Os pneus são a grande preocupação da temporada, o desgaste acentuado dos compostos chama a atenção. O público pode ver corridas mais disputadas, mas sempre haverá o risco levando a uma falha, principalmente se as equipes optarem por permanecer com os pneus mais tempo do que o indicado.
O GP da Inglaterra chamou a atenção pelos estouros que ocorreram, no entanto, nesta temporada as equipes estão com carros mais velozes, utilizando os mesmos pneus do ano passado em configurações que se mantem como as provas da temporada anterior.
E aí é que vive o problema, por conta da pandemia a implementação das novas regras, foram adiadas para 2022. Os pneus com 18 polegadas que fazem parte do novo regulamento seriam implementados na próxima temporada, mas eles vão ficar apenas para a temporada de 2022, desta forma, os pneus que já estamos vendo nas pistas será mantido por mais um ano (um ciclo de três anos com a mesma goma).
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Desenvolver e produzir compostos para uma única temporada, seria um desperdício de dinheiro, principalmente em um momento tão difícil para todos.
Para a temporada de 2021, a FIA anunciou que vai reduzir o downforce dos carros, por conta do regulamento destinado aos assoalhos que foi revisado. Os pneus que foram utilizados em 2019 não acompanharam o desenvolvimento da aerodinâmica dos carros.
Com a redução, Mario Isola acredita que a mudança do regulamento, será a melhor opção para 2021. Para lidar com este problema, a Pirelli tem aumentado a pressão dos pneus, desta forma eles acabam aumentando a degradação dos pneus, superaquecendo e até formando bolhas e é algo que não é ideal para a competição.
Isola foi abordado durante o GP da Espanha, sobre a questão da diminuição do downforce, com relação a falta de aderência e ele disse: “É uma questão de equilibrar o carro de realizar uma configuração adequada. No passado, tínhamos menos downforce e não tínhamos problemas. As equipes vão precisar trabalhar com um carro diferente”.