Quinze dias após o e-Prix do México a Fórmula E segue para Diriyah para a realização da segunda e terceira etapa do calendário.
Na primeira rodada, Pascal Wehrlein acabou dominando a prova. O piloto da Porsche além de faturar a pole, fez uma corrida segura, estabeleceu uma distância confortável para os adversários e pode cruzar a linha de chegada com folga.
A próxima batalha acontece no circuito de rua de Diriyah, nos arredores da capital saudita, em Riad. A prova é disputada em uma cidade que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (UNESCO). A rodada dupla noturna é uma das corridas que mais combina com a categoria elétrica.
A Arábia Saudita é palco de uma prova noturna, a categoria começou a correr em Diriyan ainda em 2018, sendo o único momento que a Fórmula E realizou uma etapa simples, desde então o local encantou e passou a ser palco de rodada duplas. Essa é uma das corridas que acaba valorizando o carro da categoria, além de outros atributos da competição. Com um circuito iluminado, 22 competidores vão se enfrentar em busca de bons resultados.
A categoria visitará mais uma vez Diriyah, com os pilotos tendo a oportunidade de correr em uma das suas pistas favoritas. O traçado é extremamente exigente, cobrando bastante da gestão de energia e do ritmo que é imprimido ao longo da prova. Diferente do México onde é difícil ultrapassar, essa dificuldade não se repete ao longo desta rodada, mas existem trechos mais adequados para as disputas.
Pascal Wehrlein é um dos favoritos nesta etapa, além de ter começado a 10ª temporada com vitória, o piloto alemão realizou uma grande corrida neste circuito no ano passado. Wehrlein deixou Diriyah em 2023 dominando a etapa, após vencer as duas corridas.
Guiando pela Porsche, Wehrlein durante a 9ª temporada teve um começo empolgante, mas uma pena a queda de desempenho da Porsche. O começo da temporada 2024 se repete, mas a Porsche demonstra um pouco mais de fôlego, no entanto é necessário destacar mais uma vez que na Fórmula E faz muita diferença ter resultados regulares ao longo de todo o ano.
“Definitivamente tive uma boa sensação e já durante os testes no final da temporada passada, ficou claro que demos alguns passos em frente. O México é sempre uma pista especial para nós, por isso sou um pouco cauteloso. Mas esperamos poder confirmar esse desempenho na classificação e também em outras pistas”, comentou Wehrlein após a primeira etapa da temporada ser disputada.
O ano começa de forma bem interessante, enquanto Wehrlein abre a tabela na liderança do Mundial de Pilotos, Sébastien Buemi é o segundo colocado, depois de um grande começo, realizando uma prova segura no México sem cometer erros. Nick Cassidy representou a Jaguar na terceira posição, após superar Maximilian Günther.
Além da Porsche ter chamado a atenção no começo do campeonato, nomes como Jaguar e Envision voltam a alimentar a disputa do título, enquanto a Andretti não começou da forma esperada, mas deixou a rodada do México com alguns pontos.
Nesta etapa em Diriyah, obviamente Wehrlein terá os olhos voltados para ele, afinal, em 2023 o competidor não conseguiu um bom ritmo de classificação, algo que a Porsche tem focado para este ano, tentando melhorar as condições de largada dos seus pilotos.
Antonio Felix da Costa, companheiro de Wehrlein está em busca da redenção. O campeão da 6ª temporada da Fórmula E, ainda não se encontrou com o Gen3, o piloto não completou a prova no México, mas está empolgado para guiar em Diriyah. “Adoro correr na Arábia Saudita, a pista é incrível. Fui o primeiro vencedor lá na 5ª temporada e tenho ótimas lembranças. Por ser uma corrida noturna, o treino e a classificação acontecem durante o dia e depois você corre à noite. As temperaturas mudam, justamente com a superfície da pista e areia sendo removida”, comentou o piloto português.
“Suas percepções também mudam com a alteração das sombras. É preciso um pouco de adaptação e treinamento para os olhos, mas adoro as diferentes variáveis e isso definitivamente cria um show melhor para os fãs. É muito legal correr lá”, seguiu.
O traçado de rua conta com 2,49 km, sendo formado por 21 curvas que variam de estreitas e sinuosas, a rápida e fluídas. Um dos trechos mais complicados e que os pilotos precisam ter mais atenção fica entre as curvas 5 e a 14, por ser uma combinação de várias mudanças de direção em velocidade plena. Esse é o trecho do traçado que acaba definindo a classificação, pois nenhum erro é tolerado.
Outra curva do traçado que merece atenção, é a curva 16, os competidores precisam realizar uma boa entrada, para obter uma boa velocidade, antes de entrar na reta principal.
Incidentes ao longo do final de semana são bem comuns, após nove etapas sendo disputada neste traçado, o Safety Car é esperado ao longo das corridas.