AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Presidente da F1 admite incerteza sobre GP de Emilia-Romagna: “Decisão será tomada em breve”

O GP da Emilia-Romagna corre o risco de não conseguir uma renovação contratual, para disputa do GP da África do Sul e Tailândia

O destino do Grande Prêmio da Emilia-Romagna pode estar com os dias contados no calendário da Fórmula 1. O CEO e presidente da categoria, Stefano Domenicali, afirmou que uma decisão sobre a continuidade da etapa realizada em Ímola será tomada nos próximos meses, uma vez que o contrato atual com o Autódromo Enzo e Dino Ferrari expira após a edição de 2025.

A pandemia de Covid-19 e a necessidade de fazer o calendário da categoria funcionar, abriu a oportunidade de alguns circuitos retornarem para o calendário. O GP da Emilia-Romagna voltou a ser disputado em 2020.

Ímola atualmente representa uma das duas etapas da F1 em território italiano — a outra sendo o tradicional GP da Itália, em Monza, com contrato válido até pelo menos 2031. A presença dupla da Itália no calendário da F1, no entanto, está sendo reavaliada pela organização da categoria, que busca expandir sua presença em novas praças, como África e Tailândia.

A Fórmula 1 já mencionou a possibilidade de realizar um sistema de rodízio com alguns circuitos, para garantir a visitação da categoria em mais lugares.

“A Itália sempre representou e representará no futuro uma parte importante da F1”, afirmou Domenicali ao jornal La Gazzetta dello Sport. “Será cada vez mais difícil ter dois GPs no mesmo país, porque o interesse pela F1 está crescendo e é uma situação que teremos que enfrentar nos próximos meses. É difícil que Ímola e Monza continuem juntas no calendário por muito tempo”

O dirigente reconheceu que a possível saída de Ímola não é uma decisão simples, especialmente por seu vínculo pessoal com a cidade — Domenicali é natural da região. No entanto, enfatizou que seu papel à frente da Fórmula 1 exige uma visão global e estratégica.

“Do ponto de vista humano não será fácil, mas tenho que exercer um papel internacional. Recebemos muitas solicitações de países emergentes que podem permitir o crescimento da F1. É uma avaliação que em breve terei que resolver como uma escolha definitiva.”

Ímola tem uma longa história na Fórmula 1. O circuito sediou o Grande Prêmio de San Marino entre 1981 e 2006, e retornou ao calendário da categoria em 2020, como parte da reestruturação do campeonato em meio à pandemia de COVID-19. A rápida resposta da cidade e da organização local foi destacada por Domenicali como um exemplo de comprometimento e paixão pelo automobilismo.

“Não esqueço que Imola respondeu em um momento de grande dificuldade, o da COVID”, relembrou.
“Quando houve necessidade de encontrar novos lugares, eles responderam imediatamente com o entusiasmo e a capacidade de uma cidade inteira.”

Ainda não se sabe se Ímola poderá permanecer no calendário em um modelo de rodízio, a exemplo do que deve ocorrer com Spa-Francorchamps, sede do GP da Bélgica. A F1 vem considerando esse tipo de abordagem como alternativa para manter circuitos históricos no cronograma, sem comprometer os planos de expansão global.

A Fórmula 1, por outro lado, tem atualmente três corridas nos Estados Unidos: Miami, Austin e Las Vegas, como parte da expansão da categoria no território norte-americano.

A Itália conta com dois eventos no país, pois Monza, que é o lar do GP da Itália, está presente no calendário da F1 desde 1950, quando o primeiro campeonato da categoria foi promovido.

O GP de Espanha passará por uma mudança de local, a corrida que atualmente é disputada no Circuito de Barcelona, será realizada em Madri. O GP da Holanda não permanecerá no calendário, para além de 2026.

Com o contrato de Ímola se encerrando em 2025, os próximos meses serão decisivos para definir se a Emilia-Romagna continuará tendo um lugar entre os eventos mais prestigiados do automobilismo mundial.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo