Sem anúncios oficiais para a imprensa, a história sobre a entrada da Porsche na Fórmula 1 segue tomando forma. Para o GP da Áustria, na casa da Red Bull, um anúncio oficial sobre a parceira era esperado, mas sem as últimas definições sobre os motores de 2026, nada foi divulgado.
A FIA ainda não divulgou o regulamento dos motores para 2026, pois ainda restavam alguns pontos que precisavam ser discutidos, por consequência Porsche e Audi não realizaram nenhum anúncio oficial. Em maio de 2022 ocorreu a liberação por parte da Volkswagen, permitindo que suas marcas entrassem na categoria e desta forma os termos seguem sendo negociados.
O que se desenrola agora é uma aquisição de 50% das ações do programa Red Bull Racing pela Porsche. As duas empresas, Porsche e Red Bull tiveram que apresentar o seu projeto em conjunto às autoridades de antitruste (monopólio). Além de apresentar o pedido a União Europeia, a solicitação também foi apresentada em outros 20 países fora da União Europeia. Um alerta surgiu do Marrocos, onde a legislação prevê que tais pedidos sejam publicados após a aprovação.
Primeiramente a informação foi publicada pelo site Motorsport Total e depois pelo Motorsport.com nesta quarta-feira (27). O acordo proposto sugere a notificação da intenção da Porsche adquirir 50% da Red Bull Techonology, subsidiária da Red Bull GmbH. Como foi apurado pelo The Race, o documento confirma o objetivo de uma parceria entre Porsche e Red Bull de desenvolver e fabricar uma unidade de potência para a Red Bull Technology. Acordo que já era esperado e foi se desenrolando nos últimos meses.
Em princípio de toda essa movimentação a Porsche estaria interessada nas instalações adequadas para fazer a produção do motor, desta forma a parceria com a Red Bull estaria em andamento. Por outro lado, a compra de 50% da operação da Red Bull revela um interesse ainda maior da Porsche pela Fórmula 1, não satisfeita apenas com o acordo de motores.
Os motores da Porsche também seriam usados pela AlphaTauri. Enquanto a Audi segue o seu plano de entrar na Fórmula 1 se apoderando de outra equipe do grid, alguns sugerem que as etapas de compra da Sauber estão em andamento.