Dentro do possível a Ferrari teve um fim de semana muito positivo em Monza. Carlos Sainz liderou dois dos três treinos livres, conquistou a pole e ainda faturou o pódio para o time italiano. O resultado parece até mesmo inacreditável, pois o time tem um histórico de sucessivos erros.
Obter uma vitória é muito difícil nesta temporada com o cenário dominador criado pela Red Bull. Max Verstappen superou a Ferrari, mas precisou batalhar por 15 voltas para obter a ponta, que foi defendida com garra por Carlos Sainz.
O piloto espanhol lutou não apenas com o holandês, mas com Sergio Pérez e principalmente com o companheiro de equipe. O monegasco já tinha pressionado o companheiro de equipe, após Verstappen concluir a ultrapassagem, pois os pneus do carro de Sainz estavam degradados. Após a troca e as posições reestabelecidas, Sainz ainda foi perseguido por Leclerc, mas Pérez entrou na equação.
Sainz tinha o dilema de fazer os pneus duros sobreviverem até o final da corrida, pois os ponteiros não indicavam uma segunda parada, mesmo a degradação dos pneus elevadas. Após batalhar com Pérez, Leclerc encontrou mais uma lacuna para perseguir o companheiro de equipe. A Ferrari deixou os pilotos brigarem livremente pelo pódio, mas os dois cometeram erros, até que quando as coisas entre eles ficaram mais quentes o time precisou intervir, mas Leclerc ainda tentou faturar o pódio.
Aquelas duas voltas que foram debitadas no começo da prova, por conta do abandono de Yuki Tsunoda na volta e formação, certamente contribuiu para Sainz encerrar no pódio, seria ainda mais complicado para o espanhol se defender por mais duas voltas do companheiro de equipe. Sainz cruzou a linha de chegada com apenas 0s184 de vantagem para Leclerc.
Apesar de protagonizar um duelo intenso do começo ao fim, Calos Sainz gostou da forma como o GP da Itália se desenhou: “Foi difícil. Foi uma corrida dura e difícil. Sempre foi um prazer competir com Charles, sempre que tivemos oportunidade. Um grande piloto, assim como Max e Checo. Nós nos divertimos lá hoje e espero que vocês tenham gostado.”
Por mais que Carlos Sainz não seja o pupilo da Ferrari, o piloto tem feito um bom trabalho. Realmente nesta temporada faltava o pódio de Sainz, depois de Lewis Hamilton, Charles Leclerc, George Russell, Fernando Alonso, Lando Norris, a dupla da Red Bull e Alpine passarem pelo pódio. Nesta temporada, o melhor resultado de Sainz era o 4° lugar no Bahrein, ainda no começo da temporada. Durante esses 14 eventos que foram disputados, ele não esteve na zona de pontuação em dois – Azerbaijão e Bélgica (não completou a prova).
“Hoje fiz tudo o que pude para tentar manter os dois Red Bulls atrás, usando meus pneus ao limite e forçando durante toda a corrida. Infelizmente, eles ainda têm vantagem sobre nós na corrida e o P3 foi o máximo hoje.”
Sainz é um piloto mais técnico, tenta compreender o seu equipamento e extrair o melhor dele. Não é tão veloz como Charles Leclerc, mas nesta temporada tem demonstrado um bom controle com o equipamento. A Ferrari promete se preparar para 2024 passando por toda uma reformulação do carro e certamente o trabalho de Sainz poderá ajudar o time, o espanhol já passou por outras equipes e conheceu outros carros, com filosofias completamente distintas.
“Obviamente estou muito, muito feliz agora, porque um P3 em Monza na frente dos tifosis é o melhor que podemos ter – pelo menos neste fim de semana, porque claramente a Red Bull foi, no final, um pouco mais rápida do que nós hoje , como esperávamos. Foi um dia para tentar e tentei tudo o que pude para mantê-los para trás, especialmente aquela primeira passagem na frente de Max. Provavelmente quase me custou um pódio, porque significava que eu estava gastando muito os pneus e usando-os mais do que provavelmente gostaria, o que me deixou muito vulnerável no final dos stints, e sempre sob muita pressão, pressão de Max primeiro, depois de Checo, depois de Charles. No final, consegui chegar ao P3 porque conseguimos – mas foi difícil. Muito difícil.”
