Neste fim de semana a Fórmula E estará no Sambódromo do Anhembi para a disputa da quarta etapa do campeonato mundial. A prova acontece no sábado, 16 de março.
São Paulo será pelo segundo ano consecutivo palco para a categoria elétrica, com 11 equipes e 22 pilotos participando da prova.
Nick Cassidy é o atual líder do campeonato com a Jaguar, após ter vencido a corrida 2 em Diriyah. No ano passado a Jaguar dominou a etapa brasileira, seu powertrain foi extremamente efetivo neste traçado. Cassidy que era da Envision, deixou a equipe para defender a Jaguar ao lado de Mitch Evans.
No entanto, por mais que Cassidy esteja mostrando um excelente desempenho, faturando três pódios desde o começo da temporada, a competição ainda tem muito para mostrar. Pascal Wehrlein é o segundo colocado, faturando 38 pontos, contra os 57 do neozelandês. Jean-Éric Vergne aparece na terceira posição, contando com 33 pontos, contra 27 de Jake Dennis.
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Mitch Evans espera que a etapa em São Paulo seja bem movimentada, com boas ultrapassagens e que possa encaixar um bom resultado, diferente do que experimentou nestas três primeiras rodadas do campeonato.
O e-Prix de São Paulo de 2023 contou com 114 ultrapassagens e 11 mudanças de liderança. O top-3 cruzou a linha de chegada separados por apenas meio segundo e os três carros contavam com o powertrain da Jaguar. O pódio foi formado por Evans, Cassidy e Sam Bird (na época piloto da Jaguar, hoje da McLaren).
O circuito que recebe o e-Prix de São Paulo
O e-Prix de São Paulo utilizará o Sambódromo do Anhembi e seu entornos para que a prova possa ser realizada. O traçado escolhido pela categoria é semelhante ao usado pela Indy Car, mas não passará pela Marginal Tietê, desta forma não comprometerá o fluxo da cidade.
Antes da definição do traçado que receberia a categoria, dois circuitos foram homologados pela FIA para a realização da prova. O Sambódromo de Anhembi conta com uma estrutura permanente, que facilita para abrigar o público com arquibancadas e banheiro.

Com 2.933 km e 11 curvas, além de uma enorme reta, o E-Prix de São Paulo promete ser o local ideal para o show, e não só no que diz respeito à corrida. A pista é bem fluida e conseguiu ser bem explorada para as ultrapassagens, no entanto, é necessário ter uma atenção adicional para não gastar muita energia e ter a prova prejudicada.
Os pilotos terão que enfrentar algumas chicanes que são um tanto complicadas, bem como uma boa variação de curvas fechadas com ângulo de 90 graus, uma curva apertada e algumas curvas fechadas.
O bump que foi um problema em 2023, foi arrumado para melhorar a experiência dos pilotos. Novamente a reta principal do circuito precisou ser preparada para que os carros consigam ter aderência quando passarem por este trecho.
O formato do evento da Fórmula E tem as suas atividades concentradas no sábado, sendo um dia bem agitado para os pilotos. Também é necessário evitar batidas, para que o competidor não fique de fora de uma das sessões, comprometendo o seu desempenho pelo resto da etapa.
Uma festa pós-pódio será realizada ao final do eprix, com o palco móvel ocupando a passarela do samba e comandado por Bruno Martini e o DJ Ryan Arnold, encerrando o evento.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo estão à venda e podem ser adquiridos no site da Eleven Tickets. Para quem não puder ir ao eprix, poderá assistir à prova ao vivo na Band, a partir das 13h deste sábado (16).
