A Fórmula E vai desembarcar em Berlim para a realização de uma rodada dupla. A categoria vai enfrentar um circuito que já é muito conhecido por ela e que diversas equipes e pilotos correram por lá nas últimas temporadas.
Após três corridas realizadas em circuitos que não eram conhecidos pela categoria elétrica e suas equipes, a Fórmula E retorna à Alemanha para disputar a 7ª e a 8ª etapa em um território extremamente familiar. O Circuito no Aeroporto de Tempelhof foi palco de boas disputas e o circuito também foi utilizado pela categoria elétrica para cumprir o calendário da sexta temporada, quando a pandemia de Covid-19 impedia viagens e a realização de algumas provas.
O Circuito é montado dentro do Aeroporto de Tempelhof, com cerca de 2.355 km, ele conta com 10 curvas – 5 para a direita e 5 para a esquerda. No Festival de Berlim realizado em 2020, a categoria apostou em três layouts diferentes, usados durante nove dias de evento. Na temporada passada a categoria realizou duas provas em Berlim, mas repetiu a inversão do sentido do circuito para fornecer uma dinâmica diferente.
Com uma prova sendo disputada no sentido anti-horário e outra no sentido horário, os pilotos precisavam ficar atentos também a inversão das zebras, além do gerenciamento do equipamento. Neste ano a categoria realizará a rodada dupla usando apenas uma configuração de circuito.
Next stop: Berlin 🇩🇪
After 3️⃣ brand new tracks, it's time to head back to familiar ground for the @SABIC #BerlinEPrix ⚡️ pic.twitter.com/kOMPMsHVkG
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 17, 2023
Diferente do que a categoria enfrentou até aqui, o Aeroporto de Tempelhof oferece características particulares, o chão é de concreto, projetado justamente para aviões e não para carros. Desta forma, o traçado é bem abrasivo, a chave para o sucesso é monitorar os pneus de perto e tomar cuidado com a degradação dos compostos. O gerenciamento de energia também precisa ser monitorado de perto.
Está é uma pista que oferece bons pontos de ultrapassagem, pois existem retas largas que levam para curvas fechadas.
A zona de Modo Ataque está posicionada na curva 6, com os pilotos precisando passar por ela em dois momentos da prova para cumprir a corrida. O período de Modo Ataque tem duração de quatro minutos, mas as equipes podem explorar uma estratégia, trabalhando com a ativação nas seguintes configurações: 1 + 3 mim, 3 + 1 mim ou 2 + 2 mim.
O Campeonato
Pascal Wehrlein após um abandono na Cidade do Cabo e um sétimo lugar no e-Prix de São Paulo, segue líder do Campeonato após conquistar 86 pontos. Do segundo para baixo as coisas estão um pouco mais misturadas, principalmente para Jake Dennis que não pontuou na Índia ou África do Sul e ainda abandonou a corrida em São Paulo.
Essas três novas corridas foram boas para Nick Cassidy que se destacou e conseguiu três pódios, terminando duas corridas em segundo lugar e uma na terceira posição. Dennis conta atualmente com 62 pontos, enquanto Cassidy somou 61 e Jean-Éric Vergne que também está participando da disputa é o quarto colocado com 60 pontos, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Antonio Félix da Costa que após um pódio e uma vitória na África do Sul, além de um P4 em São Paulo é o quinto colocado com 58 pontos.
A Jaguar foi o grande destaque da corrida de São Paulo, além de Mitch Evans vencer a corrida, Sam Bird chegou na terceira posição. Nick Cassidy que também participou da luta em São Paulo foi o segundo colocado, os três pilotos tinham algo em comum, compartilham a utilização do mesmo powertrain.
A conquista da Jaguar foi muito celebrada, principalmente após a corrida na Índia que eles saíram zerados.
Pela próxima corrida acontecer em Berlim, as equipes podem usar dados de provas anteriores. Também existiu um bom gap do e-Prix de São Paulo até a corrida deste fim de semana, possibilitando que os pilotos realizassem simulações e definissem os últimos detalhes antes da rodada dupla.
Teste de Novatos
A Fórmula E realizará após o e-Prix de Berlim, um teste com pilotos que nunca correram na categoria ou participaram de outro teste de novatos oferecido pela categoria. O intuito é apresentar a Fórmula E para os pilotos, possibilitando que eles conheçam a categoria elétrica e as características particulares de um carro elétrico.
LEIA MAIS: Fórmula E confirma lista de pilotos que vão participar do teste de novatos em Berlim
A sessão será composta de duas atividades de três horas cada, para que as equipes consigam avaliar os seus competidores e passar todas as informações relacionadas ao Gen3. A atividade vai acontecer em Berlim, também por ser um circuito que as equipes podem comparar os dados.
Apresentando a categoria para outros pilotos, a Fórmula E pode ter a oportunidade de conseguir novos competidores que vão compor o seu grid nos próximos anos. A lista completa dos participantes você encontra aqui: