A Fórmula 1 realizará mais uma prova em circuito de rua, desta vez a categoria estará em Miami para disputar a primeira prova dos Estados Unidos da temporada 2023.
O Autódromo Internacional de Miami recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em 2022. O traçado de 5,412 km conta com 19 curvas e 3 retas, desta forma os pilotos têm a possibilidade de utilizar o DRS em três trechos diferentes do circuito, trabalhando com três pontos de detecção diferentes.
A corrida do ano passado não empolgou, principalmente pela dificuldade para realizar ultrapassagens. Mesmo com todos os esforços da categoria para fazer um grande evento, com todo o investimento pesado que foi depositado para tornar Miami a nova Mônaco, em entretenimento em pista, a corrida foi pouco eficiente.
A Pirelli mais uma vez fornecerá a sua gama intermediária de pneus, desta forma os competidores vão trabalhar com o C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio). A fornecedora de compostos manteve a mesma seleção usada no ano passado, pois além das características da pista, temperaturas altas no asfalto também afetam o desempenho dos pneus.
No ano passado grande parte dos pilotos trabalhou com a estratégia de apenas uma parada, usando os pneus médios e duros para formar a combinação que levou a vitória de Max Verstappen. A corrida foi neutralizada duas vezes pelo Safety Car, além da ação do SC virtual, o que permitiu algumas equipes arriscarem uma segunda parada.
LEIA MAIS: Estratégias em Miami – Ferrari tinha alguma alternativa no Virtual Safety Car?
Em diversos momentos, por conta da estrutura da pista, quando alguns competidores seguiam aos boxes para cumprir as paradas obrigatórias eles retornavam para o traçado no meio de um duelo. Os pilotos ficaram perdidos, pois com os compostos frios que ainda não estavam na operação ideal, era difícil escolher se ele defendia ou atacava os adversários.
A prova em 2022 foi marcada pela instabilidade climática do fim de semana, a chuva que caiu na noite de sábado lavou o traçado, tirando o emborrachamento que fora adquirido pela F1 e W Series. A Pirelli acreditava em uma corrida com duas paradas, mas poucos pilotos trabalharam com ela.
Os organizadores do GP recapearam 5,41 km do traçado. A nova superfície será uma incógnita para as equipes e a Pirelli. Uma inspeção será realizada no traçado nesta quarta-feira.