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Preparativos das equipes médicas e de fiscais finalizam os ultimos testes para o GP São Paulo de Fórmula 1

O Grande Prêmio de São Paulo de 2023 da Fórmula 1 está programado para acontecer nos dias 03, 04 e 05 de novembro no Autódromo de Interlagos, Zona Sul de São Paulo e os preparativos seguem a todo o vapor no circuito paulista o traçado mais importante do automobilismo brasileiro.

A adrenalina está à flor da pele em Interlagos, enquanto as equipes esportivas formada por fiscais, comisários e operadores do GP e as equipes médicas realizam os testes cruciais visando o melhor atendimento paraas  equipes e os pilotos no Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Os procedimentos dos fiscais de pista e dos boxes foram aprimorados, após um período rigoroso de treinamento, foram concluídos com sucesso no ultimo sábado dia 21 de outobro. Os exercícios de extração de pilotos em caso de acidentes, além do transporte para o centro médico e, subsequentemente, para um dos dois hospitais de plantão da Rede Prevent Senior – Sancta Maggiore Dubai e Sancta Maggiore Itaim – foram executados com precisão.

Álvaro Razuk, diretor-médico da Prevent Senior, descreve o evento como um teste de fluxos e sistemas para identificar riscos latentes.

No “simulado” realizado no dia 21 de outubro, a Prevent Senior mobilizou 16 médicos e 8 enfermeiros. Durante os três dias do GP, que acontecerá de 03 a 05 de novembro, um total de 36 médicos e 18 enfermeiros estarão de prontidão no centro médico do autódromo de Interlagos, com duas equipes adicionais nos hospitais de plantão.

Para simular um acidente e testar o sistema de resgate, uma médica se passando por pilota a Dra. Gabriela Feliciano, foi retirada de um monoposto homologado pela FIA, após a extração ela foi encaminhada ao centro médico e, posteriormente, transportada de helicóptero para o hospital. Essa escolha visou assegurar informações mais precisas e seguras sobre o funcionamento do sistema, como explicou Razuk.

Dino Altmann, diretor-médico do GP São Paulo de F1, avalia que o exercício foi um sucesso e que estão preparados para mais um Grande Prêmio.

Além disso, Dino Altmann e Álvaro Razuk são os responsáveis pelo Simpósio Sancta Maggiore de Atendimento ao Trauma no Motorsport, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado. O simpósio será realizado na sede do Instituto Prevent Senior, com a parte prática acontecendo no centro médico do autódromo de Interlagos no segundo dia.

Na parte esportiva, o número de fiscais de pista aumentou em 20%, totalizando 380 voluntários (três por posto) nos 4,3 quilômetros do circuito, incluindo a área de boxes. A direção de prova aumentou o número de telehandlers (equipamento de remoção de carros) de 14 para 17, devido à introdução de uma nova categoria de suporte, a F4 Brasil e além da Porsche Cup.

Os exercícios de remoção de carros em caso de acidente ou falha mecânica foram realizados com monopostos criados por alunos de engenharia de diversas faculdades, como a Universidade Federal do ABC, Faculdade de Engenharia Industrial, Mauá e Unesp (Bauru). Felippe Biazzi, diretor de prova do GP São Paulo de F1, ressaltou que além de cumprir sua função com excelência, o uso desses carros pela organização também incentiva os estudantes a continuarem desenvolvendo esses projetos.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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