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Preview – A seleção de pneus para o GP do Bahrein

A Pirelli está retornando para o Bahrein após os testes de pré-temporada, agora a categoria vai realizar a abertura do campeonato no circuito do Sakhir depois do adiamento do GP da Austrália. Em 2020 o a F1 realizou duas corridas no mesmo autódromo, mas em uma delas apostou na utilização do anel externo, no entanto desta vez eles retornam aos moldes já conhecidos desde 2004.

Para 2021 a Pirelli manteve a sequência de pneus da temporada passada C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio), mas lembrando que os compostos sofreram algumas alterações para resistirem a mais um ano, mudanças que foram focadas na durabilidade. A fornecedora de pneus precisou estender a utilização deles por um ano, já que por conta da pandemia não foi possível introduzir os compostos de 18 polegadas e ele não tinham mais tempo hábil para o desenvolvimento de outro tipo de goma.

Uma das alterações para 2021 está na calibragem dos pneus a pressão dos compostos traseiros foi reduzida para 1,5 psi, enquanto a dos dianteiros também sofreu 1,5 psi de redução. Após a análise da telemetria e a redução do downforce dos carros para 2021 a Pirelli optou por reduzir a calibragem dos pneus para esta prova, equalizando-a entre os compostos traseiros e dianteiros.

Durante os testes de pré-temporada os times receberam os cinco tipos de pneus da gama, mas muitos times focaram nos compostos que já são utilizados no circuito do Sakhir, para fazer as suas coletas de dados para a temporada. As características da pista não devem ter mudado muito desde o último GP disputado lá, por isso a utilização dos dados coletados deve se mostrar mais estáveis.

Cada piloto terá 13 jogos de pneus para utilizar durante o fim de semana, mesmo com a redução de tempo das duas primeiras sessões de treinos livres. Assim como no último ano a Pirelli manteve a alocação padrão dos compostos com dois conjuntos de pneus duros, três conjuntos de médios e oito de pneus macios.

Imagem: reprodução Pirelli

O GP começa no pôr do sol e é realizado com os holofotes da pista. A temperatura do circuito vai caindo rapidamente após o início da prova, desta forma os compostos o desempenho dos pneus acaba sendo afetado. O asfalto do circuito é bem abrasivo gerando muito desgaste, além disso eles podem ser surpreendidos com tempestades de areia, como a que aconteceu durante o primeiro dia de testes de pré-temporada e as condições de uso dos pneus também é afetada.

Ele é um circuito de média severidade, mas ele tem relação direta com frenagem e tração, mas não tem a grande atuação de forças laterais.

Estratégias

Diferente de 2019, os pneus duros foram bem aproveitados durante o GP do Bahrein, onde vários pilotos que apostaram no pneu C2 para completar a corrida. Lembrando que a corrida disputada no Bahrein foi marcada pelo acidente de Romain Grosjean, onde os pilotos tiveram que lidar com uma paralização por bandeira vermelha. O acidente entre Lance Stroll e Daniil Kvyat após a retomada da corrida, provocou a entrada do Safety Car, desta forma os pilotos completaram algumas voltas com temperaturas baixas em seus compostos, evitando o desgaste e degradação térmica, aproveite para conferir as estratégias adotadas em 2020 aqui.

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Estratégias adotadas em 2020 – Imagem: reprodução Pirelli

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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