A Porsche confirmou nesta terça-feira (07) sua saída do Mundial de Endurance da FIA (WEC) na classe dos Hypercars no final do ano, para focar no IMSA e na Fórmula E.
A decisão foi tomada por conta de uma “reorganização abrangente” nos programas de automobilismo do fabricante alemão. A operação dos dois carros da Porsche Penske Motorsport se dará até o final do campeonato, com a conclusão das 8 Horas do Bahrein.
“Lamentamos muito que devido às circunstâncias atuais, não continuaremos nosso envolvimento no WEC após a temporada. O automobilismo sempre foi de grande importância para a Porsche e é uma parte essencial da marca”, disse Dr. Michael Steiner, membro do conselho executivo da Porsche AG.
A marca alemã optou por continuar os programas de fábrica do IMSA com o Porsche 963 e da Fórmula E, além de dar suporte aos programas clientes, incluindo o Porsche 911 GT3 R EVO, que deve estrear no próximo ano.
No entanto, existe um desafio para as equipes clientes com a saída da Porsche dos Hypercars. Uma nova regra do WEC para 2025 determina que cada fabricante inscreva pelo menos dois carros na categoria Hypercar. A equipe cliente da Porsche, a Proton Competition, competiu nesta temporada com apenas um 963. O time até tem desejo de ter um segundo carro, mas é necessário pensar no lado financeiro e como fazer esse gerenciamento.
Nos últimos meses a Porsche foi alvo de muitas especulações sobre o seu caminho, o anúncio oficial já era esperado desde o começo de setembro. O ‘realinhamento abrangente’ do release encaminhado para a imprensa, se refere às dificuldades financeiras que a empresa enfrenta em decorrência dos fatores macroeconômicos e geopolíticos.
Em questão mercadológica, China e Estados Unidos são dois mercados importantes para a Porsche, no entanto, nos últimos meses, a demanda nos seguimentos premium e de luxo do mercado chinês, caíram drasticamente. Nos EUA, as tarifas de importação, pela instabilidade do mercado, também tem refletido no mercado automotivo. Dessa forma, se manter no IMSA é uma forma de continuar a sua relação com os EUA, promovendo a sua marca.
“Usamos o automobilismo como uma plataforma de desenvolvimento para tecnologias futuras e para ilustrar o potencial dos nossos carros esportivos”, comentou Thomas Laudenbac, chefe da Porsche Motorsport.
“Com o Porsche 963 na categoria IMSA norte-americana e o Porsche 99X Electric no Campeonato Mundial de Fórmula E, queremos continuar lutando por vitórias gerais no futuro. Essa é a nossa tradição e o nosso foco.”
A Porsche segue confiando na eletrificação, dessa forma, a empresa tem usado o automobilismo para dirigir as suas pesquisas, principalmente como reflexo na tecnologia que vai para os carros de rua.
A saída da Porsche representa um golpe duro para os organizadores do WEC, o Automóvel Clube de l’Ouest e a FIA. Menos de um ano após a desistência da Lamborghini, o campeonato perde mais uma grande fabricante, após a saída da Lamborghini.
Detentora do recorde absoluto nas 24 Horas de Le Mans, com 19 vitórias, a marca alemã sempre foi uma das principais atrações do WEC.
Recentemente a Porsche venceu a Lone Star Le Mans no Circuito das Américas, atualmente está em segundo lugar no Campeonato de Fabricantes de Hypercars, atrás da Ferrari.
Laurens Vanthoor e Kevin Estre ainda tem chances de conquistar dois campeonatos mundiais consecutivos entre os pilotos na Hypercars.
“Acho que você já viu as notícias. Infelizmente, a Porsche não continuará no WEC no ano que vem. É difícil aceitar, especialmente depois de tudo o que construímos e conquistamos. Mas a vida é assim. Participar deste programa foi um sonho que se tornou realizade: correr na Hypercar pela Porsche e pela Penske, duas marcar icônicas. Mesmo que esteja acabando, as memórias e o sucesso ficarão para sempre. Sou grato pela experiência. E o que vem a seguir? A confirmar. Por enquanto, vamos ir com tudo no Bahrein”, escreveu Laurens Vanthoor na sua conta do X.
I guess you’ve seen the news. Sadly, Porsche won’t be continuing in WEC next year. It’s tough to accept, especially after everything we’ve built and achieved. But that’s life. Getting to join this program was a dream come true – racing in Hypercar for Porsche and Penske, two…
— Laurens Vanthoor (@VanthoorLaurens) October 7, 2025
Por enquanto, a participação da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, parece incerto.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.