Enquanto segue tentando definir o seu futuro ou com a Ferrari ou em uma outra equipe, Sainz precisa mostrar trabalho.
A corrida se complicou ainda mais, com a utilização da gama mais macia de pneus e a Ferrari é uma das equipes que mais consome os compostos, mesmo com a performance melhorando nas últimas provas.
Leclerc é a prata da casa, a Ferrari neste fim de semana deixou os pilotos duelarem sem interferir na batalha, mesmo que isso custasse um outro bom resultado do time – como alguns que ficaram pelo caminho neste ano. Mas ao final da corrida, mesmo reconhecendo a importância de ter um bom resultado em Monza, a Ferrari precisou solicitar para os pilotos não batalhar mais nos giros finais da prova. Correndo diante da sua torcida, a Ferrari protagonizou um bom show gerou entretenimento para aqueles que estavam no autódromo.
O monegasco mirou na luta pelo pódio e ao final da corrida, mencionou a batalha protagonizada com Sainz: “Para ser sincero, me sinto bem. Ok, perdi o pódio, mas Carlos está lá de qualquer maneira, então uma Ferrari está lá. Eu teria ficado desapontado se fosse uma corrida chata e terminássemos em quarto como fizemos agora, mas no final, foi muito divertida. Eu me diverti muito.”
“Com Max já tive esse tipo de batalha no passado, hoje foi com Checo e Carlos. Penso que estivemos sempre no limite, quer fosse para se defender ou atacar e é exatamente como gosto de correr. Então foi divertido. Parabéns ao Carlos, ele esteve muito presente desde a primeira volta do TL1, mas estou feliz hoje”, seguiu Leclerc.
Nas últimas provas o desempenho e até mesmo o comportamento de Leclerc em pista tem gerado comentários. O piloto é extremamente rápido, mas nos últimos meses, na mesma proporção tem errado. A Ferrari não está brigando por um título neste ano e foi apenas na Itália que conseguiu superar a Aston Martin. No entanto, Leclerc precisa realmente sempre andar no limite? Principalmente em um momento que tudo o que a equipe precisa são de resultados mais sólidos e constantes.
“Foi uma grande corrida e o resultado foi o melhor que pudemos fazer hoje, terminando no pódio diante dos nossos fãs e trazendo para casa 27 pontos, o que nos coloca à frente da Aston Martin e perto da Mercedes. Dedicamos este resultado aos nossos fãs que nos apoiaram tanto durante todo o fim de semana e estamos satisfeitos por ter dado um bom show tanto ontem na classificação quanto hoje, especialmente no final da corrida, quando deixamos nossos pilotos lutarem pelo terceiro lugar. Fizemos isso porque sabemos o quanto é especial estar no pódio aqui, mas também dissemos para eles não correrem riscos e eles obedeceram”, comentou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari.
“Carlos guiou muito bem durante todo o fim de semana e Charles também se recuperou bem depois de um início difícil na sexta-feira. Em duas semanas começaremos do zero novamente em Singapura, mas por hoje podemos estar felizes com o que fizemos aqui. carro seria mais competitivo neste tipo de pista e o SF-23 correspondeu às nossas expectativas.”
A Ferrari ainda tem um caminho para percorrer e acertar as coisas. Esse foi um fim de semana ‘sem preferências’, se Leclerc ultrapassagem Sainz em pista, eles não teriam muito o que fazer, mas não conseguiram fazer malabarismos para que o monegasco estivesse no pódio. As paradas nos boxes eram delicadas, pois existia a ameaça de undercut. O time trabalhou dentro do que é esperado para a Ferrari e os pilotos cumpriram o seu papel em pista.
Mesmo com a Ferrari não obtendo a vitória neste fim de semana, realizaram uma boa homenagens aos vencedores de Le Mans de 2023, exibindo a pintura que ganhou destaque ao longo das batalhas performadas.