A Fórmula E retorna neste fim de semana para a realização de mais uma rodada dupla da 10ª temporada, o e-Prix de Portland será disputado entre os dias 29 e 30 de junho. Depois da estreia bem-sucedida no ano passado a categoria retorna ao circuito de rua, mantendo a presença da competição nos Estados Unidos.
A pista de 3,190 km do Portland International Raceway, conhecida por suas curvas de alta velocidade e longas retas, permanece inalterada, prometendo muita ação e diversas oportunidades de ultrapassagem. Em 2023, mais de 20 mil fãs testemunharam as mais de 400 ultrapassagens e inúmeras mudanças de liderança. Este ano, a expectativa é de uma corrida igualmente agitada e que colabore para a reta final do campeonato.
O campeonato
Após um mês de pausa, com a última corrida disputada em Xangai, na China, a Fómula E retorna, mas agora com apenas mais dois compromissos pela frente.
Nick Cassidy, da Jaguar, lidera o campeonato com uma vantagem de 25 pontos sobre o alemão Pascal Wehrlein que faturou 142 pontos com a Porsche. Cassidy, que já subiu ao pódio oito vezes em 12 corridas nesta temporada, está preparado para uma intensa batalha nos Estados Unidos.
“Nas últimas seis corridas, ter resultados consistentes é muito difícil por causa das variáveis. Seria uma surpresa se alguém tivesse quatro vitórias ou resultados fortes, porque a chance de algo dar errado é sempre alta”, disse Cassidy, destacando os desafios da temporada.
O compatriota e companheiro de equipe de Cassidy, Mitch Evans, ocupa a terceira posição do campeonato com 132 pontos, seguido por Oliver Rowland, da Nissan, separados por apenas um ponto. Jake Dennis, da Andretti, atual campeão da categoria, é o quinto colocado com 113 pontos, em uma tarefa um pouco mais difícil de defender o título, mas não é impossível.
A categoria segue para Portland, mas a realidade é que restam apenas quatro etapas para a conclusão da temporada 2023/24. Além da prova nos Estados Unidos, uma rodada dupla em Londres aguarda os competidores.
Mitch Evans, que recentemente conquistou uma vitória em Xangai, está à beira de um marco histórico. Com 12 vitórias na Fórmula E, um triunfo em Portland o igualaria ao recorde de vitórias de Sébastien Buemi e do brasileiro Lucas di Grassi.
Local da Corrida
O Portland International Raceway, um ícone do automobilismo americano, é famoso por suas emocionantes batalhas, especialmente em categorias como a IndyCar. Um dos destaques memoráveis ocorreu em 1997, quando Mark Blundell superou os brasileiros Gil de Ferran e Raul Boesel por apenas meio décimo de segundo, em uma das chegadas mais acirradas.
O layout de 12 curvas e 3,190 km, no sentido horário, permanece inalterado desde o ano passado, com a zona de ativação do Modo Ataque situada na parte externa da Curva 7. As curvas de alta velocidade e as longas retas prometem muitas ultrapassagens, amplo vácuo e gestão crítica de energia.
Who’s ready to go racing Stateside?! 🇺🇸@Hankook_Sport #PortlandEPrix pic.twitter.com/ZBprvvoV3I
— Formula E (@FIAFormulaE) June 25, 2024
A pista surgiu depois de uma grande enchente que atingiu a cidade inteira, deixando para trás estradas que poderiam ser usadas como pista de corrida durante o icônico Rose Festival de Portland. A pista se tornou o lar do automobilismo quando a Trans-Am Series começou a competir na pista e, nas décadas seguintes, a Indy Car e a Nascar também seguiram o exemplo.
Grandes campeões brasileiros já triunfaram, como Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (1999 e 2000) e Cristiano da Matta (2002 e 2005).
Nos anos 2000 a sua popularidade caiu, mas após alguns anos, a Indy e a Nascar se interessaram novamente pelo circuito. Agora é a vez da Fórmula E compartilhar com essas categorias a chance de conhecer o traçado e testar os seus carros novamente em um circuito permanente.
O evento conta com transmissão da BandSports e Grande Prêmio.