talvez uma vitória dentro da própria casa. Aliás a Ferrari está comemorando neste final de semana os seus 70 anos. Kimi Raikkonen ficou com o quarto lugar, logo em seguida vinha a dupla da Red Bull com Ricciardo e Max Verstappen. A Force India com um bom rendimento acabou aparecendo em sétimo com Pérez e Ocon em oitavo, Vandoorne da McLaren era o nono e Felipe Massa vinha para completar o top-10.

lll Saiba como foi o FP1

A sexta-feira de treinos para o Grande Prêmio da Itália, começou com tempo fechado e com possibilidade de chuva para o decorrer da sessão. Vimos também três pilotos sairem com o Halo, para alguns testes, foram eles Pascal Wehrlein da Sauber, Fernando Alonso da McLaren e Carlos Sainz da Toro Rosso e o aniversariante do dia.

Antonio Giovinazzi que treinaria com o Haas hoje (01), na primeira sessão, acabou não assumindo o carro da equipe. Por conta da previsão de chuva e a Haas tinha a intenção de fornecer mais quilometragem para o piloto, portanto o italiano acabou ficando de fora. Ontem no desfile de pilotos ele acabou sendo aclamado pela torcida de Maranello.

Daniel Ricciardo seguido por Bottas e Ericsson deixaram os boxes assim que a pista foi liberada e estavam de pneus médios. Felipe Massa era o primeiro a registrar tempo (1:27:666) com os pneus supermacios e Stroll passava em segundo com 1:27:877. Pouco tempo depois Stoll conseguia melhorar e tinha 1:27:554.

Com um pouco mais de 10 minutos de sessão Hamilton assumia a ponta com 1:23:964 e pulverizava o tempo obtido pelos carros da Williams. Pérez vinha para assumir o segundo lugar com a Force India e marcava 1:23:964.

Enquanto Hamilton seguia melhorando o seu tempo e já tinha 1:22:861, seu companheiro de equipe com os mesmos compostos tomava a segunda posição que até então era de Sergio Pérez com 1:24:340.

Com quase meia hora de sessão já realizada, Bottas assumia a ponta com 1:22:523 e Vettel era o quarto colocado com 1:24:396, mas usava os compostos macios. Sebastian Vettel veio com uma novidade para a casa da Ferrari, mudou o layout do seu capacete e ao invés de carregar as corres da bandeira de seu país, colocou a cor da bandeira da Itália, verde, branco e vermelho. A escuderia de Maranello está comemorando os seus 70 anos.

Bottas se mantinha a ponta e conseguia marcar 1:22:086 com um pneu de 11 voltas, seguido por Hamilton e Vettel com 1:23:232, Pérez, Ricciardo, Raikkonen, Verstappen, Ocon, Massa e Kvyat completavam o top-10 do primeiro terço da sessão. O mexicano era o primeiro a reportar sobre as primeiras gostas de chuva no circuito e Massa e Romain Grosjean consolidavam a afirmação.

A pista tinha pontos com chuva, mas o sol também estava presente em algumas áreas. A quantidade de carros diminuía na pista e os pneus da primeira parte da sessão eram devolvidos para a Pirelli. A chuva acabou chegando quando restavam pouco mais de 50 minutos para o termino do primeiro treino livre. Bottas aproveitava para começar o segundo stint e dessa vez com pneus supermacios, seguido pelo seu companheiro de equipe.

Na segunda volta que o inglês dava na pista com os novos compostos, passava a assumir a ponta melhorando o seu tempo para 1:21:868 e logo em seguida Bottas conseguia atingir 1:22:060 mas não era suficiente para bater o companheiro de equipe.

Os carros da Force India permaneciam mantendo o ritmo do primeiro stint, com Pérez em quarto e Ocon saltando de oitavo para quinto, já que Vettel se mantinha entre a dupla de flechas de prata e as panteras cor-de-rosa. Verstappen pouco tempo depois conseguia deixar o oitavo lugar e assumia a quarta posição.

A chuva ficou apenas na ameaça e os minutos finais da sessão foram dedicados a simulação de corrida. Raikkonen passava a assumir o quarto lugar nos 30 minutos finais da sessão e Ricciardo se tornava quinto. Vandoorne aparecia em nono e Fernando Alonso era o décimo quinto.

A chuva que só ameaçava, acabou chegando nos quinze minutos finais da sessão, alguns pilotos até arriscaram dar umas voltas na chuva, mas não


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading