Neste fim de semana a Fórmula 1 segue para Abu Dhabi e disputará a última etapa do Campeonato. A prova acontece logo após a categoria disputar o primeiro GP de Las Vegas. A categoria retornará a um circuito que já é bem conhecido pelos seus competidores e mesmo os estreantes da temporada, já correram em Abu Dhabi por participar das provas da Fórmula 2.
Os times têm uma boa quantidade de dados deste traçado, além de um bom parâmetro para usar a gama mais macia de pneus. Desta forma a Pirelli optou por mais uma vez fornecer os conjuntos mais macios da gama, formada pelos pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).
O traçado usado desde 2009 sofreu algumas alterações em 2021 com a intensão de criar mais pontos de ultrapassagem. O trecho que era formado pelas curvas, a chicane formada pelas curvas 5 e 6 foi transformada em uma reta, enquanto o trecho onde as curvas 11, 12, 13 e 14 estavam localizadas, agora se resume a curva 9.
“A pista foi modificada em 2021 para torná-la mais rápida e fluida, o que também criou mais oportunidades de ultrapassagem, como vimos nas duas últimas corridas. Yas Marina está no extremo inferior da escala quando se trata de exigências de pneus, apesar das cargas verticais, em particular no eixo dianteiro. Como resultado, nós selecionamos os três compostos mais macios, com o C3 como o duro, o C4 como o médio e o C5 como o macio. Essa é a mesma escolha do ano passado, e também uma seleção idêntica à vista em Las Vegas no último fim de semana: a confirmação da versatilidade dos compostos atuais”, comentou Mario Isola, diretor de Motorsport da Pirelli.
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As mudanças reduziram o circuito em 273 metros, portanto a distância percorrida durante a corrida foi aumentada para compensar a alteração, de 55 voltas, os pilotos agora completam 58 giros. Os tempos de volta também foram reduzidos.
Como já é um costume, a corrida começa durante o pôr do sol, enquanto a prova vai avançando para a noite. Portanto as temperaturas acabam caindo, elas são mais elevadas durante o dia, mas reduzem com a aproximação da noite.
No GP de Abu Dhabi de 2022, quase todos os pilotos do grid começaram a prova usando os pneus médios. Os três primeiros colocados – Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez concluíram a prova com a realização de apenas uma parada, trocando os compostos médios por pneus duros entre a volta 16 e o giro 21.
A Fórmula 1 chega em Abu Dhabi com o Campeonato já decidido, mas Mercedes e Ferrari precisam definir quem será a equipe vice-líder, enquanto McLaren e Aston Martin seguem com um duelo particular.
A categoria permanecerá em Abu Dhabi para a realização dos testes de pós-temporada: “Como já é habitual, haverá um dia de testes na terça-feira após o GP, com cada equipe levando dois carros à pista: um para jovens pilotos e outro, em teoria, para testar pneus. No entanto, não haverá novos compostos para testar: a FIA comunicou recentemente que os compostos de 2024 serão os mesmos deste ano, com a única alteração sendo que agora há cinco em vez de seis deles disponíveis, devido à eliminação do C0 (que nunca foi utilizado durante um fim de semana de corrida neste ano). Portanto, o teste pode ser útil para as equipes trabalharem no gerenciamento de pneus, coletando dados para a próxima temporada. As equipes terão uma alocação de pneus pré-determinada para a prova. O carro que trabalhar com os pneus terá 10 conjuntos disponíveis no teste, sendo um C1, um C2, dois C5 e três conjuntos de C4 e C3. Enquanto isso, o carro para jovens pilotos terá dois conjuntos de C3 e C5 disponíveis, bem como quatro conjuntos de C4”, seguiu Isola.