A Fórmula E desembarca neste fim de semana em Berlim para o duelo da penúltima rodada dupla do ano. O evento no Aeroporto de Tempelhof registrará os duelos da 13ª e 14ª etapas da 11ª temporada.
A corrida em Berlim tem um gostinho especial para os brasileiros, pois três competidores do país estarão no grid. Felipe Drugovich realizará a sua estreia na Fórmula E, com a Mahindra, o competidor ocupará o lugar de Nyck de Vries, já que o holandês deu preferência por disputar as 6 Horas de São Paulo do Mundial de Endurance da FIA (WEC).
Quinta-feira concluída com sucesso na Alemanha. Amanhã teremos o início do #BerlinEPrix da Fórmula E com o Treino Livre 1, a partir das 11h. Vamo, Drugo!
#TeamDrugovich pic.twitter.com/QSQRAtCBdF
— Team Felipe Drugovich
(@TeamDrugovich) July 10, 2025
Enquanto isso, Sergio Sette Câmara foi escalado para guiar o carro de Norman Nato, pela Nissan. Será a primeira vez que o brasileiro terá contato com um carro realmente competitivo, embora Nato não esteja entregando um rendimento semelhante ao de Oliver Rowland.
A disparidade entre os companheiros de equipe da Nissan chama a atenção, já que Rowland se aproxima de conquistar o título da temporada 2025, enquanto Nato luta para ter alguns pontos, ocupando a décima nona posição com apenas 19 pontos.
Lucas di Grassi segue no grid com a Lola Yamaha, o brasileiro celebrou um pódio com a equipe durante o e-Prix de Miami. Os 30 pontos da equipe ao longo do campeonato foram todos registrados por ele.
A disputa pelo título continua, com Rowland sendo o grande destaque, o britânico lidera com 172 pontos, conseguindo administrar uma boa diferença para a dupla de pilotos da Porsche – Pascal Wehrlein conta com 103 pontos, contra 98 de Antonio Félix da Costa. O quarto colocado é Taylor Barnard da McLaren com 92 pontos – o competidor tenta posicionar no melhor lugar, antes do time se despedir do grid. Por fim, Dan Ticktum que faturou a sua primeira vitória em Jakarta, atingiu a marca dos 80 pontos.
A expectativa é que o campeonato de pilotos seja definido neste evento, já que Rowland tem em seu nome sete pódios. As coisas não foram tão bem nas últimas três corridas para Rowland, mas o trabalho que ele fez nas outras etapas, tem colaborado para essa grande diferença. É provável que o britânico seja declarado campeão ainda no sábado, durante a 13ª etapa, se não acontecer, ele precisa apenas de uma vantagem de 58 pontos após se quiser ir tranquilo para Londres.
Considerados para o páreo estão apenas os quatro primeiros colocados, mas matematicamente, os 11 primeiros – até De Vries poderiam ser considerados desafiantes ao título.
O Circuito
A categoria retorna à Tempelhof, para fechar o campeonato na Europa. Berlim se mantém no calendário desde a primeira temporada, sendo uma das pistas que os pilotos mais gostam.
O Circuito é montado dentro do Aeroporto de Tempelhof, agora atualizado com 2.343 km e 15 curvas, passou por uma alteração para a corrida de 2024. Aliás, este traçado já passou por vários ajustes ao longo desta década, tentando se adequar aos carros da categoria e suas necessidades.
A pista de concreto acidentada, planejada para comportar aviões, é um problema para as equipes pela questão degradação dos pneus. Neste traçado o consumo é mais acentuado, dada as características da superfície que os carros vão percorrer. A aderência é alta e também acaba afetando o gerenciamento da energia dos carros, tornando as estratégias bem complicadas, principalmente com como o Modo Ataque será trabalhado.
Geralmente é uma prova bem movimentada, com várias ultrapassagens, por ser uma corrida agitada, chama a atenção dos fãs da categoria. Este é um dos circuitos que de certa forma tem a cara da Fórmula E, fornecendo um cenário bem interessante, mesmo que não seja em um centro urbano.
A look at what’s in store for our drivers at Tempelhof across the double-header weekend
@Hankook_Sport #BerlinEPrix #FormulaE #Motorsport #Racing pic.twitter.com/2TYgcbEQQz
— Formula E (@FIAFormulaE) July 7, 2025
Teste de Novatos
Para encerrar a passagem por Berlim, será realizado um teste com novatos, na segunda-feira. Cada uma das 11 equipes do grid precisava obrigatoriamente escalar dois novatos, pilotos que não participaram de um e-Prix antes. Os competidores terão um dia completo para testes em Tempelhof.
Buemi herda pódio em Jacarta após revisão da FIA
Sébastien Buemi voltou ao pódio do e-Prix de Jacarta dias após o encerramento da corrida, graças a um protesto bem-sucedido da Envision Racing. O suíço havia cruzado a linha de chegada em terceiro, mas foi penalizado com cinco segundos por um suposto toque em Edoardo Mortara (Mahindra), o que o rebaixou para oitavo lugar na classificação final.
No entanto, uma nova audiência realizada pela FIA na semana passada analisou imagens adicionais fornecidas pela Envision — captadas pela câmera instalada no arco de proteção do carro — e concluiu que a manobra de Buemi estava dentro dos limites do regulamento.
Com a penalidade anulada, Buemi recupera a terceira posição na prova, enquanto Nico Müller, da ABT Cupra, retorna ao quarto lugar.

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