AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pole de Verstappen em Austin: McLaren pressiona e Hülkenberg surpreende com a Sauber

Neerlandês marcou 1m32s143 e superou Norris por apenas 0s071; Piastri fecha o top-3 em dia de destaque para a McLaren e surpresa de Hülkenberg com a Sauber

Max Verstappen conquistou a pole para a corrida Sprint do GP dos Estados Unidos, ao registrar 1m32s143 na classificação desta sexta-feira (17), em Austin. O piloto da Red Bull superou Lando Norris por apenas 0s071, enquanto Oscar Piastri completou o top-3, consolidando mais uma forte exibição da McLaren no Circuito das Américas. Nico Hülkenberg foi um dos destaques da sessão ao colocar a Sauber na quarta posição, seguido por George Russell, que completou os cinco primeiros.

Após garantir a pole, Verstappen destacou que o carro se comportou bem nos três setores do traçado, ressaltando que a volta perfeita exigiu juntar esses trechos com precisão. O neerlandês reconheceu, no entanto, que largar na frente em Austin não garante tranquilidade, especialmente pela configuração do circuito, com a dupla da McLaren logo atrás.

Hülkenberg merece destaque especial no fim de semana, mantendo ritmo forte desde o primeiro treino livre. Já Gabriel Bortoleto enfrentou dificuldades: apesar de mostrar evolução ao longo da sexta-feira, teve uma volta deletada no SQ1 e largará da última posição na Sprint.

No SQ3, Fernando Alonso levou a Aston Martin ao sexto lugar em sua única tentativa rápida. Carlos Sainz garantiu o sétimo posto com a Williams, enquanto Lewis Hamilton ficou apenas em oitavo, em mais uma sexta-feira complicada para o lado da Ferrari. Alexander Albon foi o nono e Charles Leclerc completou o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste sábado (18), às 14h (horário de Brasília), para a disputa da corrida Sprint no Circuito das Américas.

Saiba como foi a Classificação Sprint

Depois de Lando Norris comandar o único treino livre do fim de semana, com Nico Hülkenberg na segunda posição, as equipes partiram para classificação Sprint. A sessão inicial foi voltada principalmente para coleta de dados da simulação de corrida, com um pequeno tempo disponibilizado para o ritmo de classificação.

Ao retornar para a pista, a temperatura estava na casa dos 44 °C com 33 °C no ambiente, semelhante às condições enfrentadas mais cedo.

SQ1

Para os primeiros 12 minutos de sessão, todos os pilotos precisam trabalhar com os pneus médios novos, por exigência do regulamento.

A Red Bull e a Racing Bulls, liberaram Yuki Tsunoda e Isack Hadjar, rapidamente para a pista. Os jovens competidores eram acompanhados por Nico Hülkenberg, da Sauber, após o alemão ser o destaque no treino livre. Em seu primeiro giro rápido no Circuito das Américas, o francês cometia uma série de pequenos erros, obtendo apenas 1m34s856. Os jovens que estão andando pela primeira vez neste circuito, brigaram um pouco com os carros no primeiro contato com o traçado.

Embora não fosse tão excepcional como o TL1, Hülkenberg superou Hadjar com 1m34s758. Charles Leclerc retornou para a pista, após lidar com um problema de câmbio no início da sexta-feira, desta forma, a primeira volta cronometrada do monegasco era muito alta.

Gabriel Bortoleto teve a sua primeira volta rápida cronometrada deletada, por exceder os limites de pista na curva 19. O brasileiro foi rebaixado para a 20ª posição. Restando três minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Leclerc, Gasly, Ocon, Colapinto e Bortoleto. Enquanto os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Piastri, Norris, Antonelli, Lawson, Sainz, Russell, Alonso e Hülkenberg.

Permanecendo com os jogos de pneus do começo da sessão, todos os pilotos tentavam abrir uma última volta rápida, para avançar ao SQ2. Por conta do congestionamento na pista, vários pilotos se atrapalharam.

Norris tomou a ponta com 1m33s224, superando Verstappen por 0s139. Hülkenberg conseguiu a quinta colocação, com Carlos Sainz em sexto – que também enfrentou um problema de câmbio.

Bortoleto foi atrapalhado pelo trânsito e ficou impossibilitado de abrir mais uma volta rápida, para fugir da eliminação. O brasileiro sofreu com o problema nos boxes, provocado pelos rivais que não queriam ficar tão próximos no último respiro de volta rápida do SQ1.

O final da sessão também ficou marcado pelo embate entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson, que lutavam por espaço na pista, mas com o neozelandês evitando ser ultrapassado pelo ex-companheiro de equipe.

ELIMINADOS

16) Oliver Bearman -1m35s159
17) Franco Colapinto – 1m35s246
18) Yuki Tsunoda – 1m35s259
19) Esteban Ocon – 1m36s003
20) Gabriel Bortoleto – Sem Tempo

SQ2

Retornando para os próximos 10 minutos, novamente o uso dos pneus médios novos eram obrigatórios.

O trânsito nos boxes chamava a atenção desde o começo da sessão, mas os pilotos precisavam se manter em pista para buscar um bom giro. Os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Sainz, Albon, Alonso, Antonelli, Hamilton e Leclerc. O britânico da McLaren contava com a marca de 1m33s033, com uma diferença mínima de 0s130 para o neerlandês da Red Bull.

Enquanto alguns pilotos partiam para uma segunda volta rápida, Hülk, Lawson, Hadjar e Gasly, ainda tentavam registrar a primeira volta rápida, aferida quase com o cronômetro zerado. Lawson até completou o giro, mas a sua volta foi deletada por extravasar os limites de pista.

ELIMINADOS

11) Andrea Kimi Antonelli – 1m34s018
12) Isack Hadjar – 1m34s241
13) Pierre Gasly – 1m34s258
14) Lance Stroll -1m34s394 (volta deletada)
15) Liam Lawson – Sem Tempo (volta deletada)

SQ3

Para o final da classificação, os competidores contavam com 8 minutos para fazer as suas voltas rápidas, com os dez pilotos precisando usar os pneus macios.

Logo na liberação da pista, George Russell e a dupla da Williams ocuparam o traçado, enquanto os demais aguardaram nos boxes, para pegar a pista em uma situação melhor, mas arriscando ser atrapalhado por adversários.

O britânico da Mercedes cravou 1m32s888, com uma diferença de apenas 0s023 para Sainz e de 0s211 para Albon. O começo da volta de Russell não foi tão boa, por conta do erro do britânico logo na curva 1.

Para piorar a situação de Russell, Hülk superou o britânico da Mercedes, com o tempo de 1m32s645. Na volta de Lando Norris, o competidor contava com o segundo e o terceiro setores do seu lado, para cravar 1m32s214.

No entanto, Max Verstappen cravou 1m32s143, para fazer mais uma pole na Sprint, com um grande desempenho por parte do neerlandês. Piastri ficou um pouco mais distante, embora seja o terceiro colocado com 1m32s523. Hülk foi encaixado na quarta colocação.

Fernando Alonso conseguiu o sexto lugar, enquanto Carlos Sainz foi o sétimo, acompanhado por Lewis Hamilton em oitavo, seguido por Alexander Albon e Charles Leclerc, em mais um desempenho ruim da Ferrari.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading