BlogColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula EIndyPost
Tendência

Prefeitura mira para tornar São Paulo a capital do automobilismo

Com Fórmula E, WEC e Fórmula 1, cidade de São Paulo se desta no cenário do automobilismo

Mirando em se tornar a capital mundial do automobilismo, neste ano São Paulo receberá três eventos com a chancela da FIA, Fórmula E, WEC e Fórmula 1, que poderão ser apreciados ao longo de 2024. No entanto, a Prefeitura de São Paulo não descarta a possibilidade de trazer novas categorias nos próximos anos, a Indy também se torna um objetivo para suprir a demanda.

A Fórmula E “abre” a temporada de eventos, a categoria elétrica visitará a cidade pelo segundo ano consecutivo, com a prova sendo disputada no dia 16 de março no Sambódromo do Anhembi.

O grande objetivo de trazer a Fórmula E para São Paulo foi concluído no ano passado, quando a primeira prova foi realizada durante a 9ª temporada. Com pilotos brasileiros no grid desde a primeira temporada, tanto a categoria, como a prefeitura demonstravam interesse em realizar uma prova no Brasil e várias conversas foram realizadas ao longo de oito anos. No entanto, o acordo e as definições que eram necessárias só viabilizaram a prova em 2023.

O Brasil já abriga a Fórmula 1 há 50 anos, sendo um evento extremamente importante para São Paulo, principalmente pela forma como um grande evento consegue movimentar toda a economia local. Pensando nas vantagens que é ter uma grande categoria do automobilismo na cidade, agora os fãs de automobilismo têm uma oportunidade melhor para desfrutar de mais experiências e suas particularidades.

Com o sucesso da Fórmula 1 e o interesse pela Fórmula E, a prefeitura de São Paulo conseguiu estabelecer um novo acordo com o Mundial de Endurance da FIA, desta forma a categoria retornará ao país pela primeira vez desde 2014. A prova que já foi realizada na pista paulista entre 2012 e 2014, poderá ser apreciada mais uma vez pelos fãs, o WEC disputará às 6 Horas de São Paulo em Interlagos no dia 14 de julho.

Perguntado pelo Boletim do Paddock sobre as metas para manter estas categorias em São Paulo por mais anos, o presidente da SPTuris Gustavo Pires afirma que a ideia é tornar a cidade uma referência mundial para os eventos de automobilismo. Foi uma grande conquista para a cidade poder ter no mesmo ano três grandes eventos da FIA.

A gente não só quer que esse seja o primeiro ano onde São Paulo é a única cidade da história e receber simultaneamente, no mesmo ano, as três principais categorias da FIA, Fórmula 1, WEC, Fórmula E, como a gente gostaria muito que todas cheguem como o GP São Paulo chegou a 51 edições

Para Pires é importante que as categorias continuem mantendo um relacionamento com a cidade, sabendo os locais que os eventos podem ser realizados e a importância dessas provas para São Paulo.

Acho que tudo isso é um trabalho muito conjunto de cada categoria e de cada evento com a prefeitura de São Paulo e a SPTuris. As categorias e a cidade consigam uma comunicação onde saiba, que isso acontece na cidade e saibam o quão importante a categoria é. Acho que isso acaba sendo uma cadeia onde todos são igualmente importantes

Para a cidade acho que acaba sendo uma cadeia onde todos são igualmente importantes, mas com certeza nosso objetivo não é a gente ter uma edição de cada uma delas esse ano é que a gente tenha por vinte, trinta anos. Quem sabe para sempre ter todas as categorias

Nós não paramos, gostaríamos que São Paulo continuasse respirando automobilismo. Quem fala que Londres é a capital do automobilismo mundial está errado, eu falo isso quando encontro o pessoal de lá, pois além de São Paulo e do Brasil além de ter grandes pilotos ao longo da história, hoje tem as três principais categorias da FIA

Foto: reprodução Fórmula E

Com o automobilismo ganhando cada vez mais destaque, a prefeitura aposta alto no que representa estes eventos para a cidade.

A gente acredita que o setor de eventos e turismo, o setor de serviços de São Paulo, pode ser comparado ao que foi em outro momento, o café e a indústria para nossa cidade. A Fórmula E vai fazer um dos maiores e melhores eventos da história em São Paulo e esperamos que dobre de tamanho do que o ano passado

A Indy Car que já correu em São Paulo entre 2010 e 2013 também é um evento que a prefeitura de São Paulo está atenta para negociações. A categoria não faz parte dos eventos da FIA, mas conta com diversos fãs e o interesse pelo retorno da Indy é genuíno.

Foto: reprodução Indy Car

A conversa com a Indy foi muito positiva. Inclusive, parabenizar também a Fórmula Indy pelo valor a São Paulo e ao Brasil interessa muito para eles virem e interessa para nós também os receber. Mas as conversas estão paradas no momento porque fica o retorno da Indy em relação a patrocinadores e investidores que passam dos limites da cidade de São Paulo”, comentou Gustavo Pires.

“Mas é importante dizer que a vontade da Indy de vir para São Paulo é muito grande e a nossa de recebê-los. Assim que a Indy tiver todas as condições, São Paulo está de porta abertas e a gente não vai poupar esforços para trazer a categoria”, seguiu.

São Paulo jamais fechará as portas para nenhum desses eventos, sempre precisaremos de portas abertas e faremos o melhor trabalho possível para receber

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo