Neste fim de semana a Fórmula E segue para Londres para disputar a última etapa da 9ª temporada, a categoria se prepara para realizar uma rodada dupla em um traçado já conhecido pelos pilotos, mas muito desafiador.
Chegamos para a definição do Campeonato com um ano extremamente disputado e com todos querendo saber quem receberá o título de Campeão Mundial. Jake Dennis está próximo de conquistar o seu primeiro título na categoria, o piloto da Andretti fez uma temporada sólida, vencendo duas corridas, mas faturou nove pódios até este momento da temporada. O inglês lidera com seus 195 pontos, contra os 171 de Nick Cassidy.
Diferente de Pascal Wehrlein que começou a temporada dominando, mas agora é apenas o quarto colocado com 146 pontos, atrás de Mitch Evans que conta com 151 pontos. Ser regular e estar no pódio com certa frequência fez muita diferença nesse ano da categoria, mas o piloto alemão da Porsche que começou o ano forte, passou seis etapas fora do pódio, vencendo apenas a 10ª etapa em Jakarta.
Agora é um momento importante, Dennis deve se tornar o campeão da temporada, mas precisa fazer mais uma boa exibição neste fim de semana, além de fugir de incidentes correndo em casa. O piloto será empurrado pelos fãs que estão preparados para ver o último duelo do Campeonato.
Até o momento tivemos sete pilotos diferentes de seis equipes diferentes vencendo uma corrida, com apenas a Porsche podendo celebrar uma vitória dos seus dois pilotos: Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa.
Se classificar bem é uma parte necessária nessa prova, principalmente para os postulantes ao título. Dennis foi um piloto forte também nos duelos das classificações e na etapa de Roma o piloto conquistou a sua segunda pole da 9ª temporada.
O powertrain da Jaguar, que equipa os carros da Envision, colaborou para o salto e crescimento de Nyck Cassidy, foram sete pódios e três vitórias conquistadas até aqui. Mitch Evans entrou na disputa do título na 6ª rodada, com a corrida disputada no Brasil, depois de um início frustrante. O neozelandês teve seus altos e baixos, principalmente por conta dos incidentes com o próprio companheiro de equipe.
A partir da metade da temporada a liderança do Campeonato ficou nas mãos de Dennis, Cassidy e Wehrlein ao longo do ano, com os pilotos se revezando na ponta, algumas vezes separados por apenas um ponto. Na corrida de Roma, enquanto Cassidy foi ao pódio apenas na primeira corrida, Evans e Dennis somaram mais uma vitória. O azar de Cassidy e Evans na segunda corrida em Roma foi suficiente para Dennis estabelecer alguns pontos de vantagem.
Os pilotos vão batalhar nesse fim de semana ainda tem muitos pontos em jogo. O piloto que conquista a pole fatura três pontos, enquanto a vitória corresponde a mais 25 pontos, nessa etapa por ser uma rodada dupla, serão realizadas duas classificações e duas corridas. Com o campeonato em aberto é esperado que o duelo se arraste até o domingo.
A Fórmula E utilizará mais uma vez o traçado formado no Centro de exposições ExCel, o circuito é planejado pelo arquiteto britânico Simon Gibbons, em colaboração com a FIA e a Motorsport UK.
A superfície é escorregadia, com menos aderência contando na parte interna do traçado. O que pode fornecer um drama adicional para a prova, é justamente se aparecer uma chuva e molhar o traçado externo. A pista conta com 20 curvas, as mudanças de elevação também dificultam o trabalho dos pilotos, além dessa combinação de prova acontecendo dentro e fora do pavilhão, mesclando a luminosidade.
Outro ponto de atenção nessa pista está relacionado a quantidade de acidentes e os detritos que ficaram na pista e em clima de decisão, os pilotos que estão disputando o Campeonato esperam fugir de confusão.
O gerenciamento da bateria é algo que está presente na categoria durante todas as provas e o piloto precisa se atentar ao seu ritmo. Para a corrida em Londres e por conta das características da pista, a Fórmula E realizou uma redução de 25% na energia que será utilizada, tentando promover uma corrida mais estratégica.
No ano passado a categoria já tinha promovido uma redução da bateria, mas optou por uma mudança maior para a 9ª temporada. A decisão pode beneficiar a Jaguar e a Envision que tem um pacote mais eficiente e coloca ainda mais fogo na luta pelo título.
De 38kWh utilizados anteriormente pela categoria elétrica, pilotos e equipes agora terão apenas 27kWh no circuito do ExCeL, essa provavelmente é a quantidade de energia mais baixa experimentada pela categoria.
A corrida no sábado terá duração de 36 voltas e no domingo de 34 voltas.
“Londres é um circuito muito particular, mas um lugar onde sempre fui bem. Por isso vamos tentar fechar essa temporada ano da melhor maneira possível, tentando novos pontos para a equipe”, resumiu Di Grassi, piloto da equipe indiana Mahindra. O time do piloto brasileiro lidou com diversos problemas no ano, principalmente relacionados a baixa evolução do projeto.
“Ter sido o último a vencer em Londres dá confiança. Mas neste ano temos uma tarefa diferente. Precisamos tirar o melhor do nosso pacote técnico e torcer para uma dinâmica de prova que nos favoreça. O objetivo são os pontos, como nas últimas etapas, para injetar ânimo no time depois de uma temporada de aprendizado bastante complicada, como foi essa”, completou